Pular para o conteúdo principal

Cavalcante/GO: José Eliton se encontra com Kalungas



O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, participou na quinta-feira (13) do projeto Audiências Públicas, promovido pelo Tribunal de Justiça e pela Corregedoria Geral de Justiça de Goiás. A atividade ocorreu na região do “Vão de Almas”, próximo às cidades de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, território onde vivem diversas comunidades Kalunga. A ação teve como foco principal as denúncias de abusos sexuais contra crianças e adolescentes dessas comunidades que estão sendo investigadas pelo Poder Judiciário.

O projeto Audiências Públicas foi criado para ouvir a população sobre suas necessidades e buscar coletivamente soluções para os problemas. José Eliton, que representou o governador Marconi Perillo, parabenizou o Poder Judiciário pela iniciativa e anunciou a entrega de uma viatura (caminhonete com tração nas 4 rodas) que ficará 24 horas à serviço da Polícia Militar atendendo exclusivamente os moradores das comunidades Kalunga. “Estamos aqui numa missão que busca preservar valores importantes e evitar situações que ferem aqueles que têm menos condições de se proteger”, disse o vice-governador.

No encontro, que reuniu diversos líderes Kalunga durante a festa de Nossa Senhora da Abadia (realizada até o dia 17 de agosto), foram apresentadas também questões estruturais, como regularização fundiária e construção de estradas, entre outros. José Eliton informou aos presentes que a região do nordeste goiano foi a que recebeu maior atenção do governo estadual desde 2011. Segundo ele, foram mais de R$ 500 milhões investidos. Ele citou alguns benefícios, entre eles a pavimentação de estradas que interligam a região, como a que foi inaugurada recentemente ligando Alto Paraíso à vila de São Jorge; outras que beneficiam as cidades de Iaciara, Simolândia e Colinas do Sul; a construção de adutoras de água; construção e reforma de colégios estaduais, entre outras obras.

Sobre o programa Gleba Legal, voltado para a regularização fundiária e que irá beneficiar famílias que ainda não têm a documentação oficial de suas terras, José Eliton anunciou que até 2018 o governo do Estado irá concluir os processos.  “Tenho compromisso com a região. Sei das dificuldades, mas também sei do potencial que temos aqui. Essa é uma região de gente trabalhadora. Falta oportunidades, mas estamos viabilizando isso”, afirmou.

Além de vice-governador e do corregedor Geral de Justiça, desembargador Gilberto Marques, estiveram presentes na atividade o comandante geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito, juízes e procuradores de justiça, os prefeitos das cidades de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda, e de Cavalcante, João Neto, e diversos líderes da região.

Fonte: Diário do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.