domingo, 30 de junho de 2019

Paulo Trabalho e Humberto Teófilo podem deixar o PSL. Por infidelidade partidária



Os deputados Humberto Teófilo e Paulo Trabalho, porque não há momento uma janela para o troca-troca partidário, tendem a permanecer no PSL.

Assim que for possível, Humberto Teófilo e Paulo Trabalho devem deixar o partido. Eles não dizem abertamente, mas sentem-se desconfortáveis com as críticas do deputado federal Delegado Waldir Soares, presidente do PSL em Goiás e líder do partido na Câmara dos Deputados, ao governador Ronaldo Caiado (DEM). Não deixa de ser curioso que os dois deputados estaduais do PSL se definam como “caiadistas”, e não como “waldiristas”.

Na semana passada, um deputado disse a reportagem  “O PSL de Goiás está cada dia menor para Delegado Waldir e seus dois deputados estaduais, Paulo Trabalho e Humberto Teófilo”.

Recentemente, Delegado Waldir disse que vai chegar o dia em que Paulo Trabalho e Humberto Teófilo terão que optar entre o PSL, o partido que os bancou para deputado, e o governador Ronaldo Caiado. Não falou em expulsão, mas é o caminho lógico se confirmada a infidelidade partidária.

É provável que, em 2020, se ficarem ao lado de Ronaldo Caiado nas eleições municipais, Humberto Teófilo e Paulo Trabalho sejam expulsos do PSL — sob alegação de infidelidade partidária.

Alguns partidos, como o Patriota e o DEM, gostariam de acolher os dois deputados. Paulo Trabalho, inclusive, é cotado para representar o DEM no Nordeste de Goiás — isto, claro, se trocar de partido.

Fonte: Jornal Opção

Padrasto é preso em Alvorada do Norte/GO suspeito de matar e sumir com corpo de jovem em Valparaíso de Goiás

Família até hoje não sabe onde está Thayná Ferreira Alves, que desapareceu em Valparaíso de Goiás
Imagem de câmera de segurança mostra quando Thayná saiu de casa no dia do desaparecimento com o padrasto, em Valparaíso de Goiás

A Polícia Civil de Goiás prendeu, no último dia 20 de junho de 2019, Waldezar Cordeiro de Matos, 69 anos, suspeito de matar e sumir com o corpo da enteada Thayná Ferreira Alves, 21 anos, em fevereiro de 2017, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

Segundo o delegado, Rafael Abrão, o suspeito foi preso em Alvorada do Norte, no nordeste de Goiás. Ainda de acordo com Abrão, Waldezar apresentou advogado após a prisão. A polícia não soube informar o nome e a reportagem não conseguiu contato.

Waldezar chegou a ficar preso temporariamente na época do crime por 30 dias. Ele sempre negou o crime.

“Ele foi preso agora preventivamente. Eu não posso dar detalhes sobre o caso, mas saiu o mandado de prisão ele foi preso de novo por homicídio e ocultação de cadáver. Essa prisão não tem prazo, não é como aquela última dele que ficou só 30 dias. Ele deve responder o processo todo preso”, disse Rafael Abrão.

Ainda segundo o delegado, o mandado de prisão preventiva foi expedido no dia 18 de junho.

“Desde então, a gente estava empreendendo diligências para poder prendê-lo. Ele já está recolhido no presídio de Valparaíso”, informou o delegado.

Para a mãe de Thayná, Jussara Ferreira Lacerda, que já cavou em mais de 30 pontos diferentes atrás do corpo da filha, a prisão é vista com certo alívio.

“Eu me sinto um pouco aliviada, porque o principal suspeito estava solto e eu chorando dia e noite a morte da minha filha. É uma dor que não vai acabar nunca. Ele acabou com a minha vida. Como sempre digo, vou lutar sempre por Justiça, que é o que ela faria por mim se fosse o contrário”, disse a mãe.

Jussara afirma ainda que não basta só a prisão do suspeito, mas também encontrar o corpo da filha. “A Justiça entendeu que ele é culpado, mas eu sigo pedindo a Deus que ele confesse e fale onde colocou o corpo da minha filha. Quero ter o direito de mãe de dar um enterro digno a minha filha”, disse a mãe.

O advogado de Jussarra, José Carlos Carvalho, disse que a decisão pela prisão é da juíza Lorena Prudente Mendes, titular da Vara Criminal de Valparaíso de Goiás.

“A prisão dele foi por feminicídio, com três qualificadoras, porque ele é o padrasto dela. Não posso dar muitos detalhes porque nós pedimos o sigilo no processo. Mas vejo que a Justiça começou a ser feita”, disse o advogado informando que está no caso há 8 meses.

