sexta-feira, 30 de junho de 2017

Casos de leishmaniose em cães deixa Divinópolis de Goiás em alerta




A Secretaria de Saúde de Divinópolis de Goiás está em alerta depois de cachorros terem sido diagnosticados com leishmaniose.

A prefeitura colocou os agentes de saúde na rua, nesta sexta-feira (30), para tentar identificar novos casos e evitar que a doença seja transmitida para os moradores.

Um veterinário e agentes de saúde estão fazendo visitas em casas para identificar cães que possam estar com a doença.

Já foram coletadas cerca de 20 amostras de sangue de animais que vivem na cidade. Os resultados dos exames devem sair em breve, mas as chances de outros cães estarem contaminados são grandes.

Um teste rápido é realizado na hora, em casos assim, os animais ficam presos até o resultado dos exames, que serão encaminhados para um laboratório em Goiânia.

Os cães podem transmitir a leishmaniose ao homem, quando picados pelo mosquito Palha, transmissor da doença.

Leishmaniose visceral canina não tem cura, e na maioria dos casos os cães tem que ser sacrificados.

Nas pessoas, a leishmaniose tem cura, e pode se manifestar por meio de febre intermitente, aumento do tamanho do fígado e do baço e palidez de mucosas.

4 Perguntas para o advogado Charley Tolentino



Blog: 01) Qual a sua avaliação sobre o atual quadro político em Divinópolis de Goiás?

Charley Tolentino:

Vivemos um momento de instabilidade política, onde um governo eleito se encontra impugnado pela Justiça Eleitoral, embora ainda não finalizada as discursões jurídicas, visto que se encontra em fase recursal, mas com fundamentos fortes para a manutenção da cassação do Prefeito, que a meu ver é tida como certa. Essa realidade é péssima para o desenvolvimento social do nosso município, uma vez que um governo acusado de fraudes eleitorais e na iminência de ser cassado se torna vulnerável para a administração pública.

Noutro ponto, devemos ter como premissa a legalidade. A sociedade não pode legitimar um governo comprovadamente ilegal, a vitória nas urnas é condicionada à observância dos requisitos da legislação eleitoral. Se a Justiça reconheceu que o candidato vencedor utilizou de fraude eleitoral, captação ilícita de votos e abuso de poder econômico, significa que sem essas ardilosas atitudes esse candidato não seria eleito, o que o torna ilegítimo para o cargo, quando percorrido todo o devido processo legal.

Já ao avaliar o comportamento interno da política divinopolina, é possível perceber um sistema muito distante do ideal político, vigora há anos o apadrinhamento, a governabilidade em sua essência apenas para o grupo de eleitores do candidato eleito, com uma blindagem entre os companheiros, transmitindo assim a ideia de que só podem receber os benefícios sociais apenas os cidadãos que votaram no candidato eleito.

Observo as palavras de Tomás de Aquino, o filósofo, que dizia que “política é a arte de governar os homens e administrar as coisas, visando o bem comum, de acordo com as normas da reta razão”. Esse é o ideal que deve ser buscado pelo agente político. E para mim a política em Divinópolis precisa de uma renovação, pessoas capacitadas e uma visão política aberta e contemporânea, que visa a implantação de uma nova política, a política do bem comum.

Blog: 02) Pretende ser candidato a Prefeito em Divinópolis de Goiás?

Charley Tolentino:

Sim. Tenho o desejo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida na nossa cidade. Assim, se houver oportunidade mostrarei meus planos para a cidade, meus compromissos com o povo, de molde a ser um administrador fraterno e igualitário. Caso contrário, continuarei com a disponibilidade e a missão de contribuir com o desenvolvimento social nas mesmas perspectivas e amabilidade. 

Blog: 03) Sobre a briga com o vereador Jair Lima, o que de fato aconteceu?

Charley Tolentino:

Na última sexta (23) eu estava na Praça Castro Alves, apreciando a festa de São João, quando o vereador Jair, ora Presidente da Câmara municipal, me chamou com intuito aparente de uma conversa, mas ao me aproximar o vereador começou a insultar com acusações de que eu estaria lhe perseguindo pelo simples fato de ser advogado dos autores de uma denúncia que tramita no Ministério Público, a qual investiga o acúmulo de cargo em comissão concomitante com o mandato de vereador. Ao perceber que o vereador se encontrava alterado, resolvi afastar, foi quando o vereador deferiu um soco no meu rosto. O caso foi registrado na Polícia Civil, com o exame de corpo e delito, que atestou a lesão corporal, sendo que foi realizado em menos de 20 (vinte) minutos do ocorrido no hospital municipal, para o fim de instrução do Termo Circunstanciado e da ação de reparação de danos morais.

Blog: 04) No seu ponto de vista, quais são as atuais e visíveis fragilidades do nosso município? Que projetos e atitudes são necessários para o desenvolvimento social?

Charley Tolentino:

Acredito que o nosso munícipio é precário em oportunidade de formação educacional e fontes de renda. Percebemos que muitos jovens para construir a estrutura educacional e financeira são obrigados a sair do município e procurar essas conquistas em outras cidades. Os governantes precisam abraçar as escolas de qualificações técnicas. Em Campos Belos já temos o Instituto Federal Goiano, com inúmeras oportunidades de qualificações profissionais para a população. A falta de fábricas, indústrias e investimentos para o crescimento da agropecuária colocam o nosso município sem oportunidades para os jovens. Isso só muda com políticas públicas focadas para essa finalidade. Após o término do ensino médio os jovens Divinopolinos não encontra apoio na formação profissional, mesmo com vários programas do governo federal para fomento educacional, como PROUNI, FIES, SISU, SISUTEC, SEBRAE, PRONATEC, SENAI, SENAC e outros, a não ser por meio da luta individual. A abertura de escolas técnicas já trariam mais oportunidades, bem como o incentivo e apoio aos jovens empreendedores. 

Procon fiscaliza postos de combustíveis em Alto Paraíso, Campos Belos, Cavalcante, Monte Alegre e Teresina. 16 postos foram autuados por desrespeito ao direito de informação



O Procon Goiás executou uma operação de fiscalização em postos revendedores de combustíveis dos municípios de Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás, Planaltina e Teresina de Goiás, municípios localizados no Nordeste do Estado de Goiás.

Durante a diligência foram fiscalizados 24 postos de combustíveis, dos quais 16 foram autuados por desrespeito ao direito de informação (Informação incorretas quanto à diferença em percentual entre etanol e gasolina, falta de informação relacionada à Lei do Troco, informação do preço dos combustíveis de forma incorreta).

Na oportunidade, foram coletadas 16 amostras de combustíveis, das quais oito foram deixadas em poder dos estabelecimentos comerciais como contraprova e as demais encaminhadas ao Laboratório Lames da Universidade Federal de Goiás, para análise da qualidade dos produtos.

Fonte: Goiás Agora

Curso de agronomia é aprovado pelo Conselho Universitário para o Câmpus Posse/GO



O Conselho Universitário (CsU) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) aprovou no fim da tarde da última quarta-feira, 28, o curso de Agronomia para o Câmpus Posse.

A aprovação do curso é fruto de um longo trabalho de planejamento, investimentos e parcerias, sendo este o marco mais importante no que tange ao ensino superior, desde a criação do Câmpus da UEG, na região Nordeste do Estado de Goiás, no ano de 2000, por meio do Decreto n.º 5.181, de 13 e março de 2000.

O propósito é que o curso contribua com o desenvolvimento agrícola da região Nordeste do Estado, por meio do ensino e pesquisa científica e inovação, além da oferta de mão de obra altamente qualificada para, além da região precitada, também o Oeste Baiano, região com grande produção agrícola.

O histórico da criação do curso de Agronomia remete ao ano de 2006, com a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, sendo substituído em 2012 pelo curso Superior de Tecnologia em Produção de Grãos, já iniciado com o propósito de ser transformado em um bacharelado, devido a natureza transitória dos cursos tecnológicos, a partir do ano de 2014 foram feitos investimos em equipamentos (ônibus rural, caminhonete, trator agrícola e implementos), criação de uma Fundação de Apoio, parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Vereadores, aquisição de uma área agrícola, ainda estão previstos a construção de um bloco de laboratórios (recurso já assegurado por meio do Programa Goiás na Frente), aquisição equipamentos de laboratórios (recursos assegurados por meio de repasses e emendas parlamentares) e a realização de concurso público para docentes no próximo ano.

Para o Reitor da UEG, Prof. Dr. Haroldo Reimer, a criação do curso de Agronomia é uma importante ação da Universidade na região nordeste, sendo que esta ainda necessita de investimentos para o desenvolvimento social e científico, pois as atividades desenvolvidas possibilitarão avanços significativos, por meio do ensino, pesquisa e extensão universitária na área agrícola, principal vocação regional.

O vestibular para a primeira turma de Agronomia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Posse deverá ocorrer no final deste ano, com início das aulas em fevereiro de 2018.

Fortalecimento dos demais cursos

Ressalta-se que parte das ações realizadas beneficiam todos os cursos do Câmpus, pois os equipamentos adquiridos e estrutura serão de uso coletivo para toda a comunidade acadêmica, além de investimentos específicos com aquisição equipamentos eletrônicos e de tecnologia da informação.

Veja os atuais cursos:

Letras
Matemática
Sistemas de Informação
Superior de Tecnologia em Produção de Grãos

Fonte: UEG de Posse

Aberta seleção para respondente do Cartório de Divinópolis de Goiás



Estão abertas as inscrições para seleção de respondente para o cartório extrajudicial de Divinópolis de Goiás.

O cartorário a ser lotado será o de Tabelionato de Notas, de Protesto de Títulos, Tabelionato e Oficialato de Registro de Contratos Marítimos, de Registro de Imóveis, de Registro de Títulos e Documentos, Civil das Pessoas Jurídicas, Civil das Pessoas Naturais do Distrito Judiciário do Município de Divinópolis, o qual tem como sede a comarca de São Domingos.

Os interessados devem enviar currículo para comarcadesaodomingos@tjgo.jus.br, até o dia 7 de julho.

Após a análise curricular, será agendada entrevista pessoal com a magistrada, juíza Thaís Lopes Lanza Monteiro.

Como requisito, é preciso ter formação superior em Direito; experiência na função de escrevente contratado ou tabelião substituto (suboficial) em cartório do serviço extrajudicial do Estado de Goiás; comprovação documental (CTPS, atos realizados) da experiência na atividade extrajudicial; ausência de parentesco (até 3º grau) com juiz de Direito, desembargador ou titular de cartório extrajudicial do Estado.

Fonte: TJGO

Demóstenes Torres reassume cargo de procurador no MP e tira 2 meses de férias



O senador cassado Demóstenes Torres reassumiu cargo de procurador no Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) nesta quinta-feira (29), em Goiânia. Segundo o órgão, ele não chegou a atuar novamente, já que recebeu dois meses de férias.

Ele havia sido afastado do cargo em 2012 por causa de ação penal relacionada ao seu envolvimento com o contraventor Carlos Augusto Ramos, Carlinhos Cachoeira. No entanto, a defesa do então político havia solicitado o retorno dele à função, já que processo foi arquivado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO).

Conforme a assessoria de imprensa do MP-GO, o vice-decano do órgão, Marcos de Abreu e Silva, fez a convocação do procurador “cumprindo decisão judicial proferida pela Corte Especial do TJ-GO”. Sobre a possível aposentadoria de Demóstenes, o Ministério informou que este pedido ainda não foi analisado.

A assessoria de imprensa do TJ-GO informou a reportagem por meio de nota que “o processo aguarda decurso de prazo antes de ir concluso para o presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho”.

Ainda conforme o órgão, segundo decisão da Corte Especial, no último dia 14 de junho, “foi rejeitada uma denúncia e arquivado um processo contra Demóstenes, por corrupção passiva de advocacia privilegiada”.

Segundo informações do TJ, a posição foi tomada “com base na nulidade das provas coletadas durante as operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, uma vez que as interceptações telefônicas envolvendo o então político não foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foro adequado para julgar casos envolvendo senadores da República”.

Denúncia

Na denúncia, instaurada em junho de 2013, Demóstenes respondia pelos crimes de corrupção passiva e advocacia privilegiada. Ambos têm relação com as investigações das Operações Vegas e Monte Carlo, realizadas entre 2008 e 2012.

Na época, o MP-GO afirmou que o político recebeu vantagens, como viagens, bebidas caras, eletrodomésticos de luxo eletrodomésticos de luxo e recebimento de R$ 1,52 milhão.

Em setembro de 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a validade de provas obtidas em gravações telefônicas envolvendo o ex-senador. Diante da medida, em junho deste ano, o TJ-GO, por meio da Corte especial, definiu pelo arquivamento.

Monte Carlo

A Operação Monte Carlo foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF) em 29 de fevereiro de 2012. Ela trouxe à tona gravações telefônicas que derrubaram o então senador Demóstenes Torres, abasteceram duas CPIs, uma no Congresso e outra na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e causaram mudanças nos comandos da Segurança Pública goiana.

Carlinhos Cachoeira foi preso no dia em que a Operação Monte Carlo foi deflagrada, acusado de chefiar o esquema de exploração de jogos ilegais e corrupção em Goiás e no Distrito Federal. Ele ganhou liberdade em 11 de dezembro de 2012.

No dia 30 de junho de 2016, Cachoeira foi novamente preso, no condomínio de luxo onde mora, em Goiânia, durante a Operação Saqueador, deflagrada pela Polícia Federal. A ação teve como objetivo prender pessoas envolvidas em um esquema de lavagem de R$ 370 milhões desviados dos cofres públicos. Ele foi solto no dia 17 de agosto de 2016, para cumprir pena em casa, na capital goiana.

No dia 5 de abril deste ano, a 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região negou o pedido de habeas corpus de Cachoeira, que tentava revogar a prisão preventiva domiciliar. A defesa do contraventor sustentou que a fase de produção de provas de acusação, referente ao processo da Operação Saqueador, já estaria encerrada e, por isso, não haveria motivo para manter a prisão preventiva.

No entanto, o desembargador federal Abel Gomes ressaltou que há fortes indícios de conexão entre os fatos apurados nos processos que tiveram origem a partir de ambas as operações policiais e que a gravidade das denúncias justifica a manutenção da prisão do empresário.

Vegas

Escutas obtidas pelo jornal O Globo da Operação Vegas, em 2009, apontavam que Demóstenes teria interferido em processo judicial ao lobby para regularização dos jogos de azar no Congresso Nacional e até pedido dinheiro emprestado a Cachoeira.

Fonte: G1

quarta-feira, 28 de junho de 2017

30 milhões para a pavimentação asfáltica da GO-110 entre Iaciara e São Domingos/GO

Manutenção da GO-110 (Junho de 2017)

Em audiência realizada no mês de Junho, com presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, o Deputado Iso Moreira e o prefeito de Iaciara, Mano, formalizaram o pedido e receberam o autorizo dos recursos financeiros.

Na ordem de R$ 30 milhões, provenientes de um convênio do Governo do Estado de Goiás com a Caixa Econômica Federal.

Os recursos serão destinados para a pavimentação asfáltica da rodovia GO-110, que liga o município de Iaciara a São Domingos, passando pelo Povoado Água Quente, com extensão total de 95 Km.

Vale ressaltar que a pavimentação asfáltica da GO-110 é de suma importância para a região, além do grande fluxo de veículos, a rodovia é via de escoamento de empresas de minérios e agropecuários.

Charley Tolentino apresenta requerimento ao Deputado João Campos solicitando emendas para Divinópolis de Goiás



Na tarde desta quarta-feira (28), o advogado e presidente do PRB de Divinópolis de Goiás, Charley Tolentino esteve com o Deputado Federal João Campos (PRB).

Na ocasião, o advogado Charley Tolentino apresentou um requerimento de emendas para o município de Divinópolis.

Para Distrito de Vazante e Povoado de Porteiras, Charley Tolentino solicitou a construção do muro do cemitério municipal do Distrito Vazante; A construção de dois campos gramados de futebol no Distrito Vazante e Povoado Porteiras e a pavimentação asfáltica no Distrito de Vazante.

Para a cidade de Divinópolis, foi solicitada a reforma do Ginásio de Esportes e a pavimentação asfáltica.

Prefeito Alex e vereador Diego apresentam projeto para a construção de campo gramado no Distrito de Vazante. Deputado Rubens Otoni se comprometeu em liberar o recurso



O Prefeito de Divinópolis de Goiás, Alex Santa Cruz e o vereador Diego estiveram nesta quarta-feira (28) no gabinete do deputado federal Rubens Otoni em Brasília.

Na ocasião foi entregue um projeto feito pela prefeitura. O deputado tinha comprometido uma emenda para o Distrito de Vazante para a construção do campo gramado com alambrado e banheiros.

O valor desse projeto é de R$ 317 mil, o deputado se compromete em conseguir todo o valor através de uma emenda parlamentar.

O deputado havia prometido em sua última visita no Distrito de Vazante, essa emenda. O vereador Diego, juntamente com o prefeito fizeram o projeto e apresentaram hoje ao deputado.

Se essa emenda for liberada para o município, será um avanço no esporte do Distrito de Vazante.

Polícia Federal apura desvios de recursos em programas de financiamento rural em Goiás



A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (28), em Goiás, uma ação que visa combater desvios de dinheiro público em programas de financiamento rural. A operação, batizada de "Fundo Falso", foi iniciada a partir da delação de um gerente do Banco do Brasil. Os crimes teriam ainda a participação de outros servidores do banco. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 100 milhões.

Em nota enviada a reportagem, o Banco do Brasil informou que "adotou todas as providências administrativas e judiciais inerentes ao caso". Ainda conforme o comunicado, os desvios "foram detectados durante processo de investigação interna, imediatamente informado à autoridade policial".

O Banco disse ainda que, durante a apuração interna, "um funcionário respondeu a inquérito administrativo e foi demitido por justa causa em julho de 2016".

Conforme a PF, cerca de 80 policiais estão nas ruas para cumprir 70 mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva e um de busca e apreensão contra um ex-gerente do banco. Outros 68 são de condução coercitiva. Eles foram expedidos pela 11ª Vara Federal de Goiânia.

A operação foi solicitada pelo próprio Banco do Brasil e é coordenada na cidade de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Além do município e da capital, os agentes também atuam em Itaberaí, Gameleira de Goiás e Silvânia.

De acordo com as investigações, os recursos foram desviados, entre 2014 e 2015, de programas do Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Em nota enviada a reportagem, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), que cuida do FCO, disse que acompanha o caso com "vivo interesse" e que vai aguardar o final da apuração para "ter uma posição definitiva sobre providências a serem adotadas pela Sudeco no campo dos usuários do FCO".

Já a Previdência Social, responsável pelo Funrural, disse que o programa foi extinto pela Lei nº 8.213, de 1991.

A reportagem entrou em contato com a PF novamente sobre a questão e aguarda retorno.

Fraudes

Segundo a PF, o crime consistia em fraudes na aprovação de financiamentos ilegais, nos quais áreas sobrepostas e terras em duplicidade eram dadas como garantia. A partir disso, eram obtidas liberações de dinheiro para fins ilegais.

Na residência do gerente do banco, foram encontrados 5 cheques no valor de R$ 35 mil, oriundos de beneficiários dos empréstimos.

A verba, que deveria ser utilizada no fomento à atividade agropecuária, segundo a PF, era desviada para a aquisição de produtos do próprio Banco do Brasil, como Seguro Ourocap, e pagamento de empréstimos.

Os envolvidos podem responder por estelionato qualificado. A pena prevista é de 5 anos em caso de condenação.

Fonte: G1

São Domingos/GO: Grata surpresa do legislativo Dominicano



Os vereadores Odair José e Jailson Santiago têm demonstrado bastante preparo para defender os princípios da legalidade e o zelo pela coisa publica sempre atentos nas questões contratuais e baseados no regimento interno e na lei orgânica do município.

Os dois parlamentares tem feito uma oposição com responsabilidade pensada no bem comum do povo dominicano, os vereadores tem feito constantes questionamentos das alterações nos preços de contratos com prestadores de serviços, convocando secretários pra dar explicações necessárias, enviando inúmeros requerimentos ao executivo, orientando o executivo para necessita real de cortar gastos.

Em parceria tem apresentado projetos inovadores como é o caso do projeto da ficha limpa municipal que inexplicavelmente foi rejeitado pelos seus pares, também é de autoria dos dois parlamentares o projeto que regulariza o titulo de cidadão municipal a criação da medalha Hélio Reges Valente.

No esporte tem participação direta patrocinando suas respectivas equipes, patrocinando jogos de camisas e bolas para os atletas e, sempre se colocando a disposição da organização do campeonato municipal para ajudarem no que for possível.

Os dois vereadores tem se juntado para resolver problemas sociais dos mais diversos, salientando que por serem de oposição as coisas se tornam mais difíceis, porém nada que os desanimem.

São Domingos/GO: Porta da Esperança Dominicana visa atendimento á população em diversos serviços públicos

Ilustração do local

A prefeitura municipal de São Domingos, no nordeste goiano, está implantando a Porta da Esperança Dominicana, com atendimentos de diversos órgãos públicos em um único local.

Os serviços disponíveis serão da Agenfa, Cirentran, Detran, Sine, Banco do Povo, Goiás Fomento, Junta Militar e todo atendimento administrativo, como RH, pagamentos, certidões, declaração, protocolos e consultas. Além de criticas e sugestões.

O local que será na prefeitura municipal, está sendo reformado, e em breve todos esses serviços estarão disponíveis com maior facilidade para toda a comunidade Dominicana.

“Tão logo inauguramos mais um avanço de nossa administração, mais uma marca registrada na nossa gestão e prestação de serviço, a tão sonhada Porta da Esperança dominicana” Disse o prefeito Cleiton Martins.

Esses serviços será uma grande conquista para a população local, facilitando a vida de muita gente. Um salto no desenvolvimento administrativo e prestação de serviços.

Polícia Militar localiza em Posse/GO, casal de adolescentes que fugiu de Simolândia/GO



A mãe de uma adolescente de 15 anos procurou a Polícia Militar e relatou que sua filha teria fugido com o namorado ha uns 03 (três) dias, também menor de idade, 17 anos.

Após levantamentos de informação da equipe de inteligência (P/2) do 24º BPM, localizaram a menor na companhia de seu namorado em uma quitinete na cidade de Posse.

Com o apoio da viatura 8655, composta pelo Sargento Edvaldo e o Soldado Soyer os adolescentes foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil, onde a menor foi entregue a mãe e o jovem poderá responder pelo delito de induzimento à fuga de incapazes, além de outros delitos.

Fica o alerta: Abrigar criança e adolescente sem autorização é crime!

De acordo com o chefe de investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Joattan Gonçalves, o adulto que abriga menor em casa sem a autorização do responsável poderá responder pelos crimes de induzimento a fuga ou sonegação de incapaz.

"Se você oferecer qualquer vantagem para a criança ou para o adolescente se hospedar na sua casa, você estará induzindo a fuga. Os menores, na maioria das vezes, ao fugir de casa não procuram abrigo com parentes, porque na visão deles, serão dadas as mesmas proibições que são dadas na casa dos pais. Então, eles procuram terceiros porque lá eles terão mais liberdade", explicou o investigador.

Apesar disso, Joattan acrescenta que os menores não devem ser deixados na rua. "Claro que você não vai deixar o menor na rua, mas deve avisar imediatamente a polícia de que ele está na sua casa, para que sejam tomadas as providências necessárias e para que a família seja informada".

Fonte: 24º Batalhão da PM de Posse

São Domingos/GO: Convite para exposição de Artes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos e CRAS


terça-feira, 27 de junho de 2017

Homem morre após ser atropelado em Campos Belos/GO




Um homem morreu após ser atropelado por um carro, no início da noite de segunda-feira (26), em Campos Belos, nordeste de Goiás.

Segundo o Boletim de Ocorrência, registrado no sistema de segurança pública do estado, José Soares da Silva, de 50 anos, foi atingido por um Corsa, de placas KCI-3661, na Rua das Laranjeiras, no setor Industrial, bem em frente à Anderson Automóveis.

Logo após a forte batida, a Polícia Militar e o SAMU foram acionados, mas os agentes públicos já encontram a vítima sem vida.

Após isso, peritos do Instituto de Medicina Legal foram acionados para atender à grave ocorrência.

Ainda de acordo com o registro, o motorista do carro, que não foi identificado, fugiu do local e não prestou socorro à vítima.

Falta de sinalização

Este é o momento para trazer à discussão às péssimas condições de sinalização de quase todas as vias urbanas de Campos Belos.

Faixas de pedestres estão gastas por todo lado; placas inverteram o fluxo, dando preferência a ruas sem movimentos em face de avenidas, como o cruzamento da rua 7 de setembro com a rua Mariano Barbosa Júnior, já palco de muitos acidentes.

Não estamos dizendo, por obvio, que a culpa por esse acidente de ontem foi a falta de sinalização, até porque só a perecia irá dizer as causas.

Mas não podemos deixar de anotar que a falta de sinalização de ruas é um grave problema a ser sanado.

Será que foi preciso ocorrer um grave acidente, para se tomar as providências?

Uma fonte, integrante do Conselho de Segurança Municipal, nos informou que o órgão, na Administração Executiva passada, fez inúmeros pedidos de se colocar quebra-molas naquela rua (Laranjeiras/GO-118) e nada foi feito.

Em março do ano passado, um agrave acidente, envolvendo uma motocicleta e um veiculo gol, vitimou o Pastor Antônio, da Igreja Deus é Amor.

Segundo testemunhas, a motocicleta seguia pela GO-118 (Ruas das Laranjeiras), zona urbana, no sentido rodoviária, e ao tentar fazer uma convergência à esquerda, em frente ao lava- jato, na baixada da rodoviária, foi atingido pelo veiculo gol, que vinha sentido contrário.

Em maio, o Rotary Club de Campos Belos, em razão de frequentemente os moradores da cidade tem se deparado com acidentes de trânsito, inclusive com mortes no perímetro urbano da GO-118, tomou a inciativa de fazer uma campanha e enviou ofício à AGETOP (Agência Goiana de Transporte e Obras) solicitando a instalação de redutores de velocidade, as conhecidas lombadas, na rodovia.

Até hoje nada foi feito.

Fonte e texto: Dinomar Miranda

Iaciara/GO: Vereador Gilmar Nery já teve seis projetos de lei aprovados pela câmara municipal em 2017



O vereador Gilmar Nery (Sula) vem se destacando e sendo um dos mais atuantes na câmara municipal de Iaciara, no nordeste goiano.

Somente em 2017, o vereador Gilmar Nery já teve seis projetos aprovados de lei pela câmara de vereadores.

Entre os projetos de lei aprovados, um dia de folga remunerada aos servidores públicos municipais efetivos, na data de seus aniversários. Outro projeto aprovado pela câmara foi à criação de Abrigo municipal de Cães e Gatos, no âmbito do município.

Pensando também nos serviços prestados pelas companhias, o vereador criou o projeto de lei proibindo o corte dos serviços de fornecimento de energia elétrica e água nos finais de semana, de 12 horas de sexta-feira até 8 horas da segunda-feira.

Outros três projetos criados pelo vereador Gilmar Nery foram aprovados pela câmara de vereados do município.

“Estamos plantando agora para que no futuro bem próximo possamos colher bons frutos. Agradecer aos nobres colegas por apoiar estes Projetos, que vai dar qualidade melhor de vida ao nosso povo” Disse o vereador.

Gilmar Nery disse ainda que tem vários projetos de lei para apresentar na câmara de vereadores. “Estou com uns vinte até o final do ano” Comentou Gilmar Nery.

As ações do vereador não param por ai, Gilmar Nery conseguiu através de uma parceria com a deputada federal Flavia Moraes, o saúde em movimento que atendeu 1.116 pessoas durante uma ação de dignidade a população de Iaciara em janeiro deste ano. Foi realizado milhares de consultas e exames.

Gilmar Nery é um vereador bastante atuante e sempre tem lutado para levar melhorias para a população que mais precisa.

Chapada dos Veadeiros: Um paraíso também durante o inverno





Quem acha que a Chapada dos Veadeiros (GO) é destino apenas na época do calor se engana completamente. Programas de inverno, que podem ser curtidos principalmente a dois, estão cada vez mais fortes na programação da região nesse período das férias de julho.

O roteiro da temporada pode ir muito além das cachoeiras e contar com opções de degustação de vinho, uma noite aquecida por uma bela lareira e receitas quentes exclusivas, tudo para tornar o seu momento inesquecível.

Numa noite com sensação térmica que beira os 5o C, quem não gostaria de estar bem agasalhado para curtir, por exemplo, uma alta gastronomia harmonizada com rótulos de alguns dos melhores vinhos do mundo? Essa é uma opção de Alto Paraíso (GO), o portal de entrada da Chapada dos Veadeiros. No restaurante L’Alcofa, pode-se dizer que a adega e o cardápio são os pontos mais fortes da casa.

Apesar de ser localizado dentro da pousada-boutique Inácia, o restaurante é aberto ao público para o café da manhã, almoço e jantar. O local possui opções especiais para o inverno, como os incomparáveis risotos – a exemplo do confit de pato, risoto de codorna e o arroz de cordeiro, algumas das especialidades assinadas pelo chef italiano Giacomo Campodônico. Como sugestão, a casa oferece uma carta com mais de 200 rótulos, das mais variadas nacionalidades.

Com cerca de 20m2 de área climatizada, a adega possui garrafas premiada garimpadas por todo mundo, que variam de 80 a 60 mil reais, tornando o espaço um dos mais completos de toda a região. “Este é um dos grandes diferenciais. Usamos o bom vinho como uma espécie de ritual para o início de uma boa conversa e para aproveitarmos ainda mais a nossa gastronomia”, conta Gabriela Alcoforado, proprietária do local.

Para quem preferir, há ainda opções de bruschettas, carpaccio, steak tartar, massas frescas feitas na hora, lagostas e frutos do mar, filé-mignon, ou qualquer outra opção que é servida em louças alemãs, pratarias e antiguidades do século XIX. “Não há regras dentro da cozinha. Aqui, você pode pedir o que quiser e será servido de maneira especial”, arranha o chef em português.

Se for o caso, o cliente pode ainda optar por esticar a noite ao solicitar que a refeição seja servida nos próprios chalés da Pousada Inácia. Luxuosos, os quartos possuem estrutura além do conforto do dormitório: há mesas de jantar para casal, louçaria exclusiva e um ambiente completamente aconchegante, com direito a lençol de algodão egípcio 400 fios, área isolada termicamente, aquecimento solar individualizado nos banheiros e ainda mini-lareiras na área externa, para que a imensa vista para o Morro da Baleia seja ainda mais aproveitada.

Os viajantes que forem em grupo podem curtir juntos a lareira maior instalada na área de lazer, próxima às piscinas e ao spa. “Preparamos tudo como se recebêssemos amigos em nossa própria casa”, orgulha-se Gabriela Alcoforado, proprietária do local.

A área molhada e a de lazer da propriedade é toda aquecida com tecnologia sustentável. Aliás, a preocupação dos proprietários é justamente oferecer conforto aos usuários, sem que prejudique de alguma forma o santuário natural da Chapada dos Veadeiros. Não estranhe, por exemplo, se acordar ao som das extrovertidas araras-canindé, umas das vizinhas mais presentes na região onde está localizada a pousada.

Sobre o chef

Giacomo Campodônico é formado pela Escola Internacional de Comida Italiana (Alma), em Parma. Ele carrega na bagagem a experiência vivida nos restaurantes do Hotel Splendido, de Portofino, e Zefferino, de Genova, e tornou-se chef do Ulivo, em Barassi.

SERVIÇO

Pousada boutique Inácia / Restaurante L’Alcofa

Alto Paraíso de Goiás (Chapada dos Veadeiros)

Reservas e informações: pousadainacia@pousadainacia.com.br

Telefone: +55 (62) 99908-0895

Instagram: @pousadainacia

Facebook: /PousadaInacia




XXIV Expoagro de Campos Belos/GO ocorre entre 12 e 16 de julho. Dupla Humberto & Ronaldo é a principal atração



XXIV Exposição agropecuária de Campos Belos, no nordeste goiano terá inicio no dia 12 de julho, com grandes atrações.

