Pular para o conteúdo principal

Comerciantes fazem pressão também pelo interior para reabertura de estabelecimentos



Com pouco mais de uma semana de funcionamento restrito no comércio de Goiás, empresários têm pressionado prefeitos e entidades que os representam no interior para que as regras sejam flexibilizadas antes que o prazo de vigência da medida termine.

Mesmo diante do cenário, o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves (MDB), tem orientado os prefeitos a continuar seguindo as definições da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e governo estadual para prevenir o aumento da contaminação por coronavírus no Estado.

Decreto publicado pelo governo de Goiás no dia 20 de março suspendeu parte das atividades comerciais e industriais no Estado até o próximo sábado (4). Estabelecimentos que comercializam e produzem mercadorias essenciais à vida (alimentos e remédios) continuam abertos normalmente. Borracharias, oficinas mecânicas e restaurantes localizadas em estradas também podem receber clientes. Restaurantes e lanchonetes dentro das cidades só podem funcionar para entrega.

O prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes (Podemos), diz que a cidade teve poucos problemas de descumprimento do decreto no comércio. No entanto, desde pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na semana passada, a situação “não está muito controlada” em Senador Canedo. Em discurso transmitido em rádio e televisão, Bolsonaro minimizou os efeitos da contaminação por coronavírus e disse que a suspensão de aulas e do funcionamento de parte do comércio não é necessária.

“O posicionamento do presidente deixou a coisa muito simples. Nossa fiscalização está trabalhando com a Polícia Militar para cumprir o decreto estadual mesmo assim. Não permitidos aglomerações. Mas espero que saia logo um novo decreto unificando a orientação do governo federal e estadual”, diz Lemes.

Em Goianira, o prefeito Carlos Alberto Andrade Oliveira, conhecido como Carlão da Fox (PSDB), também diz que está “mantendo o rigor da lei” e estabelecimentos que levantam as portas sem autorização são fechados pela fiscalização. “Mantemos o diálogo, não é uma imposição. Sabemos que a situação é complicada. Mas precisamos preservar a vida para que tenhamos condição de flexibilizar as regras mais na frente e ajudá-los. Esperamos as próximas direções do governo estadual”.

Cobrança

Assessor jurídico da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO), Woner Protásio diz que associados de diferentes cidades do Estado têm cobrado dos presidentes municipais que intercedam junto ao Estado para que as regras relacionadas ao comércio sejam flexibilizadas antes de sábado. Woner diz que a situação é generalizada, mas a entidade mantém o posicionamento de apoio à restrição parcial das atividades comerciais no Estado pelo menos até o fim da semana. “Estamos orientando o empresário a pleitear nas prefeituras a prorrogação do vencimento dos impostos municipais e os prefeitos têm nos atendido”.

Segundo Woner, o grupo de empresários que pede a volta imediata do funcionamento de suas empresas argumentam que não existem casos de coronavírus em suas cidades e, na visão deles, é possível retomar as atividade como precauções, como uso de máscaras, liminar a quantidade de pessoas que entram nas lojas e assepsia de equipamentos. A FCDL-GO tem 86 entidades filiadas no Estado.

No município de Quirinópolis, o prefeito Gilmar Alves da Silva (MDB) diz que os comerciantes tentaram abrir as lojas ontem, mas a fiscalização impediu. Apesar da declaração do prefeito, o POPULAR recebeu denúncias de que parte do comércio na cidade está funcionando e não são usados materiais de prevenção, como máscaras. Questionado sobre o assunto, Gilmar disse que não tem conhecimento sobre o problema, mas situações do tipo são fiscalizadas.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.