Pular para o conteúdo principal

Nova espécie de planta medicinal é descoberta no Cerrado de Niquelândia-GO


Em Niquelândia, no Norte de Goiás, uma nova espécie de planta foi descoberta durante a realização de um inventário da flora e da vegetação de uma reserva particular. A planta, que ganhou o nome científico Erythroxylum niquelandense é morfologicamente semelhante a outras do mesmo gênero que são popularmente conhecidas como pimentinha-do-mato. Mais que uma nova descoberta, a planta possui propriedades muito utilizadas em medicamentos para câncer e aids.

A espécie estava localizada em duas áreas do Legado Verdes do Cerrado, uma área de 32 mil hectares da Companhia Brasileira de Alumínio, que constitui uma Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável (RPDS) e foi localizada pela primeira vez em 2019. A pesquisa foi coordenada por Marcos José da Silva e Maria Iracema Bezerra Loiola e publicada em janeiro de 2021 na revista científica Phytotaxa Magnolia Press. A planta foi encontrada durante um inventário da flora e da vegetação da reserva, com aproximadamente 80% da área composta por cerrado nativo.

Marcos José da Silva, pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) explica que o objetivo da pesquisa era listar todos os tipos de vegetação existentes no local. Com isso, todas as espécies foram coletadas e depois analisadas. “No total, o Brasil possui 133 espécies de Erythroxylum e em todo o mundo são 230 conhecidas. A maioria é composta de árvores, mas este é um arbusto.”

O pesquisador afirma que sempre que um trabalho de catálogo é feito desta forma, encontram-se novas espécies e pontua que o Cerrado goiano ainda pode ter muitas outras novidades ainda não conhecidas. “Por seu aspecto, é um gênero fácil de ser reconhecido. Tem folhas simples e frutos vermelhos. É um gênero de plantas muito difundido nas Américas. A literatura, entretanto, ainda é muito pequena para muitas espécies estudadas. Quando temos a definição de que é uma nova, ela precisa ser batizada, publicada, para então passar a existir. Seguimos todas as recomendações prévias. Ela é endêmica do Estado de Goiás e devem ser realizados estudos químicos, sobretudo nas folhas, para descobrir em quais finalidades seu uso poderá ser melhor aplicado”, acrescenta Marcos José da Silva.

Os cientistas fizeram uma série de investigações em laboratório, com consulta à literatura especializada, busca de informações sobre o grupo botânico ao qual a planta pertence, além de análises em laboratório para precisar as características vegetativas da nova espécie. Marcos José, da UFG, pontua que ela está associada à floresta seca. “Essa descoberta mostra o quanto o Cerrado como um todo ainda é pouco explorado”, diz.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.