Pular para o conteúdo principal

Governo de Goiás dificulta início do ano letivo e demite mais de 10 mil educadores.



Os servidores estaduais da Educação que ainda tentam se reanimar com os duros golpes que a categoria tem recebido por parte do governo, acabam de ter outra notícia.

 Mais de 10 MIL EDUCADORES contratados temporariamente foram demitidos. Para o Sintego, que tem denunciado a situação, essa tática do governo é uma tentativa de instalar o caos no setor e em seguida terceirizar a gestão para a Organização Social (OS), como se fosse a salvadora da pátria.

A suspensão dos contratos aconteceu uma semana após o início do ano letivo, prejudicando alunos que ficam sem aulas por falta de profissionais. Essa situação tem sido recorrente em diversas escolas da rede estadual em todo Estado.

“Em Vianópolis já chegamos há um mês sem aulas de matemática, por exemplo, e nada de solução. Os alunos saem mais cedo, são colocadas duas ou três turmas fora da sala e um professor de Educação Física para tomar conta dessas turmas” questiona o professor que prefere não se identificar. 

Pelo acordo assinado com a categoria, em julho de 2012, deveria ter sido realizado concurso público para preenchimento de vagas em todo o Estado, mas, como vários outros pontos, este também não foi cumprido. E o governo não fala sobre o assunto.

 A última seleção pública realizada para contratação de professores foi realizada em 2009 e para administrativos, em 2000. Ainda assim, rescindiu contratos com milhares de profissionais. Agora não têm concursados, nem contratados.

A presidenta do Sintego, Bia de Lima, diz estar preocupada porque há muito tempo a Educação vem sendo desestruturada, além de ter tirado a titularidade, cortado recursos para o setor, agora faz cortes de trabalhadores. “Essa questão é gravíssima! Estamos denunciando e queremos que a mídia mostre para o povo que o governo quer implantar o caos para justificar a colocação da OS. Não vamos permitir isso!”.

Corte de recursos para Educação

Outra informação preocupante, e que o Sintego tem buscado intervir, é o corte de 45% dos recursos estaduais para custeio da pasta de Educação, o mesmo setor que durante as eleições no ano passado era tido como prioridade de governo. “Onde a situação já está triste, há condições de piorar. Onde pensa que está no fundo do poço, o poço ainda é mais embaixo. Pra onde vai o dinheiro da Educação? Nós entendemos que os recursos da Educação são orçamentário e constitucional e não podem ser reduzidos. Vamos atuar amplamente para reverter essa questão. Recursos da Educação têm que ser ampliados e não reduzidos”, afirmou Bia de Lima.

Fonte: Sintego

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.