Pular para o conteúdo principal

Fotógrafo de Brasília lança romance sobre garimpo na Chapada dos Veadeiros




Ao longo das 170 páginas do mais novo livro, o fotógrafo brasiliense Jorge Oliveira Junior faz um mergulho nas memórias do tempo de garimpo na Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros (GO). A obra, inspirada em histórias reais, foi lançada nesse sábado (29) no Distrito Federal.

"Garimpo – Uma verdade sobre a Chapada dos Veadeiros" faz o leitor reviver o sonho de muitos garimpeiros, de ficar rico em meio ao ambiente rústico do interior de Goiás. Além de Brasília, a obra também vai ser lançada na Chapada ainda nesta semana.

"Apaixonado pela região, pelas pessoas e paisagens", como costuma se descrever, o fotógrafo, professor e, agora escritor, usa a década de 1940 como pano de fundo da história. A narrativa se passa na época em que a Segunda Guerra Mundial atingia a Europa, e o Brasil sofria com a falta de estrutura básica.

"A miséria assolava a maior parte do país e, para muitos, a única chance de se livrar das mazelas sociais era a riqueza rápida do garimpo", conta o autor.

Na época, o alto valor do cristal de rocha [quartzo] – mineral usado na fabricação de equipamentos de rádios e radares – atraiu sonhadores de todo o país para região. Em meio a esse cenário, um sertanejo e uma prostituta servem como fio condutor desta história.

Para escrever o romance, o autor reuniu depoimentos escritos e orais de antigos moradores e garimpeiros, além de artigos científicos e literatura da época. A produção começou em 2015, conta.

"Foram dois anos de produção e um ano de pesquisa e entrevista para fazer o resgate da memória desse período de 'boom' do garimpo."

Como teve apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para o lançamento da obra, cerca de 600 exemplares, segundo o escritor, serão doados a escolas do DF e de Goiás. A outra parte da tiragem vai estar disponível para venda em bancas de jornais de Brasília e pela internet.

O autor

Jorge Oliveira Junior nasceu em Brasília em 1974. É pós-graduado em educação profissional e em geografia, e atua como professor há mais de 20 anos.

Fotógrafo profissional desde 2007, Jorge foi premiado pela Agência Magnum Photography/Lens Culture e pela Sociedade Fluminense de Fotografia. Ele também acumula outros prêmios conquistados ao longo da carreira.

Além do mais recente livro sobre o garimpo, o artista também é autor de outras três obras, sobre educação no Brasil e sobre o cerrado.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.