Pular para o conteúdo principal

Morrem as gêmeas siamesas de Campos Belos/GO, Sara e Sofia



Morreram, na madruga da última segunda-feira (27), Sara e Sofia, as duas bebês gêmeas siamesas de Campos Belos, nordeste de Goiás.

Ambas as meninas estavam com cinco meses e de malas prontas para viajarem nesta semana para Goiânia, capital do estado, quando iriam iniciar os procedimentos preparatórios para a delicada cirurgia de separação, que poderia ocorrer no próximo mês de setembro.

Prematuras, elas nasceram de 33 semanas, ligadas pelo abdômen e compartilhando o fígado.

Ambas estiveram internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de Goiânia, depois do nascimento, em 2 de setembro, mantiveram o estado de saúde regular e em recuperação, até serem liberadas.

Na oportunidade,  o médico Zacharias Calil, especialista em casos de siameses, acompanhou o parto e monitorou o estado de saúde das siamesas.

Ele afirmou que o quadro clínico delas estava muito melhor do que o esperado. No entanto, explicou que ainda era cedo para vislumbrar a cirurgia de separação.

O nascimento das gêmeas siamesas Sara e Sofia Alves dos Santos, no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, repercutiu na imprensa estadual.

40 graus de febre

De acordo com a família, as gêmeas estavam bem, mas neste domingo amanheceram com febre, que chegou a 40 graus e com aspecto de uma gripe.

A família levou as gêmeas ao Hospital Municipal de Campos Belos (público) onde foram atendidas e liberadas, mesmo com febre alta.

Ainda de acordo a família, o médico receitou medicamentos e as mandou de volta para casa. “Nem ao menos olharam a gargantinha das meninas”, disse um familiar. A febre não cessou, inclusive com os medicamentos receitados.

À noite, a mãe colocou as crianças para dormir e hoje pela manhã, ambas amanheceram mortas. 

Obvio que ninguém quer procurar culpados pela morte das crianças. Mas há perguntas que tem que ser feitas. 

Como o hospital libera um paciente com 40 graus de febre?

Não seria prudente colocá-las em observação, esperar a febre amainar e investigar as causas?

Esse teria que ser o procedimento para qualquer paciente.

Agora imagine então, duas crianças siamesas, grudadas, pacientes de alto risco e com necessidade de acompanhamento especialíssimo?

O velório dos corpinhos das gêmeas siamesas aconteceu na casa da família, no Setor Bem-Bom, em Campos Belos.

Fonte: Dinomar Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.