Pular para o conteúdo principal

Chapada dos Veadeiros pelo olhar de Bruna Lombardi




Por Bruna Lombardi,

Finalmente conheci a Chapada dos Veadeiros – foi antes dos incêndios que atingiram o Parque Nacional situado no interior de Goiás, em setembro e em outubro. No coração do país, existe uma infinidade de montanhas, trilhas, pedras, saltos, cânions, matas, cachoeiras, rios, quedas d’agua com formações de piscinas naturais de água turquesa cristalina que fazem a beleza do Cerrado.

Patrimônio Mundial pela Unesco, a Chapada é o centro geológico mais antigo da América do Sul, com um armazenamento de uma extraordinária quantidade de cristais. Por essa abundância de quartzo e pela passagem do paralelo 14 S, a região ficou conhecida como um polo de forte concentração de energia e por isso atrai turistas do mundo inteiro.

A ocupação mística começou há várias décadas. Ao longo do tempo, muitos desses visitantes foram morar nas pequenas cidades próximas, como São Jorge e Alto Paraíso. Aos poucos, vieram muitas tribos, missões e seitas espirituais e foram se formando uma cultura e uma identidade local. A região passou a ser uma combinação entre a gente nativa do Cerrado, os goianos que lidam com a terra e fazendas e os que criaram suas raízes no misticismo. No meio da beleza natural de lugares como a Catarata dos Couros, a Cachoeira dos Segredos e o Poço da Esmeralda, existe a busca da espiritualidade em vários centros de meditação, templos e novas doutrinas que acreditam no uso da força cósmica dos cristais.

A convergência energética dessa enorme placa de cristal sob a superfície, o astral esotérico e o mistério natural do lugar, com suas noites escuras num céu repleto de estrelas, criaram todo um folclore. Lendas sobre constantes visitas extraterrestres transformaram o local.

Existem campos de pouso e estacionamentos para espaçonaves, além de oficinas que se dizem especializadas em discos voadores. Entre crenças e humor, foram abertos bares, lojas e pousadas temáticas.

Ali, naquela profundeza, tudo isso parece fazer sentido e a gente acha natural esses cenários surreais serem visitados por ETs.

Nossos extraterrestres escolheram bem. Os lugares têm uma força e uma beleza únicas, e quem andar pelo Vale da Lua – uma grande formação de pedras esculturais entre cachoeiras – vai mesmo ter uma sensação de estar fora do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.