Pular para o conteúdo principal

Governo de Goiás vai premiar municípios com menor índice de dengue em 2020



Presente à premiação dos estudantes que venceram a 12ª edição do Programa Agrinho, realizada nesta sexta-feira (29/11) no Centro de Convenções da PUC, o governador Ronaldo Caiado propôs uma nova disputa para 2020: “Estava pensando, ao ver tanta gente capacitada aqui, e vou lançar um desafio. Vamos juntar os órgãos do Estado e os representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) para premiar, no ano que vem, os municípios que tiverem o menor índice de infestação de dengue e que conseguirem erradicar a doença”, anunciou, enquanto falava sobre as projeções de aumento da infestação do mosquito Aedes aegypti durante o verão de 2020. 

A ideia partiu, justamente, porque o governador já acompanha há algum tempo os frutos que o projeto Agrinho – criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Paraná, mas com crescimento extraordinário em Goiás – têm gerado. A iniciativa, coordenada no Estado também pela Faeg, é desenvolvida na rede escolar com o objetivo de proporcionar mudanças de hábitos e atitudes de crianças, jovens e adultos em relação ao meio ambiente, à saúde, à educação e à cidadania. Por isso, Caiado pensou em agregar a expertise de mais de dez anos do Agrinho para alavancar a conscientização da sociedade sobre as medidas preventivas capazes de diminuir os números da dengue.

E o gestor e médico ainda falou da importância do projeto não somente como atual governador, mas como ex-aluno do Senar. “Eu já fiz dois cursos no Senar e sei o tanto que é fundamental você criar gerações já com a consciência de como ter uma produtividade com eficiência, preservando o meio ambiente e recuperando nossos mananciais. Não tenho dúvidas de que um dos grandes desafios do século XXI é a produção e gestão da água”, ressaltou Ronaldo Caiado.

Ao expor números do Agrinho, o presidente do Sistema Senar/Faeg, deputado federal José Mário Schreiner, também enfatizou como o projeto tem servido de inspiração e vitrine para outras pessoas. “Já conseguimos transformar a vida e o dia a dia de municípios, por exemplo, que estavam com as nascentes totalmente deterioradas e que, com as crianças desenvolvendo esses trabalhos nas escolas, essas nascentes foram recuperadas. Temos ainda experiências de cidades goianas que aboliram o uso de sacolinhas plásticas e a substituíram pelas de tecido muito antes de São Paulo implantar essa ideia”, destacou.

De acordo com Schreiner, em 12 anos do programa, quase 2 milhões de alunos no Estado de Goiás foram beneficiados. Em 2019, o Agrinho atingiu cerca de 2 mil escolas públicas e privadas, contemplando 20 mil professores e 500 mil estudantes do ensino fundamental ao superior. O tema desta edição – “Cresce o campo e cresce a cidade com saúde e sustentabilidade – rendeu à jovem Ana Beatriz da Silva, de 13 anos, o reconhecimento por uma redação que ela fez sobre sustentabilidade. “Estou mais dedicada aos estudos depois do projeto”, confessou a jovem que estuda na Escola Municipal de Monte Alto e que acordou às 5 horas para encarar quase 400 quilômetros de viagem e ser homenageada em Goiânia.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o programa educacional promovido nos 246 municípios goianos proporciona uma maior oportunidade para o desenvolvimento das ações do campo e, acima de tudo, é um projeto que envolve sustentabilidade ambiental. “Um trabalho que está em consonância com as ações de governo, já que a produção rural com sustentabilidade é um eixo determinante nesse momento”, frisou.

Parceira do Sistema Senar/Faeg, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) contribuiu para a ampliação do Agrinho em 2019, com a inclusão dos alunos do ensino médio. “Partimos do pressuposto que os estudantes precisam preservar o meio ambiente, que eles têm de ter uma horta na escola, que precisam cuidar das plantações, das árvores, dos animais, precisam saber valorizar a terra”, sublinhou a titular da pasta, Fátima Gavioli.

Além do governador Ronaldo Caiado e dos secretários da Agricultura e da Educação, prestigiaram a premiação dos alunos os presidentes da Emater, Pedro Leonardo; do Ipasgo, Silvio Fernandes; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Antônio Almeida; além de prefeitos e representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da comunidade escolar.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.