O evento começa no dia 12 e prossegue até o dia 16 de julho, no parque de exposições da cidade.

Na programação, rodeio de touros e cavalos, exposição de maquinas, equipamentos, animais de elite e veículos; leilão de gado, barracas, boate e escolha da rainha.

Nas atrações musicais, o grande show será com a dupla Humberto e Ronaldo, que canta no dia 13 de julho, e o cantor da sofrência Pablo, que faz show no dia 15 de julho.

Na abertura do evento terá cavalgada, escolha da Rainha do Rodeio e Show com Louis e Som Automotivo.

No dia 13, tem Show com George Henrique e Rodrigo e Show do Nilson Netto.

O evento ainda terá as atrações de Belzinho, Jordana Santos e DJs.

Agende ai

Divinópolis de Goiás: José Conceição e Jair Cirineu conseguem verba para aquisição de ambulância e solicitam serviços nas áreas da saúde, educação, agricultura, esporte e meio ambiente



Eu José Conceição e meu amigo Jair Cirineu, informamos com satisfação a comunidade Divinopolina, que conseguimos através de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Lincoln Tejota, recurso para aquisição de uma "ambulância" para o nosso Município.

Vale ressaltar, que o dinheiro já está depositado na conta bancária da prefeitura (Fundo Municipal de Saúde), para essa finalidade. A ambulância será utilizada para atender a nossa população que necessitam de realizar exames, tratamentos e deslocamentos com urgências de pacientes para Brasília ou Goiânia.

E pensando também na área da agricultura famíliar, solicitamos da deputada federal Flávia Morais, uma Emenda Parlamentar para aquisição de uma "patrulha agrícola", onde irá benefíciar os pequenos produtores rurais.

E outro importante benefício que conseguimos junto à deputada federal Flávia Morais , foi o " Programa Saúde em Movimento", coordenado pelo médico Dr. George e equipe, que realizará vários exames médicos gratuitos, como próstata, ultrassonografia 4D, ultrassom vaginal, abdominal, mamografia, eletrocardiograma do coração, exames de vista e outros.

Além da realização dos exames à conscientização sobre a importância da saúde preventiva. Vale lembrar, que o Programa Saúde em Movimento está previsto para atender um dia no Distrito de Vazante e outro em Divinópolis, já para o mês de agosto deste ano.

Divinópolis recebe o Programa pela terceira vez, sendo que no ano passado atendeu mais de 800 pessoas. Quanto a educação, estamos em contato com Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB), com o apoio da deputada federal Flávia Morais com o objetivo de disponibilizar para Divinópolis o "Curso Reinventando o Brasil - ENEM", projeto que traz vídeo aulas com o conteúdo cobrado no exame. Assim, os estudantes poderão futuramente contar com essa ajuda extra em suas preparações para o ENEM.

Solicitamos ao deputado estadual Lincoln Tejota, materiais esportivos para atender os times locais, com a finalidade de fortalecer a prática esportiva em nosso Município.

Visando a "conscientização ambiental" em nosso Município, conseguimos junto a Secretaria das Cidades, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SECIMA, com o apoio do Secretário Vilmar Rocha, já para o mês de novembro deste ano, um dia de palestras e outras atividades, incluindo distribuição de mudas de plantas nativas do cerrado, com a finalidade de recuperar a nascente do Rio Galheiros, como forma de garantir água para os nossos descendentes. Que tenhamos um final de semana abençoado por Deus! Abraços do amigo José Conceição e Jair Cirineu.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Parque Estadual de Terra Ronca é uma ótima opção de lazer nas férias




Para quem gosta de estar em contato com a natureza, o Parque Estadual de Terra Ronca é uma ótima opção de lazer nas férias.

Parque Estadual de Terra Ronca localiza-se nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás.

Existe na área cavernas, grutas e dolinas, além da riqueza da fauna e flora exclusivas do ambiente cavernícola, bem como espécies do Cerrado ameaçadas de extinção.

Possui belezas cênicas como cascatas, cachoeiras e rios de águas cristalinas, com grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo.

A primeira caverna é a Angélica, com acesso por trilha tranquila, tem 17 km de extensão e cerca de dez salões que ostentam formações rochosas como estalactites e estalagmites.

A segunda gruta que merece destaque é a Terra Ronca 1, que é cortada por um rio e tem entrada rente à estrada que atravessa o parque – seu interior chega a 90 metros de altura e desemboca em um altar onde é realizada a Festa do Bom Jesus da Lapa.

Para aproveitar bem a viagem, é essencial dormir por aqui, numa das hospedarias que rodeiam o Povoado São João, em São Domingos. Os guias são indispensáveis. Na mala, coloque roupas leves, tênis, lanche e repelente.

O Parque de Terra Ronca recebe todos os anos uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas da região – a Romaria do Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca, que acontece nos dias 5 e 6 de agosto. A primeira celebração foi datada no ano de 1926, e desde a década de 40 que ela acontece regularmente.

Divirta-se

Divinópolis de Goiás: Programa ‘Cidade digital’ não sai do papel



Em 2014, a cidade de Divinópolis de Goiás foi selecionada pelo Ministério das comunicações para receber infraestrutura de acesso à internet por fibra óptica capaz de ligar órgãos públicos e melhorar o atendimento à população, através do programa “cidades digitais”.

Na época, somente 80 cidades haviam sido contempladas em todo o Brasil, no estado de Goiás poucas cidades foram escolhidas.

