Pular para o conteúdo principal

32 cidades goianas corre risco de ficar sem agua. Algumas cidades são do Nordeste do estado.



A seca deste ano só agrava um problema detectado em 2011 pela Agência Nacional das Águas (ANA) que alertava para a necessidade de substituição de mananciais que abastecem 32 cidades goianas até 2015 – dentre elas estão 9 das 10 maiores do Estado, como Goiânia. Caso contrário, 3,5 milhões de pessoas que moram nestes municípios sofreriam com a falta de água (veja abaixo relação dos 32 municípios).

O Atlas Brasil - Abastecimento Urbano de Água confrontou a demanda projetada para este ano com a disponibilidade hídrica do manancial (superficial ou subterrânea) de cinco anos atrás, levando em consideração a infraestrutura de cada sistema e os cálculos hidrológicos observados ao longo dos anos.

De lá para cá, a situação ficou ainda mais preocupante, pois a análise não levou em conta a possibilidade de diminuição do recurso. Por conta da falta de chuvas, especialistas alertam para uma mudança de comportamento dos consumidores e não descartam um cenário ainda mais seco a partir de julho.

“O Atlas estudou o crescimento natural da demanda de água em relação à oferta. O que se verifica hoje em muitos lugares do País é uma estiagem com reflexo na redução da oferta de água dos mananciais utilizados”, afirma a especialista em recursos hídricos da ANA, Elizabeth Juliatto.

Confira as 32 cidades goianas com risco de faltar água

- ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS
POPULAÇÃO - 182.526
MANANCIAL - Poços Águas Lindas de Goiás
- ALTO PARAÍSO DE GOIÁS
POPULAÇÃO - 7.328
MANANCIAL - Nascente do Córrego Pontezinha/Córrego Almêcegas
- ANÁPOLIS
POPULAÇÃO - 361.991
MANANCIAL - Ribeirão Rio Piancó
- APARECIDA DE GOIÂNIA
POPULAÇÃO - 511.323
MANANCIAL - Rio Meia Ponte
- BONFINÓPOLIS
POPULAÇÃO - 8.508
MANANCIAL - Córrego Barro Preto
- CATALÃO
POPULAÇÃO - 96.836
MANANCIAL – Ribeirão Samambaia
- CIDADE DE GOIÁS
POPULAÇÃO - 24.615
MANANCIAL - Córrego Bacalhau
- COCALZINHO DE GOIÁS
POPULAÇÃO - 18.871
MANANCIAL - Córrego Pedra Fincada
- COLINAS DO SUL
POPULAÇÃO - 3.563
MANANCIAL - Nascente Água Franca
- CÓRREGO DE OURO
POPULAÇÃO - 2.590
MANANCIAL -Córrego de Ouro
- CRISTALINA
POPULAÇÃO - 52.235
MANANCIAL - Córrego Embira
- CRIXÁS
POPULAÇÃO - 16.592
MANANCIAL - Córrego Forquilha
- ESTRELA DO NORTE
POPULAÇÃO - 3.389
MANANCIAL - Rio Santa Tereza
- FAZENDA NOVA
POPULAÇÃO - 6.239
MANANCIAL - Córrego Grande
- FORMOSA
POPULAÇÃO - 110.388
MANANCIAL - Córrego Bandeirinha
- GOIÂNIA
POPULAÇÃO - 1.412.364
MANANCIAL - Rio Meia Ponte
- ISRAELÂNDIA
POPULAÇÃO - 2.930
MANANCIAL - Córrego do Vaz
- ITARUMÃ
POPULAÇÃO - 6.777
MANANCIAL - Córrego da Pimentinha
- MINEIROS
POPULAÇÃO - 59.275
MANANCIAL - Córrego Mineiros/Nascente Perpétuo
- MOSSÂMEDES
POPULAÇÃO - 4.878
MANANCIAL - Ribeirão Cafundó
- MOZARLÂNDIA
POPULAÇÃO - 14.558
MANANCIAL - Córrego Barreirinho
- NOVA CRIXÁS
POPULAÇÃO - 12.571
MANANCIAL - Córrego Brejão
- NOVA ROMA
POPULAÇÃO - 3.487
MANANCIAL - Nascente do Córrego Morcego
- NOVO GAMA
POPULAÇÃO - 104.899
MANANCIAL - Ribeirão Santa Maria
- OUVIDOR
POPULAÇÃO - 6.038
MANANCIAL - Ribeirão da Lagoa
- PIRENÓPOLIS
POPULAÇÃO - 24.279
MANANCIAL - Córrego Barriguda/Córrego Frota
- RIO VERDE
POPULAÇÃO - 202.221
MANANCIAL - Córrego Abóbora
- SANTA BÁRBARA DE GOIÁS
POPULAÇÃO - 6.189
MANANCIAL - Córrego Água Limpa
- SILVÂNIA
POPULAÇÃO - 20.106
MANANCIAL - Córrego Caidor
- TRÊS RANCHOS
POPULAÇÃO - 2.896
MANANCIAL - Córrego da Cotia
- TRINDADE
POPULAÇÃO -115.470
MANANCIAL - Rio Meia Ponte
- VALPARAÍSO DE GOIÁS
POPULAÇÃO - 150.005
MANANCIAL - Poços Valparaíso

Veja aqui a reportagem completa no jornal O Popular 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.