Pular para o conteúdo principal

Periferia da Grande Goiânia e cidades do Nordeste Goiano são mais vulