Pular para o conteúdo principal

Semad define regras de visitação para o Parque Estadual Águas do Paraíso, no município Alto Paraíso de Goiás


Normas em regime emergencial têm validade até que seja implementado o plano de manejo da UC. Na mesma edição do Diário Oficial do Estado foi publicada portaria que cria o Conselho Consultivo do Parque Estadual Águas do Paraíso, além de edital de convocação que estabelece regras para a indicação de representantes para composição do CONPEAP

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) definiu, de forma emergencial, normas para visitação no Parque Estadual Águas do Paraíso (PEAP), localizado no município de Alto Paraíso, no Nordeste goiano. A portaria que define o regramento foi publicada na edição desta quarta-feira (19/05) do Diário Oficial do Estado (DOE) e tem validade até que seja implementado o plano de manejo da unidade de conservação.

De acordo com o documento, a visitação poderá ocorrer nos atrativos Mirante, Catarata da Muralha, Cachoeira Almecegas Mil e Cachoeira do Parafuso. Contudo, como alerta a titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, todos os grupos deverão conter no máximo seis pessoas, acompanhados obrigatoriamente de condutor, que a partir de agora tem o prazo de seis meses para solicitar o credenciamento junto à administração da unidade de conservação.

Em casos específicos, para a realização de visita técnica, científica, pedagógica, eventos, entre outros, em locais alheios ao circuito turístico ou em circunstâncias diferentes das estabelecidas na portaria, a solicitação deve ser feita junto à administração do parque com, no mínimo, 15 dias de antecedência ao início do evento. Entre as proibições consta a entrada de bebida alcoólica ou de pessoas embriagadas no interior do PEAP e a realização de churrascos, fogueiras e montagem de acampamento.

Criação do CONPEAP

Além da implementação de normas emergenciais para visitação ao PEAP, a Semad publicou ainda uma portaria que cria o Conselho Consultivo do Parque Estadual Águas do Paraíso (CONPEAP), integrante da estrutura administrativa da unidade de conservação composto por entidades governamentais e da sociedade civil. Compete ao CONPEAP a elaboração do seu Regimento Interno, no prazo de 90 dias, contados da sua instalação.

Cabe ainda ao órgão consultivo acompanhar a elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo do Parque, garantindo o seu caráter participativo, buscar a integração da unidade de conservação com as demais e espaços territoriais. Também avaliar o orçamento do parque e os relatórios financeiros anuais elaborados pela Semad e pelo município, entre outras.

O edital que estabelece regras para a indicação de representantes de órgãos e entidades públicas e representantes da sociedade civil organizada, visando compor o Conselho Consultivo do Parque Estadual Águas do Paraíso foi publicado nesta quarta-feira. De acordo com o texto, as instituições interessadas em compor o CONPEAP deverão manifestar interesse em participar do órgão consultivo.

Ainda de acordo com documento, o ofício de indicação deverá ser encaminhado para o e-mail apadepousoalto.meioambiente@goias.gov.br, até a data-limite de 15 de junho de 2021. Uma vez formado corpo diretivo para o biênio 2021/2023, a primeira reunião deve ocorrer no dia 25 do mesmo mês.

Integrarão o Conselho Consultivo do Parque Estadual Águas do Paraíso (PEAP):

Estado de Goiás, com 5 vagas;

Município de Alto Paraíso, com 5 vagas;

Governo Federal, com 1 vaga;

Sociedade civil, com 5 vagas;

Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, com 1 vaga.

Fonte: Semad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.