Pular para o conteúdo principal

Cavalcante/GO: Comunidades Kalunga recebem permissões de cultivo mecanizado



O Governo de Goiás entregou as permissões de cultivo mecanizado para as lavouras das comunidades Kalunga, em Cavalcante. As 47 autorizações foram assinadas pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, e atendem uma demanda antiga das comunidades tradicionais da região.

Além da utilização de maquinário no cultivo, o documento regulamenta pequenas supressões vegetais para abertura de novas roças para diversificação de culturas.

O cultivo mecanizado foi um pedido feito pelos quilombolas ao governador Ronaldo Caiado durante visita, ao lado da secretária Andréa Vulcanis, aos tradicionais festejos da Romaria do Vão do Moleque, no dia 14 de setembro. Um encontro realizado no dia 08 de outubro serviu para debater com a população local a proposta de regulamentação do cultivo nas roças da região, esclarecer dúvidas e colher as assinaturas com os pedidos dos primeiros beneficiários.

Segundo a secretária Andréa Vulcanis, as autorizações são importantes para acabar com a incerteza vivida pelos Kalunga nos últimos anos. “Com a autorização, nós vamos colocar dentro da lei o que ainda não tinha normativa e acabar com a incerteza da comunidade, que chegou a ficar sem plantio por medo de represálias das autoridades”, afirma.

“É bom lembrar que não era proibido, nada impedia a utilização das máquinas nas áreas abertas, mas agora estamos formalizando esta autorização de uso, especialmente as que envolvem pequenas supressões de vegetação nativa”, destaca a secretária.

Os quilombolas alegavam que eram obrigados a utilizar a técnica tradicional de roças de toco, ou roças de coivara, predominantemente manual, e com uso do fogo. De acordo com informações do Ibama local, muitos quilombolas chegaram a ser multados e a comunidade denunciava ameaças de prisão e apreensão de maquinários em caso de uso de implementos agrícolas para preparo do solo.

Com as autorizações em mãos, a comunidade Kalunga pode dar início imediato aos plantios mecanizados em roças já abertas, recomendando-se que não sejam realizadas intervenções nas margens dos rios e córregos, nas nascentes, encostas íngremes, topos de morros, montes, montanhas, serras e veredas.

Nascida e criada na comunidade do Vão do Moleque, Teodora de Aquino comemorou a autorização. “Um trator facilita demais nosso trabalho. Hoje, trabalhamos só na enxada e para limpar a terra vai ser muito bom”, disse. A vizinha Joana Lima da Conceição também se mostrou satisfeita com a mudança. “Queremos a melhora para nós aqui no sertão. Essa mudança dá força aqui para a comunidade, nós precisamos muito”, afirmou.

Andrelina Soares de Souza exemplificou a dificuldade dos kalunga da região com o cultivo manual de antigamente. “Sou sozinha, não tenho marido e estava sem poder plantar minha roça. Agora, se Deus quiser isso vai mudar”, contou.

Comunicação Semad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.