Pular para o conteúdo principal

80% dos municípios goianos já relaxaram quarentena



Cerca de 80% dos municípios goianos já publicaram decretos flexibilizando o funcionamento do comércio e de atividades sociais e particulares. O porcentual corresponde a cerca de 190 cidades, segundo levantamento da Associação Goiana dos Municípios (AGM). A abertura de academias, lojas de roupas e eletrodomésticos, restaurantes e até shoppings estão entre as principais mudanças.

Até a semana passada, apenas estabelecimentos que comercializam produtos essenciais à vida estavam autorizados a abrir as portas. Decreto publicado pelo governo de Goiás no domingo (19) com novas regras de isolamento social - estratégia utilizada contra a propagação do novo coronavírus - permitiu que os prefeitos tornassem as restrições previstas no documento mais rígidas ou flexíveis, de acordo com a realidade local.

Em Iporá, o prefeito Naçoitan Leite (PSDB) liberou o funcionamento de atividades comerciais em geral, desde que seja respeitado distanciamento social e, segundo a norma municipal, “rigoroso cumprimento das respectivas exigências sanitárias, mantendo higienização constante do estabelecimento para prevenir a disseminação do coronavírus”. Diferente do decreto estadual, a norma municipal permitiu a abertura de academias com capacidade reduzida em 50%. Padarias, cafés e restaurantes também podem funcionar na cidade desde que apenas metade das mesas seja ocupada por clientes.

No início de abril, Naçoitan chegou a publicar decreto flexibilizando as atividades comerciais na cidade, indo contra a norma estadual que estava em vigência. Depois de intervenção do secretário de Governo, Ernesto Roller, e de recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), o prefeito voltou atrás. De acordo com Naçoitan, cerca de 20 fiscais da prefeitura estão trabalhando para garantir que as regras de prevenção ao coronavírus sejam respeitadas no comércio.

Presidente da AGM e prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende (PSDB) liberou o funcionamento de academias e bares na cidade desde que sejam tomados cuidados para evitar a contaminação. “Todos os empresários precisam assinar também um documento se responsabilizando pelo funcionamento”, diz o prefeito. Segundo Paulo Sérgio, a orientação da AGM é para que os prefeitos sigam as orientações do Estado. “O governo lavou as mãos. Por mais que os prefeitos estejam procurando tomar decisões embasadas em dados técnicos, se alguma coisa der errado, o Estado deve interferir novamente”.

Ajustes

O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), diz que, apesar de “questões pontuais” a espinha dorsal do decreto do Estado está sendo reproduzida pelos prefeitos. “Em cidades pequenas, uma loja de eletrodoméstico recebe três ou quatro clientes em um dia. O mesmo ocorre em uma loja de roupa ou de brinquedo. Não existe problema em abrir nestas cidades. Na essência, o texto do decreto tem variado pouco em diferentes cidades do Estado.” Em Campos Verdes, Haroldo pretende editar a norma nos próximos dias, depois que finalizar reuniões com comerciantes e líderes religiosos.

Em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, o prefeito Pábio Mossoró (MDB) autorizou o funcionamento de uma série de atividades comerciais, inclusive a abertura de shoppings. Entre as regras está o controle de entrada no estacionamento para que não ocorra aglomerações e ponto de apoio nas entradas, onde a temperatura dos clientes precisa ser verificada. Se uma pessoa apresentar febre, sintoma comum em pessoas com coronavírus, não poderá entrar no local.

Já as reuniões religiosas podem ocorrer uma vez por semana, conforme prevê o decreto estadual. “Vamos acompanhar nos próximos dias. Se tivermos controle, vamos abrir mais possibilidades a partir de maio”, pondera Pábio. De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, Valparaíso tem sete casos confirmados de coronavírus e uma morte.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.