Pular para o conteúdo principal

4 Perguntas para o advogado Charley Tolentino



Blog: 01) Qual a sua avaliação sobre o atual quadro político em Divinópolis de Goiás?

Charley Tolentino:

Vivemos um momento de instabilidade política, onde um governo eleito se encontra impugnado pela Justiça Eleitoral, embora ainda não finalizada as discursões jurídicas, visto que se encontra em fase recursal, mas com fundamentos fortes para a manutenção da cassação do Prefeito, que a meu ver é tida como certa. Essa realidade é péssima para o desenvolvimento social do nosso município, uma vez que um governo acusado de fraudes eleitorais e na iminência de ser cassado se torna vulnerável para a administração pública.

Noutro ponto, devemos ter como premissa a legalidade. A sociedade não pode legitimar um governo comprovadamente ilegal, a vitória nas urnas é condicionada à observância dos requisitos da legislação eleitoral. Se a Justiça reconheceu que o candidato vencedor utilizou de fraude eleitoral, captação ilícita de votos e abuso de poder econômico, significa que sem essas ardilosas atitudes esse candidato não seria eleito, o que o torna ilegítimo para o cargo, quando percorrido todo o devido processo legal.

Já ao avaliar o comportamento interno da política divinopolina, é possível perceber um sistema muito distante do ideal político, vigora há anos o apadrinhamento, a governabilidade em sua essência apenas para o grupo de eleitores do candidato eleito, com uma blindagem entre os companheiros, transmitindo assim a ideia de que só podem receber os benefícios sociais apenas os cidadãos que votaram no candidato eleito.

Observo as palavras de Tomás de Aquino, o filósofo, que dizia que “política é a arte de governar os homens e administrar as coisas, visando o bem comum, de acordo com as normas da reta razão”. Esse é o ideal que deve ser buscado pelo agente político. E para mim a política em Divinópolis precisa de uma renovação, pessoas capacitadas e uma visão política aberta e contemporânea, que visa a implantação de uma nova política, a política do bem comum.

Blog: 02) Pretende ser candidato a Prefeito em Divinópolis de Goiás?

Charley Tolentino:

Sim. Tenho o desejo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida na nossa cidade. Assim, se houver oportunidade mostrarei meus planos para a cidade, meus compromissos com o povo, de molde a ser um administrador fraterno e igualitário. Caso contrário, continuarei com a disponibilidade e a missão de contribuir com o desenvolvimento social nas mesmas perspectivas e amabilidade. 

Blog: 03) Sobre a briga com o vereador Jair Lima, o que de fato aconteceu?

Charley Tolentino:

Na última sexta (23) eu estava na Praça Castro Alves, apreciando a festa de São João, quando o vereador Jair, ora Presidente da Câmara municipal, me chamou com intuito aparente de uma conversa, mas ao me aproximar o vereador começou a insultar com acusações de que eu estaria lhe perseguindo pelo simples fato de ser advogado dos autores de uma denúncia que tramita no Ministério Público, a qual investiga o acúmulo de cargo em comissão concomitante com o mandato de vereador. Ao perceber que o vereador se encontrava alterado, resolvi afastar, foi quando o vereador deferiu um soco no meu rosto. O caso foi registrado na Polícia Civil, com o exame de corpo e delito, que atestou a lesão corporal, sendo que foi realizado em menos de 20 (vinte) minutos do ocorrido no hospital municipal, para o fim de instrução do Termo Circunstanciado e da ação de reparação de danos morais.

Blog: 04) No seu ponto de vista, quais são as atuais e visíveis fragilidades do nosso município? Que projetos e atitudes são necessários para o desenvolvimento social?

Charley Tolentino:

Acredito que o nosso munícipio é precário em oportunidade de formação educacional e fontes de renda. Percebemos que muitos jovens para construir a estrutura educacional e financeira são obrigados a sair do município e procurar essas conquistas em outras cidades. Os governantes precisam abraçar as escolas de qualificações técnicas. Em Campos Belos já temos o Instituto Federal Goiano, com inúmeras oportunidades de qualificações profissionais para a população. A falta de fábricas, indústrias e investimentos para o crescimento da agropecuária colocam o nosso município sem oportunidades para os jovens. Isso só muda com políticas públicas focadas para essa finalidade. Após o término do ensino médio os jovens Divinopolinos não encontra apoio na formação profissional, mesmo com vários programas do governo federal para fomento educacional, como PROUNI, FIES, SISU, SISUTEC, SEBRAE, PRONATEC, SENAI, SENAC e outros, a não ser por meio da luta individual. A abertura de escolas técnicas já trariam mais oportunidades, bem como o incentivo e apoio aos jovens empreendedores. 

Comentários

  1. Ratifico e compartilho o mesmo pensamento do Dr. CHARLES.

    ResponderExcluir
  2. SENAI E SENAC não são programas do governo federal, são instituições privadas!

    ResponderExcluir
  3. SENAI E SENAC não são programas do governo federal; são instituições privadas de interesse público, sem fins lucrativos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.