Pular para o conteúdo principal

Após 16 anos, decreto institui rede do entorno do DF. 6 municípios do Nordeste Goiano fazem parte



Foi decretado na última sexta-feira (12/07), no Diário Oficial da União, a instituição da Rede Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride). O decreto formaliza, trabalhos já iniciados pelo governo do Estado para fomentar o desenvolvimento dos municípios goianos localizados na região do entorno do Distrito Federal.

“O tempo do "nem" DF, "nem" Goiás, se aproxima do fim. Todos terão orgulho do nosso Estado”, comentou o governador Ronaldo Caiado (DEM) por meio do Twitter.

A missão para o desenvolvimento dessas cidades, consideradas carentes de investimento estadual foi dada ao Gabinete de Políticas Sociais (GPS), criado em abril deste ano. Desde que foi criado, o GPS já realizou duas reuniões com 21 prefeitos das 29 cidades da Ride. Ele é coordenado pela primeira-dama, Gracinha Caiado.

A exposição de demandas e apresentação de planos ao GPS foram pauta nessas reuniões. Os pedidos vão desde reconstrução de estradas, conclusão de obras e ampliação de programas sociais. Tudo isso têm sido encaminhado junto às secretarias do Estado. O acompanhamento de tudo isso, é feito em parceria com o Gabinete de Representação de Goiás no Distrito Federal, de acordo com o GPS.

O governador Ronaldo Caiado disse que vem cumprindo o que prometeu em campanha: trabalhar por todo o Goiás: “assumi o compromisso de trabalhar por todo o Estado, e é o que estamos fazendo. Não existe nenhuma conotação política na ações do Gabinete de Políticas Sociais. Não nos interessa saber se o prefeito é aliado ou adversário. Sempre vamos trabalhar por quem mais precisa!”, destacou o governador.

Até o momento, o Gabinete realizou um levantamento completo de todas as emendas parlamentares federais das 29 cidades que compõem a Ride, com objetivo de colocar o Escritório de Projetos do GPS, no Gabinete de Representação de Goiás no DF, como um apoiador dos prefeitos junto ao governo federal. Os projetos são voltados principalmente para recuperar e agilizar recursos para obras na Saúde, Educação, Assistência Social e Infraestrutura.

Desde a criação do GPS, Ronaldo Caiado determinou que o Estado trabalhe em parceria com os municípios. “A população do Entorno está descrente, cansada de promessas vazias e ressentida pelo abandono a que sempre foi relegada. Não prometeremos nada. Já estamos agindo.

Em coletiva, Gracinha Caiado reforçou que o GPS já está mostrando resultados. “O nosso compromisso é exatamente com as famílias e a mudança na vida das pessoas. O Gabinete já tem dado resultado, levando livros, arrumando estradas, levando a internet, porque isso, sem dúvida, é cidadania”.

Um dos grandes avanços nas reuniões com os prefeitos da Ride foi a assinatura de um Termo de Cooperação, que é um acordo firmado entre município e Estado para desenvolvimento de ações integradas com foco na melhoria da qualidade de vida das famílias goianas no Entorno.

O documento foi assinado por 21 cidades, das 29: Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, São João D’aliança, Valparaíso de Goiás, Vila Propício, Cristalina, Vila Boa, Planaltina e Niquelândia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.