Pular para o conteúdo principal

A Chapada dos Veadeiros sob o olhar de um apaixonado




O ano era 2002. O montanhismo e o esporte de aventura levaram André Dib a uma outra forma de expressão não menos empolgante: a fotografia. Em sua mente, o desejo de registrar lugares isolados pelo mundo foi ganhando força e isso o levou a incluir a preocupação socioambiental na bagagem de vida e nos seus livros publicados.

Com 44 anos de idade, ele já esteve em diversos pontos do planeta e fez cliques em todos os estados brasileiros. “Os lugares me emocionam. A Antártida, em especial, me toca muito, assim como as montanhas ou a imensidão da Amazônia”, diz.

Atualmente, o fotógrafo documentarista trabalha para lançar uma nova obra sobre a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Um testemunho de amor a uma das áreas mais deslumbrantes do Brasil. Aliás, o lugar onde Dib escolheu para morar.

“Viver na Chapada é estar próximo de tudo aquilo que eu acredito. Da janela de casa, já se sente o ar puro. Alguns passos e já possível se refrescar num poço de água cristalina ou cruzar com um animal se alimentando em meio ao Cerrado preservado. As pessoas daqui também vivenciam essa ideia da preservação, da participação coletiva em prol da natureza. Mais que tudo, é um aprendizado”, afirma o fotógrafo, aproveitando para citar uma frase do escritor moçambicano Mia Couto que se encaixa perfeitamente nesse contexto: “Nas regiões que visito, encontro gente que não sabe ler livros, mas que sabe 'ler' o mundo. Nesse universo de outros saberes, sou eu o analfabeto."

Na realidade, fotografar a fauna da Chapada dos Veadeiros não é uma tarefa fácil. Mas os bichos estão lá, um pouco mais escondidos.

Pelas lentes de Dib já passaram lobo-guará, tamanduá-bandeira, veado-campeiro, muitas aves, anfíbios e répteis. Entre as preciosidades está um animal raro e que corre um sério risco de extinção: o pato-mergulhão (Mergus octosetaceous).

Leia a matéria completa clicando aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.