Pular para o conteúdo principal

Por ser portador de HIV, idoso consegue prisão domiciliar em Campos Belos/GO



Por ser portador de HIV, um homem de 66 anos, preso em flagrante por tráfico de drogas, conseguiu o benefício da prisão domiciliar.

A decisão, unânime, é da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e relatada pelo desembargador Edison Miguel da Silva Júnior, em habeas corpus da comarca de Campos Belos, no nordeste goiano.

O idoso sustentou que tem Aids e que, após sua prisão em flagrante, ocorrida em 9 julho de 2016, deixou de fazer o acompanhamento necessário e de forma adequada, uma vez que o local em que se encontra custodiado não pode oferecer-lhe o tratamento necessário para a doença.

Segundo ele, o processo terapêutico está sendo realizado no CAT em Goiânia e que esta prisão temporária “está impossibilitando dar continuidade à medicação e ao acompanhamento médico que só pode ser realizado na referida cidade”. O homem salientou que desde que foi preso deixou de realizar o tratamento, “o que traz sério” comprometimento à sua saúde.

Ao se manifestar, o relator observou que artigo 14, da Lei de Execuções Penais, dispõe que a assistência à saúde do preso e do internado, de caráter preventivo e curativo, compreenderá atendimento médico, farmacêutico e odontológico e que quando o estabelecimento penal não estiver aparelhado para prover a assistência médica necessária esta será prestada em outro local, mediante autorização da direção do estabelecimento.

O desembargador também tomou como base o artigo 318, inciso II, do Código de Processo Penal, que, em seu artigo 318, pondera que “poderá o juiz substituir a prisão preventiva pela domiciliar quando o agente for extremamente debilitado por motivo de doença grave”.

Para Edison Miguel, “ainda que não conste dos documentos acostados que o paciente encontra-se extremamente debilitado, traz informações de que é portador do Vírus HIV, cujo tratamento se dá por mieo de coquetéis de medicamento, imprescindíveis ao controle da doença”.

Para ele, “está devidamente comprovado que o paciente apresenta uma saúde precária, necessita de atendimento médico especializado e contínuo, que não lhe é disponibilizado na Unidade Prisional”.

Além disso, ressaltou o desembargador , “ele não conta com outro apontamento criminal, circunstâncias que corrobora para o abrandamento da situação prisional” e “os diversos relatórios apresentados pela defesa atestam a necessidade de intervenção cirúrgica e acompanhamento clínico regular por tempo indeterminado”.

Fonte: TJGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.