Pular para o conteúdo principal

Bem Educar de Cavalcante/GO prioriza acompanhamento de construção de pontes em área quilombola



Em continuidade às ações do Projeto Bem Educar de Cavalcante, o grupo de trabalho reuniu-se ontem (21/3) para definir o plano das ações prioritárias a serem realizadas neste ano. A priorização foi amadurecida após uma escuta realizada com o grupo, em reunião no dia 2 deste mês.

Assim, o grupo esteve de acordo que é urgente a construção de pontes nos Rios Branco, em Vão de Almas, e Corrente, na região Maiadinha, para a melhoria do acesso às escolas.

A reunião foi conduzida pela promotora de Justiça de Cavalcante, Úrsula Fernandes Silva Pinto, com o apoio das técnicas da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial do MP-GO (Caej), a psicóloga Mônica Café e a assistente social Cristiane Bastos.

Inicialmente, a promotora esclareceu que o objetivo do grupo de trabalho é atuar em prol da melhoria na educação do município de Cavalcante.

“Este projeto já passou por diferentes etapas no município e, agora, se propôs uma tarefa complexa, que é a construção de duas pontes em duas regiões quilombolas do município, tendo em vista que a melhoria da educação também está ligada à melhoria do acesso à unidade escolar”, ponderou.

Em seguida, foi debatida a construção da ponte no Rio Corrente, na região de Maiadinha, tendo sido compartilhada a informação de que já existe uma emenda parlamentar do deputado federal Pedro Chaves para a construção desta ponte. Assim, definiu-se que, como existe a emenda parlamentar, o primeiro passo será a elaboração do projeto.

O local da ponte foi definido com representantes da comunidade presentes na reunião, entre eles Joaquim da Muchila e Chico do Prata. Os demais passos, assim como o responsável pelo acompanhamento, foram definidos no quadro do plano de ação.

Quanto à ponte do Rio Branco, foi informado que também existe uma emenda parlamentar da senadora Lúcia Vânia com esta previsão. Aliás, a previsão é para a construção de duas pontes: uma no Rio Branco e a outra no Rio Capivari, ambas em Vão de Almas.

Ricardo Galvão, participante do grupo de trabalho e funcionário da prefeitura que está acompanhando este serviço, mostrou o mapa da região indicando o local da construção das pontes. Após finalizado e com o devido licenciamento ambiental, o projeto deverá ser apresentado no Ministério da Integração Nacional, na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) até junho.

Na reunião, foi esclarecido que, caso o prazo não seja cumprido, a verba não será liberada. Assim, o grupo optou por acompanhar a construção da ponte, sendo que a próxima etapa será a obtenção da licença ambiental para a construção da ponte.

Por fim, foi esclarecido que a Promotoria de Justiça de Cavalcante acompanhará a liberação da licença ambiental. Outra estratégia definida pelo grupo será uma visita pessoal, em Brasília, na Sudeco, de um grupo de representantes da comunidade para apresentarem as demandas locais e garantirem a liberação da verba para a construção da ponte.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.