Pular para o conteúdo principal

Fotógrafo de Brasília lança romance sobre garimpo na Chapada dos Veadeiros




Ao longo das 170 páginas do mais novo livro, o fotógrafo brasiliense Jorge Oliveira Junior faz um mergulho nas memórias do tempo de garimpo na Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros (GO). A obra, inspirada em histórias reais, foi lançada nesse sábado (29) no Distrito Federal.

"Garimpo – Uma verdade sobre a Chapada dos Veadeiros" faz o leitor reviver o sonho de muitos garimpeiros, de ficar rico em meio ao ambiente rústico do interior de Goiás. Além de Brasília, a obra também vai ser lançada na Chapada ainda nesta semana.

"Apaixonado pela região, pelas pessoas e paisagens", como costuma se descrever, o fotógrafo, professor e, agora escritor, usa a década de 1940 como pano de fundo da história. A narrativa se passa na época em que a Segunda Guerra Mundial atingia a Europa, e o Brasil sofria com a falta de estrutura básica.

"A miséria assolava a maior parte do país e, para muitos, a única chance de se livrar das mazelas sociais era a riqueza rápida do garimpo", conta o autor.

Na época, o alto valor do cristal de rocha [quartzo] – mineral usado na fabricação de equipamentos de rádios e radares – atraiu sonhadores de todo o país para região. Em meio a esse cenário, um sertanejo e uma prostituta servem como fio condutor desta história.

Para escrever o romance, o autor reuniu depoimentos escritos e orais de antigos moradores e garimpeiros, além de artigos científicos e literatura da época. A produção começou em 2015, conta.

"Foram dois anos de produção e um ano de pesquisa e entrevista para fazer o resgate da memória desse período de 'boom' do garimpo."

Como teve apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para o lançamento da obra, cerca de 600 exemplares, segundo o escritor, serão doados a escolas do DF e de Goiás. A outra parte da tiragem vai estar disponível para venda em bancas de jornais de Brasília e pela internet.

O autor

Jorge Oliveira Junior nasceu em Brasília em 1974. É pós-graduado em educação profissional e em geografia, e atua como professor há mais de 20 anos.

Fotógrafo profissional desde 2007, Jorge foi premiado pela Agência Magnum Photography/Lens Culture e pela Sociedade Fluminense de Fotografia. Ele também acumula outros prêmios conquistados ao longo da carreira.

Além do mais recente livro sobre o garimpo, o artista também é autor de outras três obras, sobre educação no Brasil e sobre o cerrado.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.