Pular para o conteúdo principal

Planeta água. Que água?




Por Kamylla Rodrigues,

Você, que já tenha estudado o mínimo de geografia, sabe que grande parte da superfície do planeta Terra é constituída por água. Para ser exata, são 361 milhões de Km² de  água. Quase 97% estão represadas nos mares e oceanos e cerca de 2% congeladas nas regiões polares. Apenas 1% – um por cento – está efetivamente disponível para o consumo humano.

Mesmo com apenas 1% disponível para 6 bilhões de seres que habitam esse mundão, por anos a fio a população usufruiu do maior bem da humanidade como se não houvesse fim. Lamento informar. A fonte “inesgotável” está secando. Mas isso você já sabe. A criminalidade, grandes escândalos de corrupção e o aumento de impostos, gasolina e alimentos, deram espaço para um problema maior nos jornais: a crise da água.

E dá-lhe problema. Sem água, nem eu, nem você e ninguém sobrevive. 70% do corpo humano é formado por água. Isso você aprendeu em anatomia humana. Escrevendo parece tão óbvio, mas então por que só agora parece que as pessoas estão se preocupando com o nosso recurso natural essencial? Por que só agora os governos falam em investimentos para brecar a seca e fala-se em multas para o desperdício? Agora, choramos o leite derramado, aliás choramos a poluição descartada indiscriminadamente nos rios e lagos que hoje poderiam ser um acalento.

A água é um recurso renovável pelo ciclo natural de evaporação da chuva e distribuído na superfície terrestre mas a intervenção humana tem afetado de forma dramática esse sistema de renovação dos recursos hídricos. Estima-se que 30% das maiores bacias hidrográficas perderam mais da metade da cobertura vegetal original, o que levou à redução da quantidade de água.

Além do desmatamento, segundo dados mais recentes, de 2013, divulgados pelo Ministério das Cidades, o país desperdiça 37% de toda a água tratada. O Centro-Oeste é a região que menos desperdiça, com quase 30%.  A região Norte é onde mais se joga fora água tratada, aquela pronta para o uso. Lá o desperdício chega a 54%.

E o goiano que pensa que a crise do abastecimento está longe, só em São Paulo, está enganado. Com a estiagem prolongada, a Agência Nacional de Água (ANA) prevê


problema em 32 cidades goianas, inclusive em Goiânia, e cobra a troca de manancial que abastece a população.  Então se você está acostumado a ficar horas cantando em baixo do chuveiro, lavando o carro ou a calçada com a mangueira e utilizando a água como se não houvesse amanhã,  vamos puxar sua orelha virtualmente e te dar dicas – bem clichês, porém valiosas – de como economizar.

1 – CHUVEIRO

Durante o banho, feche o chuveiro enquanto se ensaboa e só ligue quando for se enxaguar. Desta forma, ao invés de gastar 180 litros, você usará apenas 48 litros. O banho deve ter no máximo 5 minutos.

2 – TORNEIRAS

Na hora de lavar a louça feche a torneira enquanto estiver ensaboando e só ligue no momento do enxágue. Para lavar um copo é preciso dois copos de água, portanto, controle o uso da louça. Tente usar o mesmo copo durante o dia, por exemplo, e deixe a louça do dia acumular para lavar tudo de uma única vez.

3 – DESCARGA

Evite jogar lixo no vaso sanitário e não use a descarga se não houver necessidade. Cada vez que ela é acionada por 6 segundos, gasta-se entre 6 e 10 litros.

4 – LAVANDERIA

Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez. Só use a máquina quando ela estiver com capacidade total. Uma lavadora utiliza 135 litros de água a cada lavagem. E mais – a água de enxágue é própria para o uso para lavar pisos e quintais. Direcione a mangueira de descarte para baldes e faça a armazenagem

 5 – JARDIM

Regue as plantas nos períodos da manhã ou da noite para evitar que a água evapore com facilidade. Na hora de regar, dispense a mangueira e use um regador. A mangueira usa 93 litros de água em cinco minutos, enquanto um regador tem uma capacidade que varia entre 5 ou 10 litros

6 – CALÇADA

Evite lavar a calçada com uma mangueira, optando pelo uso de uma vassoura. Se usar a mangueira durante 15 minutos, por exemplo, 280 litros de água serão desperdiçados

7 – CARRO

Ao lavar o carro, não use mangueira. Prefira fazer a limpeza com um pano, usando um balde de água 

Colocamos abaixo um vídeo que circula nas redes sociais de uma previsão de como a humanidade estará em 2070. Não queremos assustar, mas alertar você de que a água é o recurso natural mais importante para sua sobrevivência. Pense nisso! Afinal, já inventamos quase tudo menos a máquina do tempo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.