No último
sábado (24), a acadêmica Yeslla Brenda Teolina dos Santos, da UEG de Posse -
Goiás acompanhada por seu orientador o professor Mário Ferreira do Nascimento
Filho, deram início a aplicação do projeto de pesquisa Aplicações Matemáticas
Na Produção e Comercialização de Cachaça Artesanal no Povoado Chapada
(Município de Nova Roma, Goiás).
O projeto
que integra o Trabalho de Curso de Matemática tem por objetivo investigar o
conhecimento matemático aplicado na produção de cachaça artesanal dos
produtores familiares desta localidade, analisando como a ciência é aplicada,
confrontando sua aplicação na consolidação da economia doméstica destes grupos
familiares, dando ênfase ao estudo algébrico de funções marginais com aplicação
de Cálculo Diferencial e Integral - CDI.
A acadêmica
observará toda a cadeia produtiva da cachaça e, ao final da pesquisa, fornecerá
aos produtores planilhas com a composição de custos, receita e lucro da
produção, o que futuramente servirá como subsídio para que estes produtores
possam buscar registro de seus produtos no Ministério da Agricultura,
otimizando assim os resultados da produção artesanal de cachaça.
Colaboram
com este projeto a princípio 2 agricultores familiares, o senhor César Sousa, o
Curió, produtor da Aguardente Curió que segundo ele teve sua produção iniciada
com o pai no ano de 1975 e que fabrica em média 130 litros de cachaça/dia, e o
senhor Alencar Sousa, que iniciou a produção de cachaça em maio deste ano
produzindo em média 50 litros/dia.
Novo regulamento de TC de Matemática
incentiva projetos inovadores no Câmpus
O curso de
Matemática ofertado pelo Câmpus Posse está há 16 anos transformando a realidade
da região nordeste goiano, contudo, mesmo com sua imponente presença, é
perceptível a falta de projetos com aplicações fora do contexto escolar, com
ações que realmente impactem na transformação social da comunidade em geral.
Em
conformidade com a missão institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG)
prevista no Art.4º de seu estatuto, este estudo tem a premissa de
"produzir e socializar o conhecimento científico e o saber, desenvolver a
cultura e a formação integral de profissionais e indivíduos capazes de se
inserirem criticamente na sociedade e promoverem a transformação da realidade
socioeconômica da região, do Estado de Goiás e do Brasil" (Estatuto da
Universidade Estadual de Goiás, 2014).
Foi diante
da importante missão da Universidade que no ano de 2017 o Colegiado do Curso de
Matemática aprovou mudanças pontuais nos Trabalhos de Curso (TC) observando as
diretrizes gerais que norteiam os cursos de Licenciatura da UEG, bem como o PPC
do Curso de Matemática, fundamentando-o em uma concepção devidamente
identificada com a formação de professores reflexivos pesquisadores, cujos
pressupostos rompem com o reducionismo do TC na perspectiva da prática como
mera exigência formal, muitas vezes revelando dicotomia entre teoria e prática
esperando conceber tempo e espaço profícuo para formação do professor reflexivo
e pesquisador.
Atualmente
são desenvolvidos 19 projetos cujos temas possuem relevância ímpar para a
região e seus produtos subsidiarão transformações pontuais na sociedade e na
economia desta região.
Texto e Fotos:
(Mário Filho / Yeslla Brenda – UEG)
Comentários
Postar um comentário