Pular para o conteúdo principal

Operação Caifás: STJ nega mais um habeas corpus feito pela defesa do ex-bispo de Formosa/GO


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta quarta-feira (17/7) mais um habeas corpus impetrado pela defesa do réu José Ronaldo Ribeiro, ex-bispo de Formosa, denunciado pelo Ministério Público de Goiás no âmbito da Operação Caifás.

Ele é acusado pelo envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro e apropriação indébita de recursos da Diocese de Formosa, bem como de algumas paróquias ligadas a ela em outras cidades. Leia sobre a operação no Saiba Mais.

Esse é, pelo menos, o 14º pedido feito pela defesa, entre solicitações de habeas corpus e reclamações. De acordo com o promotor Douglas Chegury, a estratégia da defesa tem sido protelar o andamento do processo para que o réu não seja julgado em 1ª instância.

Neste habeas corpus, a defesa alegou que o Ministério Público teria sonegado provas. Segundo afirmou publicamente o promotor durante audiência de instrução e julgamento realizada no dia 28 de junho, de fato, a Promotoria de Justiça teve acesso a uma troca de mensagens entre um dos contadores da diocese e outro réu no processo. No entanto, essas provas foram consideradas viciadas, sem validade jurídica e sem qualquer relação com o fato em análise e, por isso, sequer foram juntadas ao processo. O juiz indeferiu e realizou os interrogatórios.

Ao analisar a demanda, o Tribunal de Justiça de Goiás, por meio de voto cuja relatoria foi feita pela desembargadora Carmecy Rosa Maria Alves de Oliveira, negou o pedido, em 11 de julho. Na ocasião, a desembargadora considerou que “não há que se falar em ofensa ao contraditório e da ampla defesa em razão de suposta perda da oportunidade de analisar provas”. Ela acrescentou que, além disso, “a defesa não logrou êxito em demonstrar sequer a possibilidade de que tais documentos seriam favoráveis à tese acusatória, incumbindo à defesa, e não à acusação, a produção de provas em seu favor, sendo certo que direcionadas as provas à acusação, podem ser utilizadas ou não, e ao contrário do afirmado pelo impetrante, inexiste previsão legal de obrigatoriedade do Ministério Público de apresentar todas as documentações a que tiver acesso, ainda mais, quando, conforme o próprio órgão, as referidas provas não guardam qualquer relação com o processo principal”.

Irresignada com a decisão, a defesa recorreu ao STJ. O indeferimento da liminar no HC foi decidido pela vice-presidente da corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura. A decisão é do dia 15 de julho.

O processo, que tramita na 2ª Vara Criminal da Comarca de Formosa, está em fase de alegações finais. De acordo com o promotor Douglas Chegury, a expectativa é de que o julgamento aconteça entre outubro e novembro.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.