Pular para o conteúdo principal

Governo e população vão debater aplicação de R$ 81 milhões em Terra Ronca



Uma audiência pública nesta sexta-feira, dia 29, vai levantar as necessidades e desejos dos moradores da região do Parque Estadual de Terra Ronca, que abrange São Domingos e Guarani de Goiás, na divisa com a Bahia. Vão participar o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; a secretária do Meio Ambiente, Andréa Vulcanis; deputados estaduais e federais e um representante do Iphan.

Autoridades e população vão discutir como aplicar os R$ 81 milhões captados por emenda parlamentar para Terra Ronca. A meta é alavancar o Turismo da região, além de levar desenvolvimento, emprego e renda para o Nordeste de Goiás.

Os recursos devem ser aplicados na criação de infraestrutura e melhoria no acesso ao Parque Estadual. Segundo o presidente da Goiás Turismo, o primeiro passo será pavimentar os 40 quilômetros que dão acesso à entrada do Parque e, em seguida, investir na estrutura local e na formação da comunidade que vive nas proximidades de Terra Ronca.

O governador Ronaldo Caiado destaca que promover o Turismo é uma das estratégias mais efetivas para se combater as desigualdades sociais e promover desenvolvimento. “É um fator que imediatamente resgata as condições de vida, levando emprego e renda às pessoas. Todos os lugares do Brasil e do mundo que apostam no Turismo alcançam as melhores rendas e melhores salários”, argumentou o governador.

Audiência pública

A audiência vai ser realizada no Parque Estadual, na entrada da Gruta Terra Ronca, e começa às 14 horas da sexta-feira. A equipe da Goiás Turismo já está na região para preparar e convidar o pessoal para a audiência. O presidente Fabrício Amaral comemorou a conquista e já começou a articular para garantir a melhor aplicação do recurso.

“Estamos entendendo – e recebemos todo o apoio do governador Ronaldo Caiado para isso – que o Turismo pode ajudar muito nosso Estado e de forma rápida, com a geração imediata de emprego, renda e melhoria na qualidade de vida da população. Goiás é um Estado com um potencial turístico muito grande e precisamos explorar isso com investimentos no setor. A bancada já protocolou a emenda para o investimento em Terra Ronca e, agora, nosso papel é garantir que esse recurso seja viabilizado para que possamos trabalhar”, explicou Fabrício.

“Considerando que Terra Ronca abriga a maior concentração de cavernas da América Latina, vamos trabalhar no sentido de, junto com a Chapada dos Veadeiros, internacionalizar o Turismo no Estado de Goiás. Beleza e potencial turístico, nós temos”, ressaltou o presidente da autarquia.

Terra Ronca

Com a maior concentração de cavernas da América Latina e uma referência em ecoturismo de Goiás, Terra Ronca fica no Nordeste goiano, a 600 quilômetros de Goiânia e a 400 quilômetros de Brasília. Esse tesouro do nosso Cerrado ainda é pouco explorado e conhecido. Rios, cachoeiras, trilhas e as águas que “roncam” no interior de cavernas formam um cenário que encanta os visitantes.

É um mundo subterrâneo, longe do alcance da luz, com formações que datam mais de 600 milhões de anos. Existem no Estado de Goiás 718 cavernas cadastradas e muitas estão na localidade. Algumas estão entre as maiores da América do Sul, como os conjuntos de São Mateus e Angélica e o Complexo de Terra Ronca.

Assessoria de Comunicação Agência Estadual de Turismo - Goiás Turismo      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.