Pular para o conteúdo principal

Prefeitos das cidades goianas já fazem as contas para enfrentar queda nos repasses



Os prefeitos das cidades goianas já começaram a calcular os prejuízos que o avanço da contaminação pelo coronavírus e as medidas preventivas tomadas pelo poder público devem provocar aos cofres municipais.

A principal preocupação é quanto à queda na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que deve interferir diretamente nos repasses do Estado às prefeituras. O problema será provocado pela suspensão de parte das atividades comerciais e estaduais em Goiás pelo menos até o dia 7 de abril.

Presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves (MDB) afirma que parte dos prefeitos já começa a trabalhar na reorganização das contas. Providências como a redução temporária de salários do chefe do Executivo e secretários são previstas e devem começar a ser tomadas a partir de abril. “O governo federal garantiu o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) no mesmo valor do ano passado. Mas sabemos que o ICMS vai diminuir. Serão necessárias decisões práticas, como a revisão do quadro de pessoal comissionado. Mas vale lembrar que existem municípios que não têm mais onde cortar”.

Nesta semana, o prefeito de Porangatu, Pedro Fernandes (PSDB), anunciou a redução do próprio salário e dos secretários para concentrar receita na saúde pública.

O presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Paulo Sérgio de Rezende (PSDB), diz que a maior parte das prefeituras deve ser capaz de honrar seus compromissos no mês de março. Segundo ele, as dificuldades devem vir mesmo em abril.

Aparecida

De acordo com o prefeito em exercício de Aparecida de Goiânia, Véter Martins (MDB), o cofre do município deve ter prejuízo de R$ 170 milhões neste ano por causa da crise econômica provocada pelas medidas de enfrentamento ao coronavírus. “Temos caixa para enfrentar o problema. Mas vamos deixar de fazer investimentos e obras em algum momento”.

Em Planaltina de Goiás, cidade do Entorno do Distrito Federal, o prefeito Eles Reis (PTC) afirma que a principal preocupação é com os empresários, que estão com seus estabelecimentos fechados. “O município terá problemas, mas nada comparado à população, pois temos muito autônomos.” Reis diz que está pedindo para os moradores da cidade não saírem de casa e a prefeitura restringiu a entrada de visitantes. “Temos quatro respiradores no hospital municipal. Nós precisamos evitar que a contaminação chegue aqui, porque não temos como lidar com esse problema. Não tem dinheiro”.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) publicou nesta semana um plano de apoio emergencial aos municípios no enfrentamento ao coronavírus. Entre os pedidos estão liberação de incremento financeiro emergencial à atenção primária de saúde, adiamento do pagamento da contribuição patronal ao Regime Geral de Previdência (RGPS) e Regime Próprio de Previdência (RPPS) e antecipação do pagamento das emendas impositivas destinadas à saúde em 2020.

A reportagem solicitou à Secretaria da Economia de Goiás estimativa de qual deve ser a queda nos repasses aos municípios, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.