Pular para o conteúdo principal

Promotores promovem força-tarefa para proposição de ações de improbidade em Campos Belos e Alto Paraíso.



As Promotorias de Justiça de Campos Belos e Alto Paraíso ingressaram, desde dezembro de 2014, com sete ações por improbidade administrativa e sete ações penais por crimes contra a administração pública, contra 14 agentes públicos ao todo.

Também foram propostas 15 execuções de Resoluções de Imputação de Débito (RID) aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM), após constatação de irregularidades na prestação de contas. Nas execuções de RID, o Ministério Público pretende recuperar para os cofres públicos o valor total de R$ 615.720,57.

Para viabilizar a proposição das ações, foi constituída uma força-tarefa composta pelos promotores de Justiça Paulo Brondi (Campos Belos, que responde também por Alto Paraíso), Douglas Chegury (São Domingos) e Diego Braga (Posse).

Eles esclareceram que todas as irregularidades ocorreram nos últimos oito anos, nos municípios que compõem as duas comarcas - Campos Belos, Monte Alegre de Goiás, Alto Paraíso de Goiás e São João D’Aliança.

Entre as irregularidades constatadas estão pagamentos de subsídios em desacordo com atos normativos, pagamentos de juros e multas suportados pelo erário em virtude de má administração, desvios ou má aplicação de verbas, além de aplicações em desacordo com a lei.

Foram instaurados ainda procedimentos para investigar fatos constantes em outras comunicações do TCM, sobretudo irregularidades relativas a contratos firmados pelo poder público. “Notou-se que muitos municípios demoram, talvez por conveniência, a inscrever na dívida ativa ou mesmo a executar judicialmente os débitos. Ainda assim, isso não é garantia de efetividade. Muitos agentes nem sequer se incomodam e acabam não pagando os débitos”, afirmaram os promotores. Eles acrescentaram que, nesses casos, a ferramenta judicial é muito mais efetiva, frente aos inúmeros instrumentos à disposição para compelir o devedor a saldar o débito.

Confira abaixo a lista dos agentes acionados:

- João Ribeiro Marinho (Alto Paraíso) - ex-gestor do Fundo Municipal Saúde (FMS)
- Vilmar Ferreira de Araújo (S. J. Aliança) - ex-prefeito municipal
- Adervânio Pires Monteiro (Alto Paraíso) - ex-gestor do FMS
- Moisés Fernandes Graças (S.J. Aliança) - ex-presidente da Câmara
- Eterlon Pereira Barbosa (Alto Paraíso) - ex-presidente da Câmara
- herdeiros de Divaldo Rinco (Alto Paraíso) - ex-prefeito
- Sueli Alves Moreira (Campos Belos) - ex-gestora do FMS
- Aurolino José dos Santos Ninha (Campos Belos) - prefeito
- Neudivaldo Oliveira Sardinha (Campos Belos) - ex-prefeito
- Juvenal Fernandes de Almeida (Monte Alegre) - ex-prefeito
- Juvenal Fernandes de Almeida Jr. (Monte Alegre) - ex-secretário municipal
- Raylene Avelino Ferreira (Monte Alegre) - ex-gestora do F. M. Assistência Social
- Juscelino Café de Oliveira (S.J. Aliança) - ex-presidente da Câmara
- Aldacino Ferreira de Moura (Monte Alegre) - ex-secretário municipal.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.