Pular para o conteúdo principal

Foco no Extra tem início em Flores de Goiás e visa incrementar atuação extrajudicial do MP



“É uma imensa satisfação darmos início a uma proposta de trabalho que busca fortalecer a atividade-fim do Ministério Público de Goiás (MP-GO), enfocando todo o engajamento da instituição na resolução daquilo que está na mesa do promotor de Justiça”. Assim, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, apresentou o projeto Foco no Extra, lançado nesta terça-feira (25/5) com o objetivo de auxiliar aos promotores de Justiça que atuam em comarcas com grande acúmulo de autos extrajudiciais. O projeto-piloto acontece na comarca de Flores de Goiás.

Da cerimônia, realizada de forma híbrida, com participantes em ambientes presencial e virtual, participaram integrantes do MP-GO, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Flores de Goiás e de Vila Boa, municípios que compõem a comarca.

A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Maria Ferreira Bueno, observou que o acúmulo de procedimentos extrajudiciais ocorre especialmente pelo grande volume de processos e pela falta de promotores titulares em algumas comarcas. Desse modo, foi identificada a necessidade de reverter esta situação por meio de esforços concentrados na análise desses autos, em uma atuação conjunta com a estrutura de assessoramento na resolução de demandas represadas nas Promotorias de Justiça. Laura Bueno destacou que o Ministério Público é o guardião de inúmeros interesses do cidadão, assim, focar na resolutividade desses procedimentos é dar uma resposta objetiva e ágil para a sociedade.

Aylton Vechi agradeceu a participação de todas as autoridades, enfatizando a importância da aproximação das instituições e do diálogo, para a resolutividade e eficiência do trabalho que se inicia. “Os resultados de Flores de Goiás muito provavelmente poderão ser replicados em outras comarcas”, observou.

Resolutividade

A coordenadora de Projetos Institucionais do MP, Sandra Mara Garbelini, reiterou o objetivo comum de todos os que estão envolvidos no projeto, que é o de entregar resultados para a sociedade. “Vamos somar esforços e nos comprometer com a busca de soluções e a entrega de resultados, trabalhando na autocomposição e com toda a estrutura institucional à disposição do projeto”, acrescentou. O desenvolvimento do Foco no Extra na comarca deverá durar cerca de 60 dias. “Que comecemos nossa caminhada com entusiasmo e cooperação”, finalizou.

A promotora Liana Schuler, titular da Promotoria de Justiça de Flores de Goiás, enfatizou que o projeto reforça o compromisso de gestão do procurador-geral de Justiça com ênfase na atividade-fim. Ela disse estar entusiasmada por receber o projeto na comarca, com a convicção de que a união de esforços irá contribuir para o sucesso dessa iniciativa, com resultados positivos para o MP-GO, mas, principalmente, para a sociedade.

O representante da OAB, Marcos Aurélio Azevedo, parabenizou o Ministério Público pelo comprometimento em sua atuação, com o intuito de mais eficiência e aperfeiçoamento do seu trabalho. “A escolha da comarca é muito significativa. Representa o olhar atento da instituição para a sociedade. Estamos à disposição para contribuir com o projeto”, salientou.

Apoio dos poderes

A juíza Soraya Brito, que responde pela comarca, destacou o empenho da promotora Liana Schuler em sua atuação, sempre diligente e atenta. Segundo ressaltou, é uma grande satisfação integrar o projeto, uma vez que, mesmo sendo uma comarca pequena e distante de grandes centros, merece igualmente a pronta resolução dos procedimentos.

Também os representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Flores de Goiás e Vila Boa manifestaram apoio ao projeto e disposição em contribuir com a proposta. O prefeito Altran Avelar lembrou que Flores de Goiás é um dos municípios goianos com o menor índice de Desenvolvimento Humanos (IDH), com cerca de 75% da população residindo na zona rural. "É um privilégio para o município receber o projeto, que vai trazer segurança jurídica para os gestores e possibilitar que possamos melhor servir a sociedade”, apontou.

Participações

Também estiveram presentes na cerimônia, pelo MP-GO, a coordenadora da Assessoria Jurídica Especial (AJE), Keila Martins Ferreira Von Zuben Durante; a promotora de Padre Bernardo, em auxílio ao Projeto Foco no Extra, Paula Moraes de Matos, e os promotores assessores da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Lílian Conceição Mendonça de Araújo e Steve Gonçalves de Vasconcelos.

Representando o município de Flores de Goiás, compareceram o prefeito Altran Lopes Avelar e o presidente da Câmara de Vereadores, Elpídio Rodrigues Mariana. Pelo município de Vila Boa, estiveram presentes a presidente da Câmara de Vereadores, Leonesa Abreu Rodrigues, e os servidores Gilson Afonso Saad e Aurélio Herculano Guimarães Leite, representando o prefeito Rubens Francisco Lopes.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.