Pular para o conteúdo principal

Afastado do cargo comandante da PM de Alto Paraíso/GO



O major da Polícia Militar de Goiás (PMGO), Carlos Eduardo Belelli, não comanda mais a 14ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Alto Paraíso de Goiás, que abrange também São João d’Aliança, no Nordeste Goiano.

O substituto já teria sido designado: o também major, Isaías Inácio, atualmente comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Planaltina de Goiás.

O comando da PM teria afastado o oficial devido à forte pressão de integrantes de movimentos sociais, como a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), e do ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo (CNVC).

Major Belelli foi afastado do cargo nessa sexta-feira (21), depois da audiência pública, em São João d’Aliança, proposta pela FNL, com a presença do ouvidor nacional e do chefe do Estado-Maior da PMGO, coronel Victor Dragalzew Júnior.

Na ocasião, Hugo Daniel, líder do movimento, chamou de “desrespeitosas” determinadas ações da PMGO na cidade, como na desocupação, segundo o camponês, sem ordem judicial, da Fazenda Isabel, pertencente ao espólio de Abib Miguel.

O assunto foi uma das pautas da audiência, na qual o líder também disse sofrer constantes ameaças de morte.

Comandante da 14ª CIPM, major Belelli foi citado diretamente com responsável pelas ações da PM. O oficial era uma das autoridades que participavam da audiência, que reuniu, ainda, o vice-prefeito Ielson Antônio Szervinsk (ex-PV), os vereadores Celino do Projeto (PP) e Nelton Zeca Niquinha (PV), e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de outras entidades.

CLIMA TENSO

O clima foi tenso, na quinta-feira (20), em São João d’Aliança. Em dado momento, major Belelli discursava, quando foi interrompido pelo desembargador Gercino José, que pediu a remoção dele da Chapada dos Veadeiros.

O oficial pontuava sobre a legalidade da ação da PM na desocupação da Fazenda Isabel, instante em que Gercino o interrompeu, informando-o que seu discurso se estendia muito.

Após isso, Gercino ainda afirmou que o major “tinha problemas” e solicitaria, junto ao Governo do Estado, a sua transferência da região. Neste momento, parte da plateia, maioria formada por trabalhadores rurais, aplaudiu o representante do MDA.

Informações procedentes de São João d’Aliança dão conta de que o major Belelli estaria disposto a entrar com mandado de segurança, a fim de restabelecer seu cargo e, posteriormente, ajuizar uma ação de danos morais, em desfavor do ouvidor agrário nacional. A reportagem não confirmou essa informação.

Fonte: Diário do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.