Pular para o conteúdo principal

Promotores promovem força-tarefa para proposição de ações de improbidade em Campos Belos e Alto Paraíso.



As Promotorias de Justiça de Campos Belos e Alto Paraíso ingressaram, desde dezembro de 2014, com sete ações por improbidade administrativa e sete ações penais por crimes contra a administração pública, contra 14 agentes públicos ao todo.

Também foram propostas 15 execuções de Resoluções de Imputação de Débito (RID) aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM), após constatação de irregularidades na prestação de contas. Nas execuções de RID, o Ministério Público pretende recuperar para os cofres públicos o valor total de R$ 615.720,57.

Para viabilizar a proposição das ações, foi constituída uma força-tarefa composta pelos promotores de Justiça Paulo Brondi (Campos Belos, que responde também por Alto Paraíso), Douglas Chegury (São Domingos) e Diego Braga (Posse).

Eles esclareceram que todas as irregularidades ocorreram nos últimos oito anos, nos municípios que compõem as duas comarcas - Campos Belos, Monte Alegre de Goiás, Alto Paraíso de Goiás e São João D’Aliança.

Entre as irregularidades constatadas estão pagamentos de subsídios em desacordo com atos normativos, pagamentos de juros e multas suportados pelo erário em virtude de má administração, desvios ou má aplicação de verbas, além de aplicações em desacordo com a lei.

Foram instaurados ainda procedimentos para investigar fatos constantes em outras comunicações do TCM, sobretudo irregularidades relativas a contratos firmados pelo poder público. “Notou-se que muitos municípios demoram, talvez por conveniência, a inscrever na dívida ativa ou mesmo a executar judicialmente os débitos. Ainda assim, isso não é garantia de efetividade. Muitos agentes nem sequer se incomodam e acabam não pagando os débitos”, afirmaram os promotores. Eles acrescentaram que, nesses casos, a ferramenta judicial é muito mais efetiva, frente aos inúmeros instrumentos à disposição para compelir o devedor a saldar o débito.

Confira abaixo a lista dos agentes acionados:

- João Ribeiro Marinho (Alto Paraíso) - ex-gestor do Fundo Municipal Saúde (FMS)
- Vilmar Ferreira de Araújo (S. J. Aliança) - ex-prefeito municipal
- Adervânio Pires Monteiro (Alto Paraíso) - ex-gestor do FMS
- Moisés Fernandes Graças (S.J. Aliança) - ex-presidente da Câmara
- Eterlon Pereira Barbosa (Alto Paraíso) - ex-presidente da Câmara
- herdeiros de Divaldo Rinco (Alto Paraíso) - ex-prefeito
- Sueli Alves Moreira (Campos Belos) - ex-gestora do FMS
- Aurolino José dos Santos Ninha (Campos Belos) - prefeito
- Neudivaldo Oliveira Sardinha (Campos Belos) - ex-prefeito
- Juvenal Fernandes de Almeida (Monte Alegre) - ex-prefeito
- Juvenal Fernandes de Almeida Jr. (Monte Alegre) - ex-secretário municipal
- Raylene Avelino Ferreira (Monte Alegre) - ex-gestora do F. M. Assistência Social
- Juscelino Café de Oliveira (S.J. Aliança) - ex-presidente da Câmara
- Aldacino Ferreira de Moura (Monte Alegre) - ex-secretário municipal.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.