Em agosto daquele ano a prefeitura de Divinópolis recebeu um oficio do ministério das comunicações, onde foi comunicado que já houve licitação para contratação de empresas integradoras para a implantação da infraestrutura do projeto “cidades digitais”.

Segundo o ofício o ministério das comunicações estaria finalizando os trâmites para contratação das empresas.

Em dezembro de 2014, representantes da empresa vencedora da licitação estiveram na cidade, em reunião com o gestor do município.

Na ocasião a empresa fez o mapeamento e projeção dos locais onde seriam instaladas as fibras óticas.

A empresa informou na época que a execução do projeto estava previsto para iniciar em março de 2015.

Dois anos depois, nada saiu do papel ainda. O projeto tem o objetivo de modernizar a gestão, ampliar o acesso a serviços públicos, promover a inclusão digital dos cidadãos, bem como o desenvolvimento das cidades por meio da tecnologia.

O projeto cidade digital prevê ainda instalação de câmeras pela cidade, além de internet gratuita em locais públicos, como praças e escolas.

Se um dia esse projeto for executado, será um grande salto digital para o município.

São Domingos/GO: Câmara de vereadores rejeita projeto municipal da Ficha Limpa



A câmara municipal de vereadores de São Domingos, no nordeste goiano, rejeitou o projeto 003/2017, que implantaria a ficha limpa no município.

O projeto foi rejeitado pela maioria dos vereadores. Cinco vereadores votaram contra o projeto de lei, e apenas três foram favoráveis à ficha limpa.

O projeto de autoria dos vereadores Jailson Gomes e Odair José, instituía a ficha limpa municipal na nomeação de servidores a cargos comissionados para a administração direta (Prefeitura e câmara municipal) e na administração indireta (Autarquias, empresas públicas e de economia mista e fundações públicas).

A lei previa a proibição à nomeação de pessoas que havia sido responsabilizado ou condenado pela prática de infração penal, civil ou administrativa nas situações que, descritas pela legislação eleitoral, configurem hipóteses de inelegibilidade.

O município também ficaria proibido de contratar empresas cujos proprietários, sócios e diretores tenham sidos declarados inelegíveis.

Cachaça artesanal é objeto de pesquisa científica do curso de Matemática da UEG de Posse/GO




No último sábado (24), a acadêmica Yeslla Brenda Teolina dos Santos, da UEG de Posse - Goiás acompanhada por seu orientador o professor Mário Ferreira do Nascimento Filho, deram início a aplicação do projeto de pesquisa Aplicações Matemáticas Na Produção e Comercialização de Cachaça Artesanal no Povoado Chapada (Município de Nova Roma, Goiás).

O projeto que integra o Trabalho de Curso de Matemática tem por objetivo investigar o conhecimento matemático aplicado na produção de cachaça artesanal dos produtores familiares desta localidade, analisando como a ciência é aplicada, confrontando sua aplicação na consolidação da economia doméstica destes grupos familiares, dando ênfase ao estudo algébrico de funções marginais com aplicação de Cálculo Diferencial e Integral - CDI.

A acadêmica observará toda a cadeia produtiva da cachaça e, ao final da pesquisa, fornecerá aos produtores planilhas com a composição de custos, receita e lucro da produção, o que futuramente servirá como subsídio para que estes produtores possam buscar registro de seus produtos no Ministério da Agricultura, otimizando assim os resultados da produção artesanal de cachaça.

Colaboram com este projeto a princípio 2 agricultores familiares, o senhor César Sousa, o Curió, produtor da Aguardente Curió que segundo ele teve sua produção iniciada com o pai no ano de 1975 e que fabrica em média 130 litros de cachaça/dia, e o senhor Alencar Sousa, que iniciou a produção de cachaça em maio deste ano produzindo em média 50 litros/dia.

Novo regulamento de TC de Matemática incentiva projetos inovadores no Câmpus

O curso de Matemática ofertado pelo Câmpus Posse está há 16 anos transformando a realidade da região nordeste goiano, contudo, mesmo com sua imponente presença, é perceptível a falta de projetos com aplicações fora do contexto escolar, com ações que realmente impactem na transformação social da comunidade em geral.

Em conformidade com a missão institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG) prevista no Art.4º de seu estatuto, este estudo tem a premissa de "produzir e socializar o conhecimento científico e o saber, desenvolver a cultura e a formação integral de profissionais e indivíduos capazes de se inserirem criticamente na sociedade e promoverem a transformação da realidade socioeconômica da região, do Estado de Goiás e do Brasil" (Estatuto da Universidade Estadual de Goiás, 2014).

Foi diante da importante missão da Universidade que no ano de 2017 o Colegiado do Curso de Matemática aprovou mudanças pontuais nos Trabalhos de Curso (TC) observando as diretrizes gerais que norteiam os cursos de Licenciatura da UEG, bem como o PPC do Curso de Matemática, fundamentando-o em uma concepção devidamente identificada com a formação de professores reflexivos pesquisadores, cujos pressupostos rompem com o reducionismo do TC na perspectiva da prática como mera exigência formal, muitas vezes revelando dicotomia entre teoria e prática esperando conceber tempo e espaço profícuo para formação do professor reflexivo e pesquisador.

Atualmente são desenvolvidos 19 projetos cujos temas possuem relevância ímpar para a região e seus produtos subsidiarão transformações pontuais na sociedade e na economia desta região.




Texto e Fotos: (Mário Filho / Yeslla Brenda – UEG)

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...