Pular para o conteúdo principal

STJ mantém prisão de investigados por venda de sentença no Oeste da Bahia


O ministro Og Fernandes, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), manteve a prisão preventiva de 2 juízes e 4 advogados investigados na Operação Faroeste, que apura suposto esquema de venda de sentenças no oeste da Bahia. A decisão foi assinada na 6ª feira (21.mai.2021). Eis a íntegra (153 KB).

Entre os presos estão a ex-presidente do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) Maria do Socorro Barreto Santiago e o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio. Ambos foram detidos em novembro de 2019 na 1ª fase da Faroeste.

Os advogados Adailton Maturino dos Santos, Geciane Souza Maturino dos Santos, Márcio Duarte Miranda e Antônio Roque do Nascimento Neves também continuam presos. Adailton é acusado de ser o suposto coordenador do esquema e se apresentava como cônsul de Guiné-Bissau.

Em sua decisão, Og Fernandes atende pedido do MPF (Ministério Público Federal) para manter a preventiva. Afirma que “permanecem incólumes” os fundamentos que justificaram a prisão autorizada em 2019.

“Trata-se de investigação que envolve diversos agentes, muitos bens apreendidos e amplo material probatório produzido nos autos. Apenas a presente ação penal (APn 940/DF) envolve 15 réus e já conta com mais de 26.000 folhas“, afirmou o ministro.

A defesa dos investigados pedia a revogação da prisão ou a sua substituição por outras medidas cautelares. Alegam excesso de prazo e ausência de justificativa legal para manter a preventiva.

A ex-presidente do TJ-BA Maria do Socorro Santiago e o advogado Márcio Miranda recorreram em abril ao STF (Supremo Tribunal Federal) para revogar a preventiva. Os pedidos, porém, foram negados pelo ministro Edson Fachin.

A Faroeste foi deflagrada em novembro de 2019 e apura suposta organização criminosa formada por juízes e advogados que montaram esquema de venda de sentenças em processos de grilagem de terras no oeste da Bahia. Logo na 1ª etapa da operação foram afastados seis magistrados do TJ-BA, incluindo o então presidente da Corte, Gesivaldo Nascimento Britto.

Desde então, três ações penais foram abertas na apuração e a investigação avançou contra suposto envolvimento de integrantes do MPBA (Ministério Público da Bahia) e servidores da SSP-BA (Secretaria de Segurança Pública da Bahia) no esquema.

Em nota, a defesa de Barreto Santiago se disse “perplexa e indignada” com a decisão do Relator e afirmou se tratar de um “desrespeito direto à normatividade do artigo 316, do Código de Processo Penal, renovando-se uma prisão preventiva reconhecida na própria decisão como já vencida”. Leia a Defesa-Desembargadora-Maria-do-Socorro.

Fonte: Poder 360

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.