Pular para o conteúdo principal

Área expandida do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem 180 famílias



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (SED) estima que 180 famílias estão na área expandida do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), no Nordeste goiano.

A indenização dessas pessoas, que têm a posse hereditária da terra por estarem ali há muitos anos, ficará a cargo da União. Entretanto, a verba contemplará apenas as benfeitorias feitas.

“Essas famílias sofrerão prejuízo porque têm a posse da terra, mas não possuem documentação comprobatória”, frisa Sílvio Silva Souza, superintendente de desenvolvimento agrário e fundiário da SED.

Em decreto presidencial publicado ontem no Diário Oficial da União, a unidade de conservação foi ampliada de 65 mil para 240 mil hectares e ocupará áreas nos municípios de Cavalcante, Alto Paraíso, Nova Roma, Teresina de Goiás, Colinas do Sul e São João D’Aliança.

Sílvio ressalta que a pasta não é contra a expansão do parque. “Esperávamos que tivesse uma interlocução maior”, diz acerca da discussão sobre a regularização das propriedades dentro ou próximas ao PNCV.

O decreto de ampliação da unidade de conservação foi assinado pelo presidente Michel Temer na segunda-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente. A proposta era debatida de forma mais intensa há pelo menos dois anos entre a gestões estadual e federal.

Em dezembro de 2015, ampliação para aproximadamente 242 mil hectares chegou a ser dada como certa pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), mas Goiás pediu mais prazo para regularizar questões fundiárias.

Em 2016, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do MMA responsável pela elaboração do projeto de expansão, chegou a negociar a redução da área ampliada para mais de 222 mil hectares, para que Goiás desse o aval para a ampliação.

Entretanto, o Estado apresentou uma contraproposta com uma expansão imediata de 90 mil hectares, de forma fragmentada. Os outros 68 mil seriam somados à área após as regularizações. O formato não foi aceito e a discussão continuou.

No mês passado, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Secima) apontou que o impasse da regularização estava perto de ser resolvido, devido ao apontamento de medidas para facilitar o pagamento de indenizações das famílias da região afetada. Todavia, a SED reforçava o discurso que a situação da regularização era peculiar.

Gleba legal

De acordo com a SED, cerca de 280 propriedades próximas ao parque deverão ser tituladas. São processos que estão em andamento na Superintendência de Desenvolvimento Agrário e Fundiário (Sedaf) da secretaria por meio do Programa Gleba Legal, criado em 2015 com o objetivo de legalizar as terras devolutas do Estado.

A gestão estadual alega que algumas dessas demandas por regularização fundiária, na região do PNCV, se delongam há mais de 40 anos. As titularizações tinham previsão para término no ano que vem.

O número de processos já finalizados desde o início do projeto não foi divulgado. Entretanto, em maio, 22 procedimentos foram encerrados de terras que estão em Cavalcante, Teresina de Goiás e Colinas de Goiás. De acordo com a SED, estima-se um tempo de seis a dez meses no processo de regularização.

A SED diz que dará continuidade ao trabalho de georreferenciamento iniciado na região. Ele indicará a geolocalização dessas famílias e também fará a medição do terreno, entre outras características importantes para a regularização da terra para os proprietários.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.