Pular para o conteúdo principal

Habitantes de Nova Roma/GO e outros 5 municípios estão expostos aos riscos de contaminação por meio do consumo de água imprópria

Imagem Ilustrativa


A Secretaria de Saúde de Goiás, por meio da superintendência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, idealizou o projeto Água Potável um Direito de Todos.

A proposta visa garantir a qualidade da água distribuída para o consumo humano, em todos os municípios goianos, partindo da experiência colhida nas seis cidades que não possuem sistema adequado de tratamento de água.

Juntos, os seis municípios totalizam 24.817 habitantes expostos aos ricos de contaminação por meio do consumo da água imprópria, o que corresponde a 0,4% da população goiana.

Segundo a Vigilância, em Cachoeira de Goiás, Colinas do Sul, Guarinos, Mossâmedes, Nova Roma e Paranaiguara, a população fica exposta a doenças de veiculação hídrica ao utilizar poços e mananciais, sem estudo prévio da qualidade da água, e seu tratamento adequado.

Segundo Tânia Vaz, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, esses seis municípios são a prioridade do projeto.

“O objetivo é sensibilizar os gestores municipais para viabilizar a instalação de sistema de tratamento e abastecimento de água nestes municípios, nos próximos dois anos, para o fornecimento de água potável à população”, informa Tânia. Como resultado, espera-se a redução na ocorrência de doenças de veiculação hídrica, como medida de proteção à saúde.

Implantação

O Projeto Água Potável um Direito de Todos está em implantação desde outubro de 2016 e encontra-se na fase de discussão nos municípios prioritários.

Em fevereiro, foram apresentados aos prefeitos das seis cidades e também de outras 15, num total de 21 cidades, os resultados de análises realizadas nos últimos anos, em cujas amostras de água foram registradas a presença da bactéria patogênica Escherichia coli, exceto o município de São Simão que não apresentou amostras insatisfatórias em um histórico recente.

Na ocasião, a Secretaria da Saúde falou da importância da realização de análises periódicas para monitorar a qualidade da água oferecida à população. “O próximo passo é realizar ações de conscientização junto à população e gestores municipais destas localidades”, diz a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.

Monitoramento

O Ministério da Saúde/Sinvsa desenvolveu o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) objetivando a descentralização das ações de monitoramento da água. Nos municípios, os técnicos das Vigilâncias Municipais são responsáveis pela coleta da água do sistema de distribuição e também pelo registro dessas análises no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua).

As amostras são encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen), para análises físico-químicas e microbiológicos, conforme Portaria Ministerial 2914/2014.

Luan Mendonça de Pádua, técnico da Gerência de Vigilância Ambiental, explica que caso os testes detectem problemas na qualidade da água, os fiscais dos municípios são orientados a realizarem novas coletas e também notificar os responsáveis pelo serviço de abastecimento local para adotar medidas diante da situação encontrada.

O papel da Gerência de Saúde Ambiental é promover e realizar a vigilância da qualidade da água nos 246 municípios do Estado e, no caso de laudos insatisfatórios, são encaminhados à Gerência de Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde para realização de inspeções, orientações e adoção das medidas sanitárias cabíveis.

Fonte: Comunicação da Secretaria da Saúde de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.