Pular para o conteúdo principal

O golpe em Niquelândia/GO



O município goiano que no momento enfrenta o maior drama social relacionado ao desemprego é Niquelândia, atingido pela desativação das atividades de extração e beneficiamento de níquel, explorado pela empresa Votorantim. Há um histórico político-social referente a essa exploração.

O falecido ex-governador Mauro Borges, cuja administração ocorreu entre 1961 e 1964, criou algumas empresas estatais. Ele era de formação militar e integrava a corrente chamada nacionalista. Uma das principais empresas criadas por ele foi a Metago, que atuaria na área de exploração de minérios.

Mauro se empenhou muito para que a Metago conquistasse o controle da exploração de níquel no município goiano de Niquelândia, mas enfrentou a total resistência do grupo Votorantim. Realizou-se uma campanha com grande apoio popular, sob o chamativo “O níquel é nosso”; mas o grupo Tocantins, que já havia conquistado a concessão, levaria a melhor.

O grupo era comandado na época pelo senador José Ermírio de Moraes, que foi pedir apoio ao então presidente João Goulart. Conseguiu o apoio total.

E isto acabaria contribuindo muito para um rompimento, na prática, entre Mauro e Goulart. O Níquel na época tinha excelente cotação internacional e o grupo Votorantim iria desfrutar, por décadas, de extraordinário lucro com o produto.

O grupo Votorantim assegurou extraordinária faixa de lucros também com a fabricação de cimento no município de Cocalzinho. Quando a fábrica começou a funcionar, Cocalzinho ainda era distrito do município de Corumbá de Goiás.

A fábrica se beneficiava de gigantesca reserva de calcário. A Votorantim acabou paralisando a fábrica, que, mais recentemente, voltou a funcionar, pertencendo agora a um grupo francês.

A Votorantim é um grupo muito poderoso, com grande presença nos mercados nacional e internacional, com altos lucros também nos setores de celulose, suco de laranja, energia elétrica e reflorestamento. E não obstante todas essas vantagens frustrou Niquelândia - por extensão, toda a população de Goiás, paralisando a extração de níquel e o beneficiamento do mineral, causando o desemprego de milhares de trabalhadores, considerando os empregos diretos e indiretos.

Até 2011 o grupo tinha o comando de Antônio Ermírio de Moraes, que demonstrava ter bom nível de sensibilidade social. Com a morte dele, com certeza, a empresa não possui mais essa qualificação. É pena, pois foi um verdadeiro golpe em Niquelândia.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.