Pular para o conteúdo principal

Governo lança serviço aeromédico para atendimento à saúde em Goiás



Os goianos passam a contar, a partir de sexta-feira (12), com transporte aéreo de urgência e emergência de longa distância. Ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o governador Ronaldo Caiado lançou o serviço de transporte aeromédico de asa fixa do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Na solenidade, entregou um avião, modelo Sêneca 3, que vai reforçar o serviço. “Goiás está construindo situações inéditas”, afirmou Caiado ao formalizar a parceria dos bombeiros com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

A nova aeronave possui capacidade de transportar até seis pessoas e é equipada para atender ocorrências diuturnamente. O Sêneca 3 será utilizado como Unidade de Terapia Intensiva Aérea (UTI-Aérea) nos transportes de vítimas em estado grave. A rapidez no transporte desse tipo de paciente é essencial para salvar vidas. “Como médico, sei dizer a importância de ter o paciente o mais rápido possível no centro cirúrgico, já que seu quadro clínico pode piorar com o passar do tempo”, afirmou Caiado ao dizer que, uma viagem entre Posse e Goiânia que demoraria sete horas via terrestre, levará uma hora e quarenta minutos com o novo suporte aéreo.

Sobre o serviço aeromédico, o ministro Mandetta elogiou o perfil corajoso dos bombeiros e dos servidores do Samu, que trabalham na linha fina entre a vida e a morte. “O chegar, atender e socorrer com qualidade é decisivo para o paciente. Acredito que Goiás está no caminho certo”, salientou.

O vice-governador Lincoln Tejota elogiou as forças de segurança pública de Goiás, comandadas pelo secretário Rodney Miranda, que também marcou presença no evento. Conforme destacou, apesar do momento difícil pelo qual o Estado passa, a exemplo da Segurança Pública, cada secretaria tem utilizado sua criatividade e capacidade para inovar. "Graças a isso estamos conseguindo oferecer dias melhores à nossa população", disse.

A implantação do serviço de transporte aeromédico de asa fixa é fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Segurança Pública e da Saúde, Samu de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), que vão fornecer médicos, enfermeiros, além de equipamentos, medicamentos e insumos necessários para a manutenção do serviço. “Grande conquista que merece ser celebrada”, destacou o secretário da Saúde, Ismael Alexandrino.

O convênio firmado nesta tarde prevê economia de mais 50% em relação aos gastos anteriores. Até então, o socorro aéreo com esse perfil era realizado por uma empresa privada. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus, agradeceu a atenção que Caiado tem dispensado à corporação e os investimentos já anunciados desde o início do ano. “O governador é tem procurado fortalecer as instituições. Ele não mede esforços para que a gente ofereça trabalho com eficiência à população”, salientou.

O avião entregue nesta tarde também irá atender equipes médicas para captação e transporte de órgãos e tecidos para transplantes. O Sêneca 3 passa a reforçar o serviço de resgate aéreo da Corporação, que já conta com um helicóptero A119 com capacidade de resgatar até duas vítimas com médico e enfermeiro a bordo. Na solenidade, uma réplica em miniatura foi entregue ao ministro Mandetta.

Atenção ao diabético

No início da tarde, dentro da agenda de compromissos relacionados à saúde, o governador levou o ministro para conhecer as instalações do Hospital Materno Infantil (HMI). Logo depois, o ministro e governador foram recebidos no Paço Municipal pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende.

Na sequência, foram ao Centro Estadual de Atenção ao Diabético (Cead). Depois de conversar com pacientes e entender o funcionamento da unidade, Mandetta afirmou que o local pode se tornar referência nacional no atendimento ao diabético. “Nossa responsabilidade é fazer com que as pessoas se conscientizem que o diabetes é uma doença crônica que não tem cura, mas que tem controle. E é esse controle que a gente busca”, destacou.

Portador da doença e idealizador do Cead, o senador Jorge Kajuru relatou que atualmente o local conta com equipe multiprofissional, incluindo 15 médicos, quatro podólogos, além de assistentes sociais e psicólogos. "Nada disso teria sequência se Goiás não elegesse um homem com a envergadura de Caiado", opinou ao completar que, com o atual governo, a discussão gira em torno de ampliar o atendimento ao diabético.

No cenário nacional, o senador articula para aprovação da Política Nacional de Prevenção do Diabetes no Congresso Nacional. Se aprovado, o projeto será adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria teve relatoria de Ronaldo Caiado, enquanto senador. “E agora nós também temos o apoio do ministro Mandetta para que o Brasil tenha um centros de atendimento como esse. Quase 30 milhões de diabéticos vão ser atendidos via SUS”, disse Kajuru.

Caiado relatou que pretende utilizar o Cead como referência para instalação das policlínicas de saúde pelo interior do Estado. A proposta é que, além de oferecer suporte em diversas áreas da medicina, o cidadão diabético receba atendimento especializado. “Hoje existe um sentimento maior de que o diabetes é a causa mortis da maioria das doenças, chegando a assumir 42% do fator determinante que levou o paciente a óbito. Temos de mudar essa realidade.”

Pela manhã, a comitiva liderada pelo governador e pelo ministro da Saúde esteve no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), onde inaugurou 55 leitos pediátricos, sendo 45 de enfermaria e dez de UTI. Os novos leitos serão destinados a crianças e gestantes atendidos pelo Hospital Materno Infantil (HMI). Na ocasião, também foi anunciado o repasse de R$ 150 milhões pelo ministro Mandetta, para a média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar em Goiânia e no interior de Goiás. Do total de recurso, aproximadamente R$ 25 milhões serão destinados a 30 municípios goianos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.