Pular para o conteúdo principal

Prefeitos das cidades goianas já fazem as contas para enfrentar queda nos repasses



Os prefeitos das cidades goianas já começaram a calcular os prejuízos que o avanço da contaminação pelo coronavírus e as medidas preventivas tomadas pelo poder público devem provocar aos cofres municipais.

A principal preocupação é quanto à queda na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que deve interferir diretamente nos repasses do Estado às prefeituras. O problema será provocado pela suspensão de parte das atividades comerciais e estaduais em Goiás pelo menos até o dia 7 de abril.

Presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves (MDB) afirma que parte dos prefeitos já começa a trabalhar na reorganização das contas. Providências como a redução temporária de salários do chefe do Executivo e secretários são previstas e devem começar a ser tomadas a partir de abril. “O governo federal garantiu o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) no mesmo valor do ano passado. Mas sabemos que o ICMS vai diminuir. Serão necessárias decisões práticas, como a revisão do quadro de pessoal comissionado. Mas vale lembrar que existem municípios que não têm mais onde cortar”.

Nesta semana, o prefeito de Porangatu, Pedro Fernandes (PSDB), anunciou a redução do próprio salário e dos secretários para concentrar receita na saúde pública.

O presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Paulo Sérgio de Rezende (PSDB), diz que a maior parte das prefeituras deve ser capaz de honrar seus compromissos no mês de março. Segundo ele, as dificuldades devem vir mesmo em abril.

Aparecida

De acordo com o prefeito em exercício de Aparecida de Goiânia, Véter Martins (MDB), o cofre do município deve ter prejuízo de R$ 170 milhões neste ano por causa da crise econômica provocada pelas medidas de enfrentamento ao coronavírus. “Temos caixa para enfrentar o problema. Mas vamos deixar de fazer investimentos e obras em algum momento”.

Em Planaltina de Goiás, cidade do Entorno do Distrito Federal, o prefeito Eles Reis (PTC) afirma que a principal preocupação é com os empresários, que estão com seus estabelecimentos fechados. “O município terá problemas, mas nada comparado à população, pois temos muito autônomos.” Reis diz que está pedindo para os moradores da cidade não saírem de casa e a prefeitura restringiu a entrada de visitantes. “Temos quatro respiradores no hospital municipal. Nós precisamos evitar que a contaminação chegue aqui, porque não temos como lidar com esse problema. Não tem dinheiro”.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) publicou nesta semana um plano de apoio emergencial aos municípios no enfrentamento ao coronavírus. Entre os pedidos estão liberação de incremento financeiro emergencial à atenção primária de saúde, adiamento do pagamento da contribuição patronal ao Regime Geral de Previdência (RGPS) e Regime Próprio de Previdência (RPPS) e antecipação do pagamento das emendas impositivas destinadas à saúde em 2020.

A reportagem solicitou à Secretaria da Economia de Goiás estimativa de qual deve ser a queda nos repasses aos municípios, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.