Por Kamylla Rodrigues,
Você, que já tenha estudado o mínimo de geografia, sabe que grande parte da superfície do planeta Terra é constituída por água. Para ser exata, são 361 milhões de Km² de água. Quase 97% estão represadas nos mares e oceanos e cerca de 2% congeladas nas regiões polares. Apenas 1% – um por cento – está efetivamente disponível para o consumo humano.
Mesmo com apenas 1% disponível para 6 bilhões de seres que habitam esse mundão, por anos a fio a população usufruiu do maior bem da humanidade como se não houvesse fim. Lamento informar. A fonte “inesgotável” está secando. Mas isso você já sabe. A criminalidade, grandes escândalos de corrupção e o aumento de impostos, gasolina e alimentos, deram espaço para um problema maior nos jornais: a crise da água.
E dá-lhe problema. Sem água, nem eu, nem você e ninguém sobrevive. 70% do corpo humano é formado por água. Isso você aprendeu em anatomia humana. Escrevendo parece tão óbvio, mas então por que só agora parece que as pessoas estão se preocupando com o nosso recurso natural essencial? Por que só agora os governos falam em investimentos para brecar a seca e fala-se em multas para o desperdício? Agora, choramos o leite derramado, aliás choramos a poluição descartada indiscriminadamente nos rios e lagos que hoje poderiam ser um acalento.
A água é um recurso renovável pelo ciclo natural de evaporação da chuva e distribuído na superfície terrestre mas a intervenção humana tem afetado de forma dramática esse sistema de renovação dos recursos hídricos. Estima-se que 30% das maiores bacias hidrográficas perderam mais da metade da cobertura vegetal original, o que levou à redução da quantidade de água.
Além do desmatamento, segundo dados mais recentes, de 2013, divulgados pelo Ministério das Cidades, o país desperdiça 37% de toda a água tratada. O Centro-Oeste é a região que menos desperdiça, com quase 30%. A região Norte é onde mais se joga fora água tratada, aquela pronta para o uso. Lá o desperdício chega a 54%.
E o goiano que pensa que a crise do abastecimento está longe, só em São Paulo, está enganado. Com a estiagem prolongada, a Agência Nacional de Água (ANA) prevê
problema em 32 cidades goianas, inclusive em Goiânia, e cobra a troca de manancial que abastece a população. Então se você está acostumado a ficar horas cantando em baixo do chuveiro, lavando o carro ou a calçada com a mangueira e utilizando a água como se não houvesse amanhã, vamos puxar sua orelha virtualmente e te dar dicas – bem clichês, porém valiosas – de como economizar.
1 – CHUVEIRO
Durante o banho, feche o chuveiro enquanto se ensaboa e só ligue quando for se enxaguar. Desta forma, ao invés de gastar 180 litros, você usará apenas 48 litros. O banho deve ter no máximo 5 minutos.
2 – TORNEIRAS
Na hora de lavar a louça feche a torneira enquanto estiver ensaboando e só ligue no momento do enxágue. Para lavar um copo é preciso dois copos de água, portanto, controle o uso da louça. Tente usar o mesmo copo durante o dia, por exemplo, e deixe a louça do dia acumular para lavar tudo de uma única vez.
3 – DESCARGA
Evite jogar lixo no vaso sanitário e não use a descarga se não houver necessidade. Cada vez que ela é acionada por 6 segundos, gasta-se entre 6 e 10 litros.
4 – LAVANDERIA
Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez. Só use a máquina quando ela estiver com capacidade total. Uma lavadora utiliza 135 litros de água a cada lavagem. E mais – a água de enxágue é própria para o uso para lavar pisos e quintais. Direcione a mangueira de descarte para baldes e faça a armazenagem
5 – JARDIM
Regue as plantas nos períodos da manhã ou da noite para evitar que a água evapore com facilidade. Na hora de regar, dispense a mangueira e use um regador. A mangueira usa 93 litros de água em cinco minutos, enquanto um regador tem uma capacidade que varia entre 5 ou 10 litros
6 – CALÇADA
Evite lavar a calçada com uma mangueira, optando pelo uso de uma vassoura. Se usar a mangueira durante 15 minutos, por exemplo, 280 litros de água serão desperdiçados
7 – CARRO
Ao lavar o carro, não use mangueira. Prefira fazer a limpeza com um pano, usando um balde de água
Colocamos abaixo um vídeo que circula nas redes sociais de uma previsão de como a humanidade estará em 2070. Não queremos assustar, mas alertar você de que a água é o recurso natural mais importante para sua sobrevivência. Pense nisso! Afinal, já inventamos quase tudo menos a máquina do tempo.
Colocamos abaixo um vídeo que circula nas redes sociais de uma previsão de como a humanidade estará em 2070. Não queremos assustar, mas alertar você de que a água é o recurso natural mais importante para sua sobrevivência. Pense nisso! Afinal, já inventamos quase tudo menos a máquina do tempo.
Comentários
Postar um comentário