Pular para o conteúdo principal

Hospital Regional de Formosa-GO cria programa para homenagear nascimento de bebês


A maternidade de um hospital certamente é a ala que gera muita emoção em quem passa por ali. Dos obstetras, enfermeiras e técnicas às futuras mamães, todos criam uma enorme expectativa e conexão com as novas vidas que surgem neste ambiente regado de amor e carinho.

Na maternidade do Hospital Regional de Formosa (HRF), o momento do parto é tão importante, quanto o puerpério das gestantes. Pensando nisso, a equipe do Alojamento Conjunto (Alcon), onde ficam as mamães e os bebês depois do parto, desenvolveu nas últimas semanas o projeto Bem-Vindo ao Mundo.

A ação da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal celebra o nascimento dos recém-nascidos por meio de uma carta escrita pela enfermeira Stefany Caixeta e pelas técnicas Débora Ataídes, Rozinete Pereira e Rosilene Maurício e entregue às novas mamães.

“Eu era enfermeira da Ala Covid-19 e lá vi muitas situações marcantes. Quando vim para o Alcon, senti a necessidade de celebrar a vida dos novos bebezinhos. Foi então que tive a ideia de escrever as cartinhas”, contou Stefany.

Inúmeras mudanças ocorreram no processo de atendimento do HRF, com a administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed). Somente nos últimos cinco meses, o hospital realizou 396 partos, entre naturais e cesáreas. 

A unidade conta com 21 leitos, dos quais 3 para pré-parto e 12 para o pós-parto. Foi justamente neste segundo ambiente onde a enfermeira Stefany criou a oportunidade de humanizar ainda mais o atendimento às gestantes que dão à luz na maternidade. 

Projeto

O projeto Bem-Vindo ao Mundo é uma homenagem materializada em uma carta entregue à nova mãe junto com um balão de ar que simboliza a vida. A mensagem traz votos de felicidades e registra quão especial é a chegada do novo bebê ao mundo. Segundo a enfermeira, a ideia é que mães e pais leiam a cartinha para a criança quando ela crescer e relembrem a data juntos.

O texto de cada carta é personalizado: “Pequena Eloá, ficamos muito felizes com sua chegada e de participarmos desse momento tão especial na vida dos seus papais. Desejamos muita felicidade e luz na sua vida. Você tem um mundo todinho só para você, o explore com muita sabedoria e brilhe bem forte”, diz um dos textos.

A correspondência é assinada pelas enfermeiras e técnicas com os dizeres “Esses são os votos das titias da maternidade.” Para completar, os pezinhos dos bebês são carimbados na folha,  como demonstração de que a criança também participou efetivamente do ato de afeto e cuidado.

A celebração da chegada dos recém-nascidos também é celebrada nas portas dos quartos das puérperas, com a colocação de placas que trazem informações do parto, o nome da mãe e o número do leito em que o bebê está localizado. “Oi, sou o Luiz Gustavo! Nasci no dia 13 de maio de 2021, às 13h40. Minha mãe se chama Valquelis e estou no leito 02.”

Os projetos dão, cada vez mais, a certeza de que a humanização é prioridade no cuidado com a saúde. Certamente, esse acolhimento e toda a atenção dispensada com os bebês e mãezinhas, faz toda diferença, levando segurança para a população de Formosa.

Para Vânia Fernandes, diretora-geral do HRF, os altos números de partos realizados demonstram a confiança das gestantes nos serviços prestados pela unidade. “A população confia no nosso serviço e acredita nesse atendimento humanizado que vem sendo desempenhado pelo HRF. Para a gente, isso é muito significativo”, afirmou Vânia Fernandes.

Fonte: Secretaria de Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.