Pular para o conteúdo principal

Justiça garante entrada dos moradores de Divinópolis de Goiás e da zona rural de Guarani de Goiás na cidade de São Domingos/GO



A juíza Erika Barbosa Gomes Cavalcante deferiu o pedido do Ministério Público e autorizou que moradores de Divinópolis de Goiás e da zona rural de Guarani de Goiás podem entrar na cidade de São Domingos.

Devido a pandemia do coronavírus, a prefeitura de São Domingos estava restringindo a entrada de pessoas que não fossem moradores ou que não tivessem parentes na cidade.

Em sua decisão, a Juíza argumentou que “ao limitar a entrada do Município de São Domingos a moradores, a autoridade municipal de saúde excluiu o acesso dos moradores de Divinópolis de Goiás, o qual é Distrito Judiciário da Comarca de São Domingos, sendo a distância entre os municípios de apenas 17,5 km”

“A medida restritiva em relação aos moradores do Município Divinópolis de Goiás é desproporcional, uma vez que se trata de cidade de apenas 5.344 (cinco mil trezentos e quarenta e quatro) habitantes, dos quais nenhum testou positivo para o COVID19, tal como no Município de São Domingos”.

“Além da ausência de casos confirmados da doença, é sabido que o Município de Divinópolis de Goiás também vem adotando medidas para combater a doença, não tendo notícias de negligência em relação aos protocolos de saúde por parte do gestor daquela localidade”.

“Noto, também, que a medida não é razoável em relação aos moradores de Divinópolis de Goiás, haja vista que estes utilizam diversos serviços fornecidos apenas em São Domingos, como os serviços bancários”.

“Acrescento que, ainda que não pertença à Comarca de São Domingos, o Município de Guarani de Goiás possui zona rural muito próxima ao centro urbano de São Domingos, sendo de conhecimento desse juízo que muitas pessoas daquela localidade se valem dos bens e serviços desta cidade para terem o mínimo existencial”.

“Foi levado em consideração também o fato de ambos municípios serem sede do Parque Estadual da Terra Ronca, principal ponto turístico e paisagístico da região. Assim, pessoas que vivem nas imediações do Parque Estadual da Terra Ronca, sobrevivendo muitas vezes das atividades turísticas da região, utilizam dos serviços disponibilizados pelo Município de São Domingos, por possuir o centro urbano mais próximo de suas residências”.

Por esses e outros motivos que estão na decisão, a juíza suspende os efeitos da Portaria n.º 176/2020 do Município de São Domingos em relação aos residentes na zona urbana e rural do Município de Divinópolis de Goiás e aos residentes na zona rural do Município de Guarani de Goiás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.