Pular para o conteúdo principal

Ônyx Lorenzoni diz que nos próximos dias será criado decreto para estruturar Ride/DF. Alvorada do Norte, Cavalcante, Flores de Goiás e Simolândia fazem parte



O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou que nos próximos dez dias vai criar um decreto para estruturar o conselho administrativo da Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). O anúncio foi feito na tarde da última terça-feira (23), no Palácio do Planalto.

O conselho será formado pelos governos federal, estaduais de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, além das Prefeituras das cidades do entorno de Brasília. O ministro destacou que o momento é propício para a estruturação. A Ride foi criada por uma Lei de 1998 para unificar procedimentos dos serviços públicos dos três estados e da União.

“Estamos com um PPA [Plano Plurianual] se abrindo no Congresso e a própria LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias], permitindo que já para o próximo ano, a gente tenha recursos orçamentários para iniciar as primeiras obras de atendimento do Entorno”, disse Lorenzoni. Sobre a origem dos recursos, ele explicou que serão provenientes o orçamento da união e de fundos extraordinários.

Em contrapartida, cada Estado será obrigado a cumprir um cronograma para apresentação do PPA. Os planos estaduais devem convergir com o PPA nacional em relação ao atendimento das regiões mais carentes, especificamente dos municípios que compõem o Entorno.

Goiás

O anúncio do ministro foi feito após reunião com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), os ministros do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, de Minas e Energia, Almirante Neto; e o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto.

O governador Ronaldo Caiado explicou que os três estados devem definir agendas e prazos para apresentar resultados daquilo que for priorizado, em todas as áreas, como transporte, segurança pública, saúde e educação.

“Este ano já poderemos ter acesso à verba dos Ministérios para avançar em algumas prioridades, dentro de um regime em que o Governo Federal assuma as suas responsabilidades com os estados que compõem a Ride”, disse o democrata.

Alguns benefícios federais concedidos aos municípios que compõem a Ride são: fixação de tarifas, fretes e seguros pelo Ministério da Fazenda; e linhas de crédito especiais e isenções e incentivos fiscais, em caráter temporário, de fomento a atividades produtivas em programas de geração de empregos e fixação de mão-de-obra.

Mudança

Em junho do ano passado, o então presidente Michel Temer (MDB) sancionou uma Lei Complementar que ampliava a área de abrangência da Ride. A justificativa é que outros vários municípios da região têm forte ligação socioeconômica com o Distrito Federal e não são membros originais.

Agora, fazem parte da Rede Integrada: os municípios goianos de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa. Os municípios mineiros de Unaí e Buritis. E, por último, foram incluídos Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício, de Goiás. Além das cidades mineiras de Arinos e Cabeceira Grande.

Fonte: Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.