Pular para o conteúdo principal

Comércio que não fechar as portas em Goiás será multado; veja quais são atingidos pelo decreto



Os proprietários de estabelecimentos comerciais que, de acordo com o decreto do governo do Estado, precisam fechar as portas a partir de hoje em medida preventiva à propagação do coronavírus em Goiás, podem ser multados caso descumpram a determinação.

A Polícia Militar deve atuar para fechar os estabelecimentos que insistirem em levantar as portas. A informação foi divulgada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), em reunião ontem com auxiliares e empresários.

A norma estabelece que shoppings, galerias e polos comerciais, por exemplo, não poderão funcionar por 15 dias. Bares e restaurantes também estão proibidos de abrir, mas a entrega de comida é permitida. As farmácias, padarias e supermercados podem funcionar normalmente.

De acordo com a procuradora-geral do Estado de Goiás, Juliana Diniz, o decreto do governo de Goiás tem força autoexecutória e os estabelecimentos que o descumprirem serão penalizados. “Não deveríamos estar falando sobre medidas repressivas. A decisão sobre o fechamento foi tomada para garantir saúde e vida. É uma questão de consciência coletiva, de solidariedade”, afirma Juliana.

O decreto do governo cita o artigo 268 do Código Penal como uma das punições para eventual abuso de poder econômico no aumento de preços dos insumos e serviços relacionados ao enfrentamento do coronavírus. A norma prevê multa e prisão de um mês a um ano para pessoas que descumprem determinações de controle de doenças contagiosas.

Apesar de não constarem nominalmente no texto do decreto, estabelecimentos como lanchonetes, cafés, pizzarias e pit dogs também não devem funcionar nas próximas duas semanas. Segundo Juliana, estes locais são semelhantes aos restaurantes, citados na norma. Com isso, não podem receber público, mas podem trabalhar com delivery. Salões de beleza e barbearias de bairros (afastados de grandes aglomerações) podem abrir normalmente. No entanto, se estabelecimentos do mesmo setor estiverem localizados em grandes centros comerciais, precisam ser fechados.

Ainda de acordo com Juliana, os shoppings precisam fechar completamente, apesar de alguns estabelecimentos de Goiânia terem divulgado o funcionamento de clínicas e farmácias que estão localizadas dentro dos centros de compras.

A reportagem questionou a Secretaria Estadual de Saúde sobre o valor da multa para estabelecimentos comerciais que descumprirem o decreto, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, diz que o setor precisa fechar as portas, cumprindo o decreto do governo e não há o que discutir. “Não tem como falar de questão econômica durante uma crise de pandemia. Prejuízos virão e vamos sofrer muito, mas estamos negociando uma forma de o empresário conseguir abrir as portas depois”.

Eventos

A 6ª Vara de Fazenda Pública Estadual concedeu liminar ao governo de Goiás proibindo a realização de shows e eventos artísticos por 30 dias, atendendo pedido da PGE em ação civil pública. A decisão prevê, em caso de descumprimento, a multa diária de R$ 2,5 mil, e vale para eventos públicos e privados. “É evidente o interesse jurídico na preservação da saúde da população, bem como na preservação da saúde e da vida, os quais prevalecem sobre o interesse de garantia à liberdade de reunião”, escreveu a juíza Mariuccia Benicio Soares Miguel.

Fonte: O Popular


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.