Pular para o conteúdo principal

De acordo com 'Atlas da Violência', Goiás registra quinto maior índice de homicídios



O estado de Goiás tem a quinta maior taxa de homicídios por Unidade da Federação, é o que aponta o documento 'Atlas da Violência', divulgado nessa segunda-feira (5). A taxa de homícidios a cada 100 mil habitantes, de acordo com a pesquisa, é de 42,7.

O estado fica atrás apenas de Alagoas (63,0), Ceará (52,2), Sergipe (49,4) e Rio Grande do Norte (46,2). Os pesquisadores ainda apontaram para o número de homicídios por região federativa: Goiás, com 2.783 homicídios, é o nono com maior número de mortes violentas.

Outro dado relevante apontado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) foi os indicadores de feminicídio. Analisado através de dois fatores: a taxa de homicídios e a intensidade da violência letal no que diz respeito aos homicídios de mulheres, a pesquisa apontou que Goiás é o segundo maior estado no critério de letalidade perante mulheres, com um indíce de 8,8. Roraima, 'campeão' no quesito abuso e violência, apresentou um indicador de 9,5.

A taxa do estado também foi acima da média nacional, que atingiu o patamar de 4,6. Para o 'Atlas da Violência' 2016, "trata-se de uma situação gravíssima, ainda mais quando notamos que mais de 10% dos homicídios do mundo acontecem em solo nacional".

Nascido de uma parceria entre o Ipea e o FBSP, o 'Atlas da Violência', publicação que aponta a evolução dos homicídios no  Brasil nas regiões  e unidades federativas, foi divulgado nesta segunda-feira (5). O documento correspondente ao ano de 2016 ainda traz uma  informação alarmante: segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em 2014 houve 59.627 homicídios no Brasil – o que equivale a uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes de 29,1, o maior indicador já registrado. De acordo com os pesquisadores, um fator que contribuiu consideravelmente para o aumente desse número foi "a difusão das armas de fogo".

Ainda sobre a taxa de homicídios, os valores registrados em Goiânia foram de 56,9; seguido por Entorno de Brasília (51,6); Quirinópolis (39,7); Sudoeste de Goiás (38,6); Anápolis (36,8); Rio Vermelho (34,3); Iporá (33,4); Meia Ponte (28,2); São Miguel do Araguaia (24,2); Catalão (23,4); Porangatu (22,7); Aragarças (21,3); Pires do Rio (20,0); Ceres (18,6); Chapada dos Veadeiros (17,4) e Anicuns (15,7).

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.