Pular para o conteúdo principal

Habitantes de Nova Roma/GO e outros 5 municípios estão expostos aos riscos de contaminação por meio do consumo de água imprópria

Imagem Ilustrativa


A Secretaria de Saúde de Goiás, por meio da superintendência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, idealizou o projeto Água Potável um Direito de Todos.

A proposta visa garantir a qualidade da água distribuída para o consumo humano, em todos os municípios goianos, partindo da experiência colhida nas seis cidades que não possuem sistema adequado de tratamento de água.

Juntos, os seis municípios totalizam 24.817 habitantes expostos aos ricos de contaminação por meio do consumo da água imprópria, o que corresponde a 0,4% da população goiana.

Segundo a Vigilância, em Cachoeira de Goiás, Colinas do Sul, Guarinos, Mossâmedes, Nova Roma e Paranaiguara, a população fica exposta a doenças de veiculação hídrica ao utilizar poços e mananciais, sem estudo prévio da qualidade da água, e seu tratamento adequado.

Segundo Tânia Vaz, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, esses seis municípios são a prioridade do projeto.

“O objetivo é sensibilizar os gestores municipais para viabilizar a instalação de sistema de tratamento e abastecimento de água nestes municípios, nos próximos dois anos, para o fornecimento de água potável à população”, informa Tânia. Como resultado, espera-se a redução na ocorrência de doenças de veiculação hídrica, como medida de proteção à saúde.

Implantação

O Projeto Água Potável um Direito de Todos está em implantação desde outubro de 2016 e encontra-se na fase de discussão nos municípios prioritários.

Em fevereiro, foram apresentados aos prefeitos das seis cidades e também de outras 15, num total de 21 cidades, os resultados de análises realizadas nos últimos anos, em cujas amostras de água foram registradas a presença da bactéria patogênica Escherichia coli, exceto o município de São Simão que não apresentou amostras insatisfatórias em um histórico recente.

Na ocasião, a Secretaria da Saúde falou da importância da realização de análises periódicas para monitorar a qualidade da água oferecida à população. “O próximo passo é realizar ações de conscientização junto à população e gestores municipais destas localidades”, diz a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.

Monitoramento

O Ministério da Saúde/Sinvsa desenvolveu o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) objetivando a descentralização das ações de monitoramento da água. Nos municípios, os técnicos das Vigilâncias Municipais são responsáveis pela coleta da água do sistema de distribuição e também pelo registro dessas análises no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua).

As amostras são encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen), para análises físico-químicas e microbiológicos, conforme Portaria Ministerial 2914/2014.

Luan Mendonça de Pádua, técnico da Gerência de Vigilância Ambiental, explica que caso os testes detectem problemas na qualidade da água, os fiscais dos municípios são orientados a realizarem novas coletas e também notificar os responsáveis pelo serviço de abastecimento local para adotar medidas diante da situação encontrada.

O papel da Gerência de Saúde Ambiental é promover e realizar a vigilância da qualidade da água nos 246 municípios do Estado e, no caso de laudos insatisfatórios, são encaminhados à Gerência de Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde para realização de inspeções, orientações e adoção das medidas sanitárias cabíveis.

Fonte: Comunicação da Secretaria da Saúde de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.