Pular para o conteúdo principal

Mambaí/GO: Encontro promove pesquisas no Vão do Paranã




Apoiar e fomentar a pesquisa para a conservação da biodiversidade e cavernas no Vão do Paranã em Goiás. Esse é o objetivo do III Encontro de Pesquisa, Extensão e Divulgação das Unidades de Conservação do Vão do Paranã e Entorno que acontecerá de 8 a 10 de agosto em Mambaí, Goiás. Nesta região, há oito unidades de conservação: quatro federais, três estaduais e uma municipal.

O evento é destinado aos pesquisadores, estudantes de iniciação científica, comunidade local e demais interessados, promovido pela Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes do Rio Vermelho, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Todos podem se inscrever para a submissão de resumos mostrando boas práticas ou na produção de conhecimento científicos que contribuam para os objetivos de criação da APA das Nascentes do Rio Vermelho.

Apesar de crescentes, as pesquisas ainda estão muito aquém do necessário para descrever a diversidade de ambientes e contextos socioeconômicos que existem nesta região​ e contribuir para tomada de gestão no território. Desde 2014, quando foi realizado o primeiro Encontro na cidade de Mambaí, o número de pesquisas científicas tem aumentado significativamente. Hoje já há uma série de estudos realizados por diferentes projetos de pesquisa e extensão de várias temáticas que foram desenvolvidos sobre o Vão do Paranã que envolvem diferentes instituições de ensino como a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade de Brasília (UNB) e o Instituto Federal Goiano Campus (Posse).

Mais recentemente o projeto Susceptibilidade, Hidrologia e Geomorfologia Cárstica aplicadas à Conservação do Patrimônio Espeleológico da APA das Nascentes do Rio Vermelho, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), em parceria com pesquisadores do Laboratório de Geografia Física da UnB e o do Centro de Biodiversidade do Cerrado (CBC), que tem gerado conhecimentos sobre o meio físico da APA das Nascentes do Rio Vermelho.

Outros estudos e pesquisas com enfoque socioambiental estão sendo desenvolvidos pela UFG e IF Goiano. Eventos de divulgação científica promovem a divulgação do conhecimento já gerado, a interação entre as pesquisas e o incentivo para que novos pesquisadores realizem estudos nesta importante região, servindo de subsídios para ações de conservação, inclusive no licenciamento de empreendimentos previstos para a região.

O Encontro também aposta na participação dos moradores do interior da APA, incentivando a apresentação de boas práticas (relatos de experiências) adotadas pelas comunidades locais que contribuem com a conservação da natureza. Ainda haverá oficinas para a comunidade local.

Patrimônio espeleológico - A APA das Nascentes do Rio Vermelho foi criada em setembro de 2001, possui uma área de extensão de 176.324,33 hectares. Localizada no estado de Goiás, abrange os municípios de Buritinópolis, Damianópolis, Mambaí e Posse. O local possui diversas cachoeiras e cavernas. Foi criada para proteger os atributos naturais, a diversidade biológica, os recursos hídricos e o patrimônio espeleológico.

Saiba mais sobre o III Seminário aqui

Fonte: ICMBio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.