Pular para o conteúdo principal

Bem Educar de Cavalcante/GO prioriza acompanhamento de construção de pontes em área quilombola



Em continuidade às ações do Projeto Bem Educar de Cavalcante, o grupo de trabalho reuniu-se ontem (21/3) para definir o plano das ações prioritárias a serem realizadas neste ano. A priorização foi amadurecida após uma escuta realizada com o grupo, em reunião no dia 2 deste mês.

Assim, o grupo esteve de acordo que é urgente a construção de pontes nos Rios Branco, em Vão de Almas, e Corrente, na região Maiadinha, para a melhoria do acesso às escolas.

A reunião foi conduzida pela promotora de Justiça de Cavalcante, Úrsula Fernandes Silva Pinto, com o apoio das técnicas da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial do MP-GO (Caej), a psicóloga Mônica Café e a assistente social Cristiane Bastos.

Inicialmente, a promotora esclareceu que o objetivo do grupo de trabalho é atuar em prol da melhoria na educação do município de Cavalcante.

“Este projeto já passou por diferentes etapas no município e, agora, se propôs uma tarefa complexa, que é a construção de duas pontes em duas regiões quilombolas do município, tendo em vista que a melhoria da educação também está ligada à melhoria do acesso à unidade escolar”, ponderou.

Em seguida, foi debatida a construção da ponte no Rio Corrente, na região de Maiadinha, tendo sido compartilhada a informação de que já existe uma emenda parlamentar do deputado federal Pedro Chaves para a construção desta ponte. Assim, definiu-se que, como existe a emenda parlamentar, o primeiro passo será a elaboração do projeto.

O local da ponte foi definido com representantes da comunidade presentes na reunião, entre eles Joaquim da Muchila e Chico do Prata. Os demais passos, assim como o responsável pelo acompanhamento, foram definidos no quadro do plano de ação.

Quanto à ponte do Rio Branco, foi informado que também existe uma emenda parlamentar da senadora Lúcia Vânia com esta previsão. Aliás, a previsão é para a construção de duas pontes: uma no Rio Branco e a outra no Rio Capivari, ambas em Vão de Almas.

Ricardo Galvão, participante do grupo de trabalho e funcionário da prefeitura que está acompanhando este serviço, mostrou o mapa da região indicando o local da construção das pontes. Após finalizado e com o devido licenciamento ambiental, o projeto deverá ser apresentado no Ministério da Integração Nacional, na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) até junho.

Na reunião, foi esclarecido que, caso o prazo não seja cumprido, a verba não será liberada. Assim, o grupo optou por acompanhar a construção da ponte, sendo que a próxima etapa será a obtenção da licença ambiental para a construção da ponte.

Por fim, foi esclarecido que a Promotoria de Justiça de Cavalcante acompanhará a liberação da licença ambiental. Outra estratégia definida pelo grupo será uma visita pessoal, em Brasília, na Sudeco, de um grupo de representantes da comunidade para apresentarem as demandas locais e garantirem a liberação da verba para a construção da ponte.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.