Pular para o conteúdo principal

80% dos municípios goianos já relaxaram quarentena



Cerca de 80% dos municípios goianos já publicaram decretos flexibilizando o funcionamento do comércio e de atividades sociais e particulares. O porcentual corresponde a cerca de 190 cidades, segundo levantamento da Associação Goiana dos Municípios (AGM). A abertura de academias, lojas de roupas e eletrodomésticos, restaurantes e até shoppings estão entre as principais mudanças.

Até a semana passada, apenas estabelecimentos que comercializam produtos essenciais à vida estavam autorizados a abrir as portas. Decreto publicado pelo governo de Goiás no domingo (19) com novas regras de isolamento social - estratégia utilizada contra a propagação do novo coronavírus - permitiu que os prefeitos tornassem as restrições previstas no documento mais rígidas ou flexíveis, de acordo com a realidade local.

Em Iporá, o prefeito Naçoitan Leite (PSDB) liberou o funcionamento de atividades comerciais em geral, desde que seja respeitado distanciamento social e, segundo a norma municipal, “rigoroso cumprimento das respectivas exigências sanitárias, mantendo higienização constante do estabelecimento para prevenir a disseminação do coronavírus”. Diferente do decreto estadual, a norma municipal permitiu a abertura de academias com capacidade reduzida em 50%. Padarias, cafés e restaurantes também podem funcionar na cidade desde que apenas metade das mesas seja ocupada por clientes.

No início de abril, Naçoitan chegou a publicar decreto flexibilizando as atividades comerciais na cidade, indo contra a norma estadual que estava em vigência. Depois de intervenção do secretário de Governo, Ernesto Roller, e de recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), o prefeito voltou atrás. De acordo com Naçoitan, cerca de 20 fiscais da prefeitura estão trabalhando para garantir que as regras de prevenção ao coronavírus sejam respeitadas no comércio.

Presidente da AGM e prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende (PSDB) liberou o funcionamento de academias e bares na cidade desde que sejam tomados cuidados para evitar a contaminação. “Todos os empresários precisam assinar também um documento se responsabilizando pelo funcionamento”, diz o prefeito. Segundo Paulo Sérgio, a orientação da AGM é para que os prefeitos sigam as orientações do Estado. “O governo lavou as mãos. Por mais que os prefeitos estejam procurando tomar decisões embasadas em dados técnicos, se alguma coisa der errado, o Estado deve interferir novamente”.

Ajustes

O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), diz que, apesar de “questões pontuais” a espinha dorsal do decreto do Estado está sendo reproduzida pelos prefeitos. “Em cidades pequenas, uma loja de eletrodoméstico recebe três ou quatro clientes em um dia. O mesmo ocorre em uma loja de roupa ou de brinquedo. Não existe problema em abrir nestas cidades. Na essência, o texto do decreto tem variado pouco em diferentes cidades do Estado.” Em Campos Verdes, Haroldo pretende editar a norma nos próximos dias, depois que finalizar reuniões com comerciantes e líderes religiosos.

Em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, o prefeito Pábio Mossoró (MDB) autorizou o funcionamento de uma série de atividades comerciais, inclusive a abertura de shoppings. Entre as regras está o controle de entrada no estacionamento para que não ocorra aglomerações e ponto de apoio nas entradas, onde a temperatura dos clientes precisa ser verificada. Se uma pessoa apresentar febre, sintoma comum em pessoas com coronavírus, não poderá entrar no local.

Já as reuniões religiosas podem ocorrer uma vez por semana, conforme prevê o decreto estadual. “Vamos acompanhar nos próximos dias. Se tivermos controle, vamos abrir mais possibilidades a partir de maio”, pondera Pábio. De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, Valparaíso tem sete casos confirmados de coronavírus e uma morte.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.