Pular para o conteúdo principal

Goiás participa de campanha de coleta de DNA para identificação de desaparecidos; há locais de coleta em Campos Belos, Formosa e Posse-GO


Pessoas que têm familiares desaparecidos poderão fornecer material genético para ajudar nas buscas e na identificação de parentes perdidos. Segundo a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) de Goiás, a coleta do DNA vai ocorrer em 22 municípios goianos, entre 14 e 18 de junho.

O lançamento nacional da campanha ocorreu na manhã desta terça-feira (25), no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília. Todos os estados e o Distrito Federal vão participar da movimentação, com o intuito de alimentar os bancos de perfis genéticos (DNA) que fazem parte da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas.

Conforme a SPTC, a coleta do DNA ocorrerá em parentes de 1º grau, ou seja, pai, mãe, filhos e irmãos. Antes do procedimento, será obrigatório realizar um Registro de Atendimento Integrado (RAI). No caso de não constar o boletim de ocorrência na Polícia Civil, a família poderá efetuar o registro no local da coleta, apresentando os documentos pessoais.

Para realizar a coleta, não é necessário fazer agendamento, basta comparecer aos locais. Além do material genético próprio, a superintendência também aconselha que os familiares forneçam objetos de uso único e pessoal da vítima, como escova de dentes e aparelho de barbear.

A superintendência ressaltou que a coleta vai respeitar as medidas de segurança contra a Covid-19.

Locais para a coleta de DNA:

Goiânia - Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues, Av. Eng. Atílio Corrêa Lima, 1223 - Cidade Jardim, Goiânia e Polícia Federal, na Av. Edmundo P. de Abreu, 826 - St. Pedro Ludovico.

Aparecida de Goiânia - 1ª CRPTC, R. 1 - Vila Sao Joaquim.

Cidade de Goiás - 2ª CRPTC Avenida Dr. Deusdeth Ferreira de Moura, Quadra 08 Lote 11, Centro.

Formosa - 3ª CRPTC, Avenida Celso Caldeira Nunes, Quadra 92 Lotes 02 a 04, Parque Laguna II.

Itumbiara - 4ª CRPTC, Rua 23, Nº 330, Setor Vale dos Buritis III.

Morrinhos - 4ª CRPTC/PA, Avenida Genoveva Rezende Carneiro, S/N., Setor Aeroporto,

Caldas Novas - 4ª CRPTC/PA, Rua U, Quadra 48 Lote 09, Setor Nova Vila.

Rio Verde - 5ª CRPTC, Rua 15-B, N. 89, Jardim Goiás.

Quirinópolis - 5ª CRPTC/PA, Avenida Vereador Júlio Borges, N. 50, Centro.

Ceres - 6ª CRPTC, Rua 88, Quadra A Lote Área, N. 150, Bairro Bernardo Saião.

Uruaçu - 7ª CRPTC, Avenida Carioca, Quadra 07 Lote 03, Setor Novo Rio.

Porangatu - 7ª CRPTC/PA, Rua 22, Esquina com Rua 03, Setor do Lago.

Catalão - 8ª CRPTC, Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, N. 1.847, Loteamento Ipanema.

Iporá - 9ª CRPTC, Avenida Goiás, N. 811, Centro.

São Luís de Montes Belos - 9ª CRPTC/PA

Anápolis - 10ª CRPTC, Avenida Mato Verde, S/N., Loteamento Jibran El Hadj.

Jataí - 11ª CRPTC, Alameda Rio Verde, Quadra 08 Lote 01, Conjunto Rio Claro I.

Mineiros - 11ª CRPTC/PA, raça Coronel Carrijo, N. 18, Centro.

Campos Belos - 12ª CRPTC, Avenida GO-118, QN-1 Lotes 3 e 4, Vila Baiana.

Posse - 12ª CRPTC/PA, Rua Arquimedes Vieira de Brito, N. 55, Centro.

Goianésia - 13ª CRPTC, Avenida Brasil, N. 967, Esquina com Rua 15, Setor Universitário.

Luziânia - 14ª CRPTC, Rua Alberto De Paiva, Quadra 29 Casa 02, Setor Aeroporto.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.