Pular para o conteúdo principal

Periferia da Grande Goiânia e cidades do Nordeste Goiano são mais vulneráveis à Covid-19



As periferias, cidades do Norte, Nordeste e do Entorno do Distrito Federal têm as populações mais vulneráveis à covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, em Goiás. O levantamento realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) aponta ainda Aparecida de Goiânia e Goianira, ambas na região metropolitana de Goiânia, com vulnerabilidade muito alta para incidência de casos provenientes da pandemia.

O levantamento mostra que bairros da região Noroeste de Goiânia e periféricos de Anápolis estão entre os mais sensíveis a terem mais casos de contaminação pelo coronavírus. Assim como Luziânia, Valparaíso de Goiás, boa parte do território de Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas e Planaltina, todos no Entorno do Distrito Federal.

No Norte e Nordeste goianos se destacam principalmente Posse e Cavalcante com índices de vulnerabilidade considerados muito altos para incidência de casos de covid-19. A periferia de Caldas Novas também aparece como ponto crítico pelo mapa elaborado pela UFG.

Índices

A pesquisa leva em conta variáveis sociais e econômicas do Censo 2010, através dos chamados setores censitários, ou seja, parcelas menores que municípios, com levantamentos de sete características da população, como faixa etária, renda, acesso a água e esgoto encanado e número de habitantes por residência.

Assim, os bairros periféricos e os municípios em que acesso a esse tipo de benfeitoria é precário são mais propensos a ter problemas com a doença causada pelo Covid-19.

O responsável pela nova funcionalidade da plataforma Covid Goiás, o engenheiro cartógrafo, Nilson Ferreira, aponta que o mapa têm a função de mostrar aos gestores públicos quais são os pontos a serem corrigidos em determinadas regiões do Estado para que se corrija a vulnerabilidade. Ele diz não se tratar de novidade o fato de as periferias e cidades do Entorno aparecerem como susceptíveis, já que são historicamente mais fragilizadas por questões infraestruturais e desigualdade social.

“Vamos tentar sofisticar esse levantamento. Temos um problema muito sério da estiagem. Apesar de Goiás ter mais de 90% de acesso a água tratada, a estiagem torna regiões mais afastadas problemáticas pela falta d’água. Isso é um temor porque uma das maneiras de se evitar a Covid-19 é justamento o acesso a água, não só para lavar as mãos, mas as roupas e os pertences. Então é possível que tempo também influencie na vulnerabilidade”, avalia o professor.

De acordo com o último boletim divulgado na quarta-feira (23) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Goiás possui 24 óbitos e 486 casos confirmados da Covid-19. Outros 7.003 estão sob investigação.

A plataforma Covid Goiás foi elaborada a partir do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG).

Fonte: Mais Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.