Pular para o conteúdo principal

Comerciantes fazem pressão também pelo interior para reabertura de estabelecimentos



Com pouco mais de uma semana de funcionamento restrito no comércio de Goiás, empresários têm pressionado prefeitos e entidades que os representam no interior para que as regras sejam flexibilizadas antes que o prazo de vigência da medida termine.

Mesmo diante do cenário, o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves (MDB), tem orientado os prefeitos a continuar seguindo as definições da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e governo estadual para prevenir o aumento da contaminação por coronavírus no Estado.

Decreto publicado pelo governo de Goiás no dia 20 de março suspendeu parte das atividades comerciais e industriais no Estado até o próximo sábado (4). Estabelecimentos que comercializam e produzem mercadorias essenciais à vida (alimentos e remédios) continuam abertos normalmente. Borracharias, oficinas mecânicas e restaurantes localizadas em estradas também podem receber clientes. Restaurantes e lanchonetes dentro das cidades só podem funcionar para entrega.

O prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes (Podemos), diz que a cidade teve poucos problemas de descumprimento do decreto no comércio. No entanto, desde pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na semana passada, a situação “não está muito controlada” em Senador Canedo. Em discurso transmitido em rádio e televisão, Bolsonaro minimizou os efeitos da contaminação por coronavírus e disse que a suspensão de aulas e do funcionamento de parte do comércio não é necessária.

“O posicionamento do presidente deixou a coisa muito simples. Nossa fiscalização está trabalhando com a Polícia Militar para cumprir o decreto estadual mesmo assim. Não permitidos aglomerações. Mas espero que saia logo um novo decreto unificando a orientação do governo federal e estadual”, diz Lemes.

Em Goianira, o prefeito Carlos Alberto Andrade Oliveira, conhecido como Carlão da Fox (PSDB), também diz que está “mantendo o rigor da lei” e estabelecimentos que levantam as portas sem autorização são fechados pela fiscalização. “Mantemos o diálogo, não é uma imposição. Sabemos que a situação é complicada. Mas precisamos preservar a vida para que tenhamos condição de flexibilizar as regras mais na frente e ajudá-los. Esperamos as próximas direções do governo estadual”.

Cobrança

Assessor jurídico da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO), Woner Protásio diz que associados de diferentes cidades do Estado têm cobrado dos presidentes municipais que intercedam junto ao Estado para que as regras relacionadas ao comércio sejam flexibilizadas antes de sábado. Woner diz que a situação é generalizada, mas a entidade mantém o posicionamento de apoio à restrição parcial das atividades comerciais no Estado pelo menos até o fim da semana. “Estamos orientando o empresário a pleitear nas prefeituras a prorrogação do vencimento dos impostos municipais e os prefeitos têm nos atendido”.

Segundo Woner, o grupo de empresários que pede a volta imediata do funcionamento de suas empresas argumentam que não existem casos de coronavírus em suas cidades e, na visão deles, é possível retomar as atividade como precauções, como uso de máscaras, liminar a quantidade de pessoas que entram nas lojas e assepsia de equipamentos. A FCDL-GO tem 86 entidades filiadas no Estado.

No município de Quirinópolis, o prefeito Gilmar Alves da Silva (MDB) diz que os comerciantes tentaram abrir as lojas ontem, mas a fiscalização impediu. Apesar da declaração do prefeito, o POPULAR recebeu denúncias de que parte do comércio na cidade está funcionando e não são usados materiais de prevenção, como máscaras. Questionado sobre o assunto, Gilmar disse que não tem conhecimento sobre o problema, mas situações do tipo são fiscalizadas.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.