Pular para o conteúdo principal

Rede Estadual de Educação de Goiás decide por Greve Geral a partir do dia 15



Profissionais da educação de todo o estado estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (8), em frente à Assembleia Legislativa e decidiram por unanimidade pela adesão à Greve Geral da categoria a partir do dia 15 de março.

A decisão foi tomada durante Assembleia Geral da Rede Estadual, que reuniu mais de 2 mil pessoas e foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás.

A pauta de reivindicação é baseada em quatro pontos emergenciais: rejeição à Reforma da Previdência e ao Pacote de Maldades do Governo do Estado, além do pagamento do Piso dos professores, pagamento da Data-base dos administrativos.

Os servidores também reivindicam aumento salarial aos servidores temporários que estão há três anos sem reajuste (recebendo menos que o salário mínimo), e regularização no atraso do pagamento do vale-transporte.

Para a presidenta do Sintego, Bia de Lima, é necessária a união e o fortalecimento da categoria neste momento de luta, para que as reivindicações sejam atendidas. Ela destaca também que caso as arbitrariedades que estão sendo impostas pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado sejam aprovadas, será o fim da carreira do professor e dos trabalhadores administrativos.

“Precisamos de uma categoria unida. A força dos profissionais da educação deve ser mostrada neste momento em que nossa carreira está comprometida com estas arbitrariedades apresentadas pelo golpista do Michel Temer e pelo governador Marconi Perillo. Não temos medo de lutar e convocamos toda a categoria para juntamente com o Sintego dar um basta nesses desmandos” reagiu.

Com a decisão unânime de adesão à Greve Geral do próximo dia 15 de março, o Sintego vai elaborar um calendário de ações a serem realizadas durante o período em que os profissionais da educação estarão em greve por tempo indeterminado.

Entenda a pauta

Em Goiás o governador Marconi Perillo pagou o Piso de 2016 apenas para  professores PI, PII e Quadro Transitório, deixando de fora os professores PIII e PIV, que correspondem a mais de 30 mil profissionais. Além disto não pagou o Piso de 2017 que deveria ser reajustado em janeiro deste ano.

Já os servidores administrativos da rede estadual estão há dois anos sem a correção da inflação (Data-Base).

São profissionais que trabalham como merendeiras, porteiros, secretários e auxiliares de faxina das escolas, muito deles recebendo abaixo de um salário mínimo.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.