Pular para o conteúdo principal

Chapada dos Veadeiros: Um paraíso também durante o inverno





Quem acha que a Chapada dos Veadeiros (GO) é destino apenas na época do calor se engana completamente. Programas de inverno, que podem ser curtidos principalmente a dois, estão cada vez mais fortes na programação da região nesse período das férias de julho.

O roteiro da temporada pode ir muito além das cachoeiras e contar com opções de degustação de vinho, uma noite aquecida por uma bela lareira e receitas quentes exclusivas, tudo para tornar o seu momento inesquecível.

Numa noite com sensação térmica que beira os 5o C, quem não gostaria de estar bem agasalhado para curtir, por exemplo, uma alta gastronomia harmonizada com rótulos de alguns dos melhores vinhos do mundo? Essa é uma opção de Alto Paraíso (GO), o portal de entrada da Chapada dos Veadeiros. No restaurante L’Alcofa, pode-se dizer que a adega e o cardápio são os pontos mais fortes da casa.

Apesar de ser localizado dentro da pousada-boutique Inácia, o restaurante é aberto ao público para o café da manhã, almoço e jantar. O local possui opções especiais para o inverno, como os incomparáveis risotos – a exemplo do confit de pato, risoto de codorna e o arroz de cordeiro, algumas das especialidades assinadas pelo chef italiano Giacomo Campodônico. Como sugestão, a casa oferece uma carta com mais de 200 rótulos, das mais variadas nacionalidades.

Com cerca de 20m2 de área climatizada, a adega possui garrafas premiada garimpadas por todo mundo, que variam de 80 a 60 mil reais, tornando o espaço um dos mais completos de toda a região. “Este é um dos grandes diferenciais. Usamos o bom vinho como uma espécie de ritual para o início de uma boa conversa e para aproveitarmos ainda mais a nossa gastronomia”, conta Gabriela Alcoforado, proprietária do local.

Para quem preferir, há ainda opções de bruschettas, carpaccio, steak tartar, massas frescas feitas na hora, lagostas e frutos do mar, filé-mignon, ou qualquer outra opção que é servida em louças alemãs, pratarias e antiguidades do século XIX. “Não há regras dentro da cozinha. Aqui, você pode pedir o que quiser e será servido de maneira especial”, arranha o chef em português.

Se for o caso, o cliente pode ainda optar por esticar a noite ao solicitar que a refeição seja servida nos próprios chalés da Pousada Inácia. Luxuosos, os quartos possuem estrutura além do conforto do dormitório: há mesas de jantar para casal, louçaria exclusiva e um ambiente completamente aconchegante, com direito a lençol de algodão egípcio 400 fios, área isolada termicamente, aquecimento solar individualizado nos banheiros e ainda mini-lareiras na área externa, para que a imensa vista para o Morro da Baleia seja ainda mais aproveitada.

Os viajantes que forem em grupo podem curtir juntos a lareira maior instalada na área de lazer, próxima às piscinas e ao spa. “Preparamos tudo como se recebêssemos amigos em nossa própria casa”, orgulha-se Gabriela Alcoforado, proprietária do local.

A área molhada e a de lazer da propriedade é toda aquecida com tecnologia sustentável. Aliás, a preocupação dos proprietários é justamente oferecer conforto aos usuários, sem que prejudique de alguma forma o santuário natural da Chapada dos Veadeiros. Não estranhe, por exemplo, se acordar ao som das extrovertidas araras-canindé, umas das vizinhas mais presentes na região onde está localizada a pousada.

Sobre o chef

Giacomo Campodônico é formado pela Escola Internacional de Comida Italiana (Alma), em Parma. Ele carrega na bagagem a experiência vivida nos restaurantes do Hotel Splendido, de Portofino, e Zefferino, de Genova, e tornou-se chef do Ulivo, em Barassi.

SERVIÇO

Pousada boutique Inácia / Restaurante L’Alcofa

Alto Paraíso de Goiás (Chapada dos Veadeiros)

Reservas e informações: pousadainacia@pousadainacia.com.br

Telefone: +55 (62) 99908-0895

Instagram: @pousadainacia

Facebook: /PousadaInacia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.