Desaparecimento

Thayná desapareceu no dia 16 de fevereiro de 2017. Ela foi vista pela última vez com o padrasto. Imagens de câmeras de segurança mostraram quando os dois saem de carro para que ele, supostamente, a deixasse em um ponto de ônibus na BR-040. Desde então ela não foi mais vista.

A mãe da jovem conta que morava com Waldezar desde que a filha tinha 4 anos.

As imagens da câmera que mostram toda a movimentação no dia do desaparecimento fazem parte da investigação.

Até hoje, Jussara anda com uma pá no porta-malas do carro e vai até uma mata entre Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental, onde cava para tentar achar o corpo da filha.

É nesta área onde Waldezar fez uma ligação telefônica para a mãe da vítima no dia do desaparecimento. Nas investigações, a Polícia Civil conseguiu a quebra do sigilo telefônico dele e apontou que o mesmo esteve na mata, no dia do desaparecimento, em um raio de 3 km.

Jussara Ferreira procura corpo da filha, Thayná, em mata

 
Fonte: G1

Justiça barra CPI que afastou prefeito de Água Fria de Goiás. Vereadores haviam aprovado o afastamento do prefeito por 90 dias



A fervura política no município de Água Fria (GO), cidade do Entorno do DF, ganhou mais um capítulo. Após aprovarem, nessa terça-feira (25/06/2019), o afastamento do prefeito por 90 dias, os vereadores da Câmara Municipal foram notificados pela Justiça, que concedeu mandado de segurança suspendendo efeitos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o afastamento de José Eduardo Oliveira Neto.

Segundo a decisão do juiz Thiago Santos, ritos que deveriam ter sido seguidos pela comissão foram ignorados. “Após analisar os documentos juntados, inclusive a Ata da 11ª Sessão Ordinária, verifico que o sorteio para compor a comissão fora realizado dentre os vereadores presentes ao ato (11ª Sessão Ordinária), e não por todos os vereadores, com exceção dos impedidos, como exige a norma interna daquele órgão”, anotou o magistrado.

O juiz prossegue em sua sentença ressaltando que o sorteio foi realizado em descompasso com o que determina o art. 59 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Água Fria de Goiás – ou seja, o sorteio se limitou aos presentes, além de não ter sido justificada a exclusão dos demais membros, inclusive um dos impetrantes. “Salienta-se, portanto, que uma norma restritiva não pode ser ampliada, devendo ser seguida à risca, já que, no presente caso, não existe omissão na letra da lei quanto a realização do sorteio”, destacou.

Afastamento

Por 7 votos a 2, a Câmara Municipal afastou o prefeito de Água Fria (GO). De acordo com os integrantes da CPI, o afastamento ocorreu após denúncia de que as licenças ambientais fornecidas pela prefeitura não seguiam os trâmites necessários. Para o político, no entanto, o caso é um “complô” contra ele. “Tudo isso é fruto de uma perseguição política”, afirma.

Segundo José Neto, há várias inconsistências na condução do processo. “A Câmara está extrapolando o poder que tem. Apresentaram a denúncia e logo depois votaram o afastamento. Não tive direito nem de me defender”, reclama.

A reportagem entrou em contato com o presidente da CPI, vereador Laécio Carvalho (PEN), para falar a respeito do assunto. Ele afirmou que já tinha conhecimento acerca da decisão da Justiça em conceder o mandado de segurança barrando a CPI. “Sobre a recondução do prefeito ao cargo nós não tivemos conhecimento”, disse.

Fonte: Métroples

Réus ficam em silêncio durante audiência que apura desvios de R$ 2 milhões na Diocese de Formosa/GO



Nove réus da Operação Caifás, que apura desvios de R$ 2 milhões na Diocese de Formosa, no Entorno do DF, preferiram ficar em silêncio durante audiência judicial sobre o caso, realizada no Fórum da cidade.

A audiência ocorreu na sexta-feira (28). Entre os acusados, estão o ex-bispo José Ronaldo Ribeiro e padres também apontados como integrantes do esquema. Eles respondem em liberdade.

Esta audiência estava prevista, inicialmente, para o dia 29 de março. Porém, ela foi adiada por conta da morte de um dos réus, o monsenhor Epitácio Cardozo Pereira, e remarcada para três meses depois.

Foi determinado que o depoimento de outro réu, Tiago Wenceslau, seja realizado via carta precatória, no dia 7 de agosto, em Recife.

O juiz Fernando Oliveira Samuel determinou que passados dez dias úteis desta data, em 19 de agosto, as defesas dos réus se manifestem sobre algum pedido de diligência diante dos fatos apurados.

Pedidos

Durante a audiência, o advogado Lucas de Castro Rivas, que representa José Ronaldo alegou que ocorria sonegação de provas, impedindo a ampla defesa, e pediu a suspensão do interrogatório até que tais documentos fossem juntados.

Ele também cobrou a disponibilização de provas colhidas nos aparelhos eletrônicos dos acusados. O magistrado, porém, afirmou que "não há qualquer evidência de sonegação de elementos de provas". Por isso, indeferiu o pedido.

Em relação à segunda solicitação, ele deliberou pelo acesso aos documentos extraídos dos aparelhos, mas destacou que a ausências dos mesmos não sustenta a requisição de suspensão do interrogatório.

Prisões após denúncias

Investigações do Ministério Público feitas a partir de denúncias de fiéis apontaram que 11 pessoas usaram o dinheiro para comprar uma fazenda de gado, uma casa lotérica e carros de luxo.

Além do bispo, quatro padres, um monsenhor e funcionários administrativos também foram presos. Quase um mês após as prisões, o grupo conseguiu habeas corpus e deixou a prisão. Na porta do presídio, eles foram recebidos com festa e uma salva de palmas pelos fiéis.

Em setembro do ano passado, o Papa Francisco acolheu pedido de renúncia de dom José Ronaldo. Após mais de um ano, dom Adair José Guimarães, nomeado pelo Papa, assumiu a diocese.

Fonte: G1

Determinado bloqueio de bens de denunciados na Operação Show de Horrores, em Água Fria/GO




Os réus denunciados na Operação Show de Horrores pelo envolvimento em irregularidades na contratação, pela prefeitura de Água Fria, de duas empresas produtoras de eventos tiveram seus bens bloqueados.

Na decisão, o juiz Gustavo Costa Borges acolheu pedidos liminares feitos em ação proposta em março deste ano pelo promotor Rafael Simonetti Bueno da Silva.

“Concluo, preliminarmente, que houve abuso da personalidade jurídica e desvio da finalidade das pessoas jurídicas, por serem utilizadas para práticas criminosas, inclusive, elas, aferindo rendas ilícitas sobre a depreciação da Fazenda Pública”, afirmou o magistrado na sentença.

Foram apuradas pelo MP irregularidades na contratação, pela prefeitura de Água Fria, de duas empresas produtoras de eventos, Tecnobrasil Assessoria e Eventos e General Braz, ambas pertencentes ao ex-secretário municipal de Articulação Política e ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação, Fábio Braz de Queiroz. O dano causado ao erário soma o valor atualizado de R$ 588.919,10, montante que os réus tiveram bloqueados, individualmente.

Foram também denunciados o ex-prefeito João de Deus Silva Carvalho e o ex-secretário Fábio Braz de Queiroz, que, na época dos fatos (2013 e 2014), era presidente da Comissão Permanente de Licitação, por nomeação do então prefeito. São ainda réus o presidente da Câmara Municipal de Água Fria, Roberto Márcio Morais de Castro; os servidores Leonardo André Amorim Machado Gomes, Maciel Moraes de Castro, José Domingos Gomes de Oliveira e Sintia Maria Gonçalves, e os donos registrados da empresa Tecnobrasil, Alexsandro José de Olivera e Grazielly Pereira Barbosa.

Os dois últimos denunciados estão foragidos. Os demais, estão soltos, no entanto, foi-lhes aplicada medida cautelar de afastamento do serviço público. Eles foram denunciados pelo crime de organização criminosa, fraude a licitação, entre outros. Clique aqui para conferir a individualização dos crimes e ler a íntegra da denúncia.

O caso

O MP verificou o funcionamento de uma organização criminosa que falsificou documentos e beneficiou as empresas citadas em contratos para realização das festividades do 26º e 27º aniversários da cidade. A empresa General Braz - cujo verdadeiro proprietário era o ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação, Fábio Braz de Queiroz - venceu todas as licitações de 2013 para festas. Já em 2014, quem venceu todos os procedimentos licitatórios foi a empresa Tecnobrasil, que também tem como um dos sócios o ex-presidente.

Como explica o promotor no pedido de medidas cautelares, apesar de Alexsandro José de Oliveira e Grazielly Pereira Barbosa constarem como os donos da Tecnobrasil no contrato social, a empresa, na verdade, pertence a Fábio Braz. Tal informação foi averiguada em página da empresa na internet, a qual mostra que Fábio era o responsável pelo local de funcionamento da empresa, além de disponibilizar seu email e seu telefone para contato.

A General Braz, a exemplo da outra empresa, também não traz o nome de Fábio no registro, e sim de seu pai (Firmino Braz de Queiroz). No entanto, a real propriedade do ex-secretário foi certificado pelo oficial da promotoria encarregado de localizar a firma. O oficial conversou pessoalmente com Fábio, quando este se identificou com proprietário da General Braz.

É de fácil constatação que o investigado Fábio, mesmo se afastando da Comissão Permanente de Licitação, continuou atuando na prefeitura, homologado pelo investigado João de Deus no cargo de secretário municipal de Articulação Política, de modo que continuou a se beneficiar dos contratos entabulados entre a prefeitura e empresas de produções de eventos, todas de sua propriedade mas registradas em nomes de laranjas”, afirmou o promotor no pedido de medidas cautelares deferido pela Justiça.

Fonte: MPGO

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Grupo arrecada R$ 16 mil e constrói casa para família carente de Campos Belos/GO




Uma família de Campos Belos, no nordeste goiano, tem motivos para comemorar, o ano de 2019 é um novo recomeço para a família da Dona Rosa.

Integrantes do grupo de Master X do instituto performance e empresários de Campos Belos conseguiram R$ 16.330,00, com essa grana, o grupo conseguiu reformar, além de aumentar e construir novos cômodos na casa da família.

O local onde a família morava não tinha o básico, nem água encanada e nem energia elétrica, o tamanho da casa era apenas de 12 metros quadrado.

A ajuda de empresários da região, convidados pela Master X de Goiânia foi de extrema importância para arrecadação do dinheiro.

“Estou muito feliz, Deus abençoe a todos que ajudou”, disse emocionada a Dona Rosa.



Comércios são assaltados em São Domingos/GO




Na noite da última segunda-feira (24), dois estabelecimentos comerciais na região central de São Domingos, no nordeste goiano, foram alvos de assaltos.

O primeiro assalto ocorreu a um supermercado localizado próximo à rodoviária, dois homens em uma moto encapuzados levaram o dinheiro dos caixas.

Logo em seguida, a mesma dupla assaltou uma farmácia na região central da cidade, um desceu da moto e anunciou o assalto, levando o dinheiro do caixa.

A Polícia Militar foi acionada, realizou buscas pela região, mas ninguém foi preso.

Moradores e comerciantes estão assustados com a quantidade de roubos e assaltos que são cada vez mais recorrentes na cidade.

Arrastão em Divinópolis de Goiás

Na noite da última sexta-feira (21), homens armados assaltaram três estabelecimentos comerciais em Divinópolis de Goiás, no nordeste do estado.

Os bandidos fizeram um arrastão pela cidade, assaltaram farmácia, posto de combustível e um mercado.

Nos três estabelecimentos os assaltantes levaram dinheiro.

Educação apresenta ações voltadas aos municípios mais carentes, com destaque para região de Cavalcante/GO



No primeiro semestre deste ano, as ações da Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) garantiu mudanças significativas na vida de crianças, jovens e adultos que residem nos dez municípios considerados mais vulneráveis do Estado. A definição das ações para cada região foi realizada com base nos resultados do levantamento apresentado pelo Governo de Goiás por meio do índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás (IMCF).

Na área educacional, os principais avanços foram a criação de programas para atendimento de adultos analfabetos, ampliação do número de vagas para a Educação Infantil e distribuição de material didático às escolas dos municípios mais vulneráveis, com destaque para a região de Cavalcante.

O programa de alfabetização de adultos está entre as principais ações realizadas pela Seduc em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado. O trabalho também conta com o imprescindível apoio da Unesco e do Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD).

Após o levantamento que apontou a existência de 7 mil adultos analfabetos no Estado, o governador Ronaldo Caiado determinou uma força tarefa envolvendo vários órgãos estaduais com o intuito de reverter esse cenário. Dentro do conjunto de ações, nesta terça-feira, dia 25, foi lançado o programa “Alfabetização e Família”, em Montividiu do Norte.

O programa levará até os jovens e adultos do município ensino de qualidade. “É uma metodologia interessante, que não ficará centrada na escola, mas que será levada às igrejas, às comunidades e às residências. Nossa intenção é que os adultos tenham realmente acesso à essas aulas”, ressaltou a primeira-dama Gracinha Caiado. Segundo ela, todo material didático disponibilizado aos alunos é de responsabilidade da Unesco.

Parceria com municípios

Na Educação, outro destaque do primeiro semestre de 2019 foi a assinatura pelo Governo de Goiás de um termo de cessão de uso de dois prédios, transferindo o espaço para a prefeitura de Santa Terezinha de Goiás, permitindo assim a ampliação de vagas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental no município.

Também foi feita a entrega de duas salas de aula na comunidade de São Domingos, em Cavalcante, resolvendo o problema de alunos que assistiam às aulas nos corredores da escola ou em classes multisseriadas. Na região de Cavalcante também, a Seduc fez a entrega de 30 notebooks.

A primeira-dama Gracinha Caiado destaca que essa ação mostra que, mesmo com desafios, como a dificuldade de acesso à determinadas regiões, é possível ao Governo de Goiás levar a tecnologia até o cotidiano dessas pessoas. Outra melhoria apontada pela secretária de Educação, Fátima Gavioli, foi a distribuição de 600 livros didáticos – de todos os componentes curriculares – em cinco unidades escolares do Estado.

Fátima Gavioli também lembrou as melhorias na alimentação escolar. Segundo ela, ao colocar em dia o abastecimento da frota de veículos que transporta a merenda escolar, agora já é possível levar duas refeições diárias aos alunos das comunidades rurais e quilombolas dos municípios que fazem parte da região Nordeste do Estado.

Escolas rurais

O balanço de trabalho dos seis primeiros meses de gestão da secretária Fátima Gavioli foi apresentado ao governador Ronaldo Caiado, à primeira-dama Gracinha Caiado e aos integrantes do Gabinete de Políticas Sociais e diversos secretários de Estado.

Durante o encontro, Fátima Gavioli frisou que, dentro do planejamento das próximas ações da Educação, está a entrega do Caderno 5 para os professores. “Eles estão esperando há anos por este material para trabalhar em sala de aula e essa semana pretendemos levar essa publicação até eles”, destacou ela.

A secretária de Educação também deu outra excelente notícia, que é o retorno do projeto “Escola Família Agrícola”, que havia sido desativado pela gestão passada. “A escola de alternância é um projeto de extrema importância, pois muitos alunos trabalham com os pais nas áreas rurais e não podemos deixá-los de fora do sistema público de ensino”.

Profissionalização

Fátima Gavioli também apresentou alguns projetos que estão prestes a serem implementados na rede pública estadual. Entre eles está o ensino técnico profissionalizante, que deve abrir cerca de 15 mil novas vagas em diversos cursos e será implantado em parceria com o Instituto Tecnológico de Goiás (Itego).

Os detalhes desse convênio, que deverá ser assinado nas próximas semanas pelo governador Ronaldo Caiado, ainda estão sendo discutidos entre o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima, e a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli.

Após o término da reunião, a secretária de Educação considerou a união de esforços e o espírito de união da equipe como os dois principais pontos positivos do trabalho que está sendo realizado em favor do desenvolvimento das comunidades do Nordeste goiano. “Todas as pessoas presentes aqui são peças fundamentais nessa mudança”, destacou o governador Ronaldo Caiado ao receber o relatório de ações do primeiro semestre de 2019.

Caiado frisou ainda que o grupo de trabalho tem mostrado respostas rápidas e, ao mesmo tempo, trazido um diagnóstico preciso das situações das famílias mais carentes no Estado de Goiás. Ele finalizou dizendo que o objetivo do Governo de Goiás deve ser a “mudança na vida das pessoas”.

Fundos municipais

O grupo apresentou também um levantamento de todos os saldos financeiros dos Fundos Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação para organizar um trabalho articulado entre as Secretarias da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. De acordo com os dados, há um volume a ser investido de R$ 542 mil para assistência social, R$ 1,2 milhões para a Educação e R$ 4,2 milhões para a Saúde na região mais vulnerável do Estado.

Mas para que os municípios mais carentes de Goiás possam utilizar esses recursos federais, o Gabinete de Políticas Sociais pretende orientar prefeitos e técnicos dos municípios, de forma a cumprir todas as etapas burocráticas e de rito jurídico exigidas pela legislação. “Queremos que o município possa utilizar esses recursos em seu benefício, pois caso contrário, o dinheiro volta para os cofres do Tesouro Nacional”, destacou Gracinha Caiado.

O balanço de trabalho dos seis primeiros meses de gestão da secretária Fátima Gavioli foi apresentado ao governador Ronaldo Caiado, à primeira-dama Gracinha Caiado e aos integrantes do Gabinete de Políticas Sociais e diversos secretários de Estado.

Durante o encontro, Fátima Gavioli frisou que, dentro do planejamento das próximas ações da Educação, está a entrega do Caderno 5 para os professores. “Eles estão esperando há anos por este material para trabalhar em sala de aula e essa semana pretendemos levar essa publicação até eles”, destacou ela.

A secretária de Educação também deu outra excelente notícia, que é o retorno do projeto “Escola Família Agrícola”, que havia sido desativado pela gestão passada. “A escola de alternância é um projeto de extrema importância, pois muitos alunos trabalham com os pais nas áreas rurais e não podemos deixá-los de fora do sistema público de ensino”.

Comunicação Secretaria da Educação

Publicado edital de chamada pública para aquisição de alimentos do IF-Goiano de Campos Belos/GO



O IF Goiano - Campus Campos Belos, por meio de sua Comissão de Chamada Pública, torna público o Edital de Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios para alimentação escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.

A aquisição se dá por meio de dispensa de licitação conforme estabelecido pela Lei nº 11.947/2009 e Resolução/CD/FNDE nº 26/2013.

A entrega dos projetos de venda está marcada para o dia 10 de julho de 2019. O resultado será publicado no dia 15 de julho e os fornecedores habilitados deverão enviar as amostras no dia 17 de julho. O fornecimento acontecerá de agosto a novembro do ano vigente.




Fonte: IFGoiano

terça-feira, 25 de junho de 2019

A Chapada dos Veadeiros sob o olhar de um apaixonado




O ano era 2002. O montanhismo e o esporte de aventura levaram André Dib a uma outra forma de expressão não menos empolgante: a fotografia. Em sua mente, o desejo de registrar lugares isolados pelo mundo foi ganhando força e isso o levou a incluir a preocupação socioambiental na bagagem de vida e nos seus livros publicados.

Com 44 anos de idade, ele já esteve em diversos pontos do planeta e fez cliques em todos os estados brasileiros. “Os lugares me emocionam. A Antártida, em especial, me toca muito, assim como as montanhas ou a imensidão da Amazônia”, diz.

Atualmente, o fotógrafo documentarista trabalha para lançar uma nova obra sobre a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Um testemunho de amor a uma das áreas mais deslumbrantes do Brasil. Aliás, o lugar onde Dib escolheu para morar.

“Viver na Chapada é estar próximo de tudo aquilo que eu acredito. Da janela de casa, já se sente o ar puro. Alguns passos e já possível se refrescar num poço de água cristalina ou cruzar com um animal se alimentando em meio ao Cerrado preservado. As pessoas daqui também vivenciam essa ideia da preservação, da participação coletiva em prol da natureza. Mais que tudo, é um aprendizado”, afirma o fotógrafo, aproveitando para citar uma frase do escritor moçambicano Mia Couto que se encaixa perfeitamente nesse contexto: “Nas regiões que visito, encontro gente que não sabe ler livros, mas que sabe 'ler' o mundo. Nesse universo de outros saberes, sou eu o analfabeto."

Na realidade, fotografar a fauna da Chapada dos Veadeiros não é uma tarefa fácil. Mas os bichos estão lá, um pouco mais escondidos.

Pelas lentes de Dib já passaram lobo-guará, tamanduá-bandeira, veado-campeiro, muitas aves, anfíbios e répteis. Entre as preciosidades está um animal raro e que corre um sério risco de extinção: o pato-mergulhão (Mergus octosetaceous).

Leia a matéria completa clicando aqui

Promotorias e Polícia Civil realizam operação em Formosa/GO para apurar desvio de recursos públicos



A 1ª e a 6ª Promotorias de Formosa e a Polícia Civil deflagraram na manhã de hoje (25/6) a operação denominada Robespierre, que tem como objetivo cumprir dois mandados de busca e apreensão contra pessoas investigadas pela prática, em tese, de atos de improbidade administrativa consistente em desvio de recursos públicos no ano de 2018 em Formosa.

Os mandados foram cumpridos na empresa Criativa Comunicação Visual e na residência do proprietário da empresa. Segundo apurado no procedimento investigativo das promotorias, no segundo semestre de 2018, ano eleitoral, o município executou a contratação de serviços publicitários no valor de R$ 761.000,00 com a empresa investigada, superando em apenas seis meses o contrato nos últimos quatros anos somados.

Descobriu-se ainda que a campanha eleitoral do ex-secretário de Finanças de Formosa, Luís Gustavo Nunes de Araújo, candidato a deputado estadual no pleito de 2018, foi realizada empregando recursos e servidores públicos municipais, tendo o material publicitário de campanha sido produzido pela empresa Criativa.

A operação tem a coordenação dos promotores Fernanda Balbinot e Douglas Chegury, e conta com o auxílio dos delegados de Polícia Civil Vytautas Zumas e José Antônio Machado Sena.

O nome da operação

A operação recebeu o nome de Maximilien Robespierre, segundo os promotores, porque foi um dos mais destacados políticos franceses do século 18. Liderou os jacobinos na Revolução Francesa, que resultou na decapitação de nobres, do rei Luís XVI, assim como na queda da Bastilha.

Fonte: MPGO

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Lançado o livro ‘Divinópolis Terra da Gente’




Ocorreu na tarde do último sábado (22), no Clube Recreativo Monjolo, em Divinópolis de Goiás, o lançamento do livro ‘Divinópolis Terra da Gente’ da escritora Francielle Rêgo de Oliveira Braz.

Várias pessoas participaram do lançamento do livro, autoridades, colaboradores, personagens e moradores, inclusive de outras cidades. A escritora autografou exemplares e estava bastante emocionada.

A obra é um resgate histórico do município de Divinópolis ao longo destes 60 anos de sua criação.

O livro representa uma expressiva contribuição para a população divinopolina, principalmente os mais jovens, que tem a oportunidade de conhecer o município, é um resgate histórico, geográfico, político e sócio-cultural.

Entre os destaques do livro está a origem da povoação, atividades econômicas, festividades tradicionais, aspectos religiosos, personagens marcantes, personagens populares, memorial das famílias tradicionais, memorial dos pioneiros e versos que contam Divinópolis.

Além de muitas histórias, o livro também tem diversos registros fotográficos de lugares e pessoas que marcaram a história do município.

Este Blog também foi lembrado pela escritora, à honraria está na página 185, no capitulo 12, Personagens Populares.

A escritora Francielle Rêgo de Oliveira Braz disse que a pesquisa foi realizada durante 3 anos com objetivo de resgatar a história local.

Francielle Rego de Oliveira Braz é divinopolina de criação e paixão. Especialista em Agroecologia e Desenvolvimento Rural em Educação do Campo – Práticas Pedagógicas. Graduada em Administração de Empresas e em Matemática. Professora da Universidade Estadual de Goiás entre os anos de 2009 e 2019, centrou sua militância na criação do curso de Agroecologia da UEG e na extensão rural e ambiental. Atualmente, é professora de Administração do Instituto Federal Goiano, em Campos Belos.

Para adquirir o livro entre em contato com a escritora Francielle Braz, pelo numero: (62) 99836-2522.





Homem fica ferido em capotamento na GO-447, em Divinópolis de Goiás




Um homem ficou ferido após o carro que dirigia capotar, no início da manhã de domingo (23), na GO-447, no município de Divinópolis de Goiás, no nordeste do Estado.

O acidente aconteceu no trecho asfaltado da rodovia entre o Distrito de Vazante e a cidade de Divinópolis, o motorista seguia para a cidade de Divinópolis.

O homem foi socorrido e encaminhado ao hospital de Divinópolis com dores na perna.

A caminhonete ficou com a frente e o teto danificado. Não há informações sobre as causas do acidente.

Rodeio Show do Distrito de Vazante é sucesso de animação e público; Barões da Pisadinha foi a grande atração




A Prefeitura Municipal de Divinópolis de Goiás realizou nos dias 20, 21 e 22 de junho o 11º Rodeio Show do Distrito de Vazante.

O espaço onde foi realizado o Rodeio Show impressionou o público e a estrutura foi a melhor já vista na localidade. A festa de rodeio teve os melhores peões da região, show pirotécnico e uma estrutura inédita na região.

O rodeio atraiu milhares de pessoas nas três noites de festa. O público compareceu em massa nas arquibancadas e camarotes, para assistir as montarias.

Foram três noites de muita festa, com montarias de tirar o fôlego, shows, animação e encontro dos amigos, destaque para o show da banda Barões da Pisadinha, que está estourada em todo Brasil e fez um show histórico no Distrito de Vazante.

O evento teve ainda show com Forró A3, Os Feras do Baile e a dupla Brunno & Marlon.

O prefeito Charley Tolentino agradeceu a Deus pelo sucesso desse mega evento. “Sei que não é fácil fazer uma festa como essa. O sucesso desta festa nos da um combustível a mais para irmos em busca da perfeição, pois a nossa população merece o melhor”, disse o prefeito.

O rodeio show da Vazante se tornando um tradicional evento da localidade, e reuni todos os anos centenas de pessoas.









Goiás EC empresta jogador natural de Cavalcante/GO para o futebol da Coréia do Sul



Utilizado pelo técnico Augusto César no time de Aspirantes do Goiás Esporte Clube, o volante Ratinho está deixando a equipe esmeraldina para atuar no futebol da Coréia do Sul. A negociação foi confirmada pelo vice-presidente Mauro Machado em entrevista na Rádio Sagres 730.

Detalhes a respeito dos valores da transferência e o clube que o jogador vai atuar, não foram revelados.

O dirigente disse que a saída do volante por empréstimo será boa para as duas partes. "Para ele vai ser importante ir atuar em um clube fora do Brasil, para que possa ter uma experiência ainda maior. Confiamos muito no potencial do jogador e eu acredito particularmente que ele tem um futuro grande. A experiência será boa para ele e para nós também".

Ratinho tem 22 anos e nasceu na cidade de Cavalcante-GO. Ele chegou ao Goiás em 2018 após passagem pela Evangélica, Itabiana-SE e Itaberaí. Pelo time principal do Goiás atuou em quatro partidas.

Fonte: Sagres

Morador de Cavalcante/GO repudia leilão de imóvel doado pela prefeitura a CELG GT



Prezado Antônio Carlos,

Me chamo Ricardo Alexandre Garcia Galvão, sou funcionário público municipal de Cavalcante/GO, e quero aqui repudiar essa atitude da CELG GT, de leiloar esse imóvel, em especifico aqui de Cavalcante.

Lote esse que foi doado pela prefeitura no ano de 1995, para a então CELG construir no local indicado a sede da empresa no município para atender os cidadãos da nossa querida Cavalcante, ao ler o seu blog me deparo com essa noticia que no mínimo e uma falta de "vergonha" é um verdadeiro "tapa na cara" de nos contribuintes.

Segue copia da escritura do lote, no qual foi retirado do site do referido leilão.



domingo, 23 de junho de 2019

Mãe e filho são presos após policiais acharem cocaína escondida em carro na BR-020, em Alvorada do Norte/GO



Uma mulher e o filho dela foram presos após policiais encontrarem 20 kg de cocaína no carro em que viajavam na BR-020, em Alvorada do Norte, na região nordeste de Goiás.

Parte da droga estava na bolsa da motorista, e o restante, no fundo falso no porta-malas.

A abordagem aconteceu na sexta-feira (21). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, inicialmente, a equipe achou cinco gramas de cocaína na bolsa da mulher. Em seguida, os policiais fizeram uma revista minuciosa e encontraram o restante da droga.

Ao todo, a dupla escondia 20 tabletes de pasta base de cocaína, quatro pacotes em forma de pó e 1kg de agrotóxico que, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), seria adicionado ao entorpecente.

Mãe e filho foram levados para a delegacia de Alvorada do Norte.

A Polícia Civil informou que ambos foram indiciados por tráfico de drogas e encaminhados para o presídio de Simolândia.

Fonte: G1

Cleusa 'de mala e cuia' faz festa em Formosa/GO para comemorar divórcio que ex assinou após 25 anos



A cabeleireira Cleusa Cruz, que viralizou na web quando fez um post “ameaçando” se mudar “de mala e cuia” para a casa do ex que não assinava o divórcio há 25 anos, deu uma festa neste sábado (22) para comemorar a separação oficial no papel, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal.

Cleusa, que mora no Rio desde de 1984, havia prometido comemorar na sua terra natal o fim de uma luta para que o ex-marido assinasse a separação. Com o tema, “Arraiá da Cleusa de Mala e Cuia - A Divorciada”, a festa reuniu cerca de 200 pessoas, entre familiares e amigos..

“Vim comemorar com os meus conterrâneos. Afinal, foram 25 anos de espera. Minha festa está bombando. Estou reencontrando amigo e até encontrei um irmão que não via há seis anos”, comentou Cleusa.

Na festa, a cabeleireira fez questão de mostrar para todo mundo o novo documento de identidade, com o nome de solteira: Cleusa Ferreira da Cruz.

Aos 51 anos, a mãe de quatro filhos, diz que segue solteira, mas não com o coração desocupado.

“Estou solteira, mas tenho um amor no coração. Amor secreto”, contou rindo.

A animação de Cleusa contagiou os amigos e não faltaram bebida, comida típica e muita dança na festa, que começou por volta das 14h e ganhou a noite.

Repercussão nacional

Cleusa conta que tentou por três vezes o divórcio, tendo organizado tudo para conseguir se separar oficialmente do ex, mas que nunca conseguia que ele fosse assinar os papéis. Na terceira tentativa, quando ficou esperando ele no cartório e ele não apareceu, ela voltou para casa e publicou um texto nas redes sociais desabafando.

“Me aguarde, bofe. Dia 19 de maio tô chegando de mala e cuia”, dizia ela ao fim da publicação feita no último dia 8 de maio.

Neste post ela teve 443 mil comentários e 128 mil compartilhamentos. Depois ela chegou a publicar dois vídeos comentando a situação e respondendo perguntas de internautas.

Além dos comentários de apoio, muitas pessoas criaram imagens da cabeleireira chegando de mala e cuia na casa do ex. Até famosos entraram na “campanha” de Cleusa pelo divórcio. O cantor Leonardo publicou uma foto dele com a cabeleireira apoiando-a na sua saga.

“Olha quem veio no meu show de mala e cuia! #Cleusa! Você é sensacional! Rumo ao divórcio Juntos e Shallow Now”.

Ela também virou notícia com o Luciano Huck e no Encontro com Fátima Bernardes. Após a fama, participou de campanha no HemoRio, para incentivar a doação de sangue.

“Graças a Deus que eu estou podendo ajudar em ações sociais, que é tudo que eu mais gosto. Estou usando a minha imagem para o bem”, afirmou a cabeleireira.

Fonte: G1

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...