Pular para o conteúdo principal

Goiás tem 42 municípios com alerta de infestação por dengue



A cada 200 imóveis visitados em Goiás, um apresenta foco do mosquito da dengue, que significa um índice de infestação de 0,50%. Os dados são do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) nesta semana e apontam ainda que dos 246 municípios do Estado, 42 apresentam infestações consideradas de alerta pelo Ministério da Saúde (MS), com índices entre 1% e 3,99% incluindo Goiânia e Aparecida de Goiânia. O município com maior alerta de Goiás é Aragarças (3,8%), na Região Noroeste do Estado.

No geral, a situação do Estado é considerada satisfatória conforme os parâmetros do MS. Para o Ministério, de 0 a 0,99% são satisfatórios; de 1% a 3,99% em alerta e acima de 4 casos da cada 100 imóveis, um risco de epidemia. De janeiro a outubro deste ano foram realizadas mais de 16 milhões de visitas para combate aos focos da dengue no Estado e apenas em novembro, foram mais de 1 milhão de imóveis checados. De acordo com a SES, Goiás conta com 2,7 milhões de imóveis e a cada dois meses todos eles são revisitados para combate ao Aedes.

Em Goiânia e Aparecida, os valores são de 1% de acordo com este último levantamento. Isso significa dizer que a cada 100 imóveis, um possui foco de dengue (veja quadro dos 10 índices mais altos). De acordo com a secretaria, a maior parte dos criadouros do mosquito está dentro das casas com destaque para reservatórios de água (tambores, tinas, caixas d’água no solo), lixo, descartáveis e recicláveis, e pequenos depósitos móveis (bebedouros de animais, aparadores e vasos de plantas).

“A chuva chegou e em 2019 todos os números no Brasil extrapolaram em relação à dengue. Goiás também aumentou os casos, mesmo a gente tendo conseguido diminuir a mortalidade. Chuva, água empoçada, mosquito e dengue. Apelo à população que cuide dos seus quintais, plantas, tampinhas de garrafas. No total, 80% dos criadouros estão nos nossos quintais. Objetivo é não termos tantos casos nem tantas mortes em 2020. Dengue precisa ser combatida com o combate ao mosquito”, completa o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino.

Estatísticas

Neste ano, os últimos dados divulgados indicam que houve 69 mortes por dengue foram confirmadas pela SES sendo 12 em Goiânia e seis em Anápolis. Ainda há 61 registros em análise. Já em relação aos casos notificados, já são 144.769 em 2019 até a semana 46 sendo que destes, 100.128 foram confirmados. O número é 47,78% maior que o do mesmo período do ano passado.

Os municípios com maior quantidade de casos registrados de dengue são Goiânia (33.910), seguido de Aparecida de Goiânia (13.208) e Anápolis (13.208). Quando os números são calculados proporcionalmente, a cada 100 mil habitantes, o ranking é liderado por Porteirão, Bom Jardim de Goiás e Edealina.

Na 43ª semana, Goiás já tinha batido o recorde que antes havia sido registrado em 2015. O problema maior é que, dados do Ministério da Saúde revelam que o maior crescimento do número de casos de dengue acontece, geralmente, de outubro em diante, o que coincide com a intensificação do período chuvoso em muitas regiões do Brasil, como é o caso em Goiás.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.