Pular para o conteúdo principal

Governo e população vão debater aplicação de R$ 81 milhões em Terra Ronca



Uma audiência pública nesta sexta-feira, dia 29, vai levantar as necessidades e desejos dos moradores da região do Parque Estadual de Terra Ronca, que abrange São Domingos e Guarani de Goiás, na divisa com a Bahia. Vão participar o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; a secretária do Meio Ambiente, Andréa Vulcanis; deputados estaduais e federais e um representante do Iphan.

Autoridades e população vão discutir como aplicar os R$ 81 milhões captados por emenda parlamentar para Terra Ronca. A meta é alavancar o Turismo da região, além de levar desenvolvimento, emprego e renda para o Nordeste de Goiás.

Os recursos devem ser aplicados na criação de infraestrutura e melhoria no acesso ao Parque Estadual. Segundo o presidente da Goiás Turismo, o primeiro passo será pavimentar os 40 quilômetros que dão acesso à entrada do Parque e, em seguida, investir na estrutura local e na formação da comunidade que vive nas proximidades de Terra Ronca.

O governador Ronaldo Caiado destaca que promover o Turismo é uma das estratégias mais efetivas para se combater as desigualdades sociais e promover desenvolvimento. “É um fator que imediatamente resgata as condições de vida, levando emprego e renda às pessoas. Todos os lugares do Brasil e do mundo que apostam no Turismo alcançam as melhores rendas e melhores salários”, argumentou o governador.

Audiência pública

A audiência vai ser realizada no Parque Estadual, na entrada da Gruta Terra Ronca, e começa às 14 horas da sexta-feira. A equipe da Goiás Turismo já está na região para preparar e convidar o pessoal para a audiência. O presidente Fabrício Amaral comemorou a conquista e já começou a articular para garantir a melhor aplicação do recurso.

“Estamos entendendo – e recebemos todo o apoio do governador Ronaldo Caiado para isso – que o Turismo pode ajudar muito nosso Estado e de forma rápida, com a geração imediata de emprego, renda e melhoria na qualidade de vida da população. Goiás é um Estado com um potencial turístico muito grande e precisamos explorar isso com investimentos no setor. A bancada já protocolou a emenda para o investimento em Terra Ronca e, agora, nosso papel é garantir que esse recurso seja viabilizado para que possamos trabalhar”, explicou Fabrício.

“Considerando que Terra Ronca abriga a maior concentração de cavernas da América Latina, vamos trabalhar no sentido de, junto com a Chapada dos Veadeiros, internacionalizar o Turismo no Estado de Goiás. Beleza e potencial turístico, nós temos”, ressaltou o presidente da autarquia.

Terra Ronca

Com a maior concentração de cavernas da América Latina e uma referência em ecoturismo de Goiás, Terra Ronca fica no Nordeste goiano, a 600 quilômetros de Goiânia e a 400 quilômetros de Brasília. Esse tesouro do nosso Cerrado ainda é pouco explorado e conhecido. Rios, cachoeiras, trilhas e as águas que “roncam” no interior de cavernas formam um cenário que encanta os visitantes.

É um mundo subterrâneo, longe do alcance da luz, com formações que datam mais de 600 milhões de anos. Existem no Estado de Goiás 718 cavernas cadastradas e muitas estão na localidade. Algumas estão entre as maiores da América do Sul, como os conjuntos de São Mateus e Angélica e o Complexo de Terra Ronca.

Assessoria de Comunicação Agência Estadual de Turismo - Goiás Turismo      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.