Pular para o conteúdo principal

Aeródromo de Posse/GO e de outros seis municípios podem ser interditados



Goiás pode ter sete de seus aeródromos interditados em janeiro de 2020. O motivo é o fato deles não terem repassado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dentro do prazo estabelecido, informações sobre a infraestrutura existente e sobre procedimentos referentes aos serviços de manutenção e operação pertinentes aos aeroportos.

As unidades que podem ser interditadas estão nos municípios de Posse, Aruanã, Mozarlândia, Santa Helena de Goiás, Quirinópolis, Buriti Alegre e Mineiros.

A Anac informou que está enviando ofícios aos operadores para coletar informações visando manter a vigilância, o cadastro e os contatos atualizados. O prazo de resposta aos ofícios enviados é de 30 dias a partir da data de recebimento. A Agência informa que os operadores que não respeitarem o prazo são alvo de um processo administrativo com o objetivo de iniciar a exclusão cadastral destes sítios aeroportuários, após interdição cautelar das operações. “A medida visa garantir a segurança das operações desses aeródromos” ressalta a Anac.

No início deste ano, 12 aeródromos do Estado já haviam sido alvo de um aviso de interdição cautelar pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decec), da Força Aérea Brasileira (FAB), por terem apresentado o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo, que estabelece normas de segurança nas áreas de pousos e decolagens. Mas 11 deles foram liberados em seguida por terem concluído a regularização destes locais.

A provável interdição dos aeródromos é motivo de preocupação para os municípios, que terão sua logística prejudicada. A assessora aeronáutica Lilian Duarte lembra que estes avisos de interdição acontecem em todas regiões do País, e não apenas em Goiás. Segundo ela, os motivos para a falta de prestação das informações podem ser variados, principalmente quando existem problemas de infraestrutura, como má conservação das pistas.

Prejuízos

Lillian lembra que os prejuízos causados pelo fechamento destes aeroportos dependem do nível de utilização de cada um. “Em algumas cidades, eles são muito usados por empresas da região, o que afeta muito a logística e suas operações. Muitas acabam tendo que se deslocar para municípios vizinhos”, destaca. Em algumas regiões, por exemplo, os aeródromos são utilizados por empresas de táxi aéreo, que têm seus serviços prejudicados. “Apesar do problema causado pelas interdições, o grande objetivo destas informações é garantir a segurança dos usuários”, destaca.

Uma das preocupações é com o período de plantio da safra, pois diversas empresas de pulverização aérea operam nestes aeródromos, apesar da maioria das grandes propriedades rurais já possuir pistas de pouso próprias. “Os aeródromos são importante sob o ponto de vista da produção agropecuária, pois são pontos de apoio para essas empresas”, explica o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Alexandro Alves.

Em nota, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), responsável informou que os projetos executados pela empresa contratada para a regularização dos locais não foram aceitos pela Anac. A Goinfra esclareceu que está elaborando novos projetos com equipe própria e que os mesmos devem ser apresentados à Anac, para avaliação, a partir de hoje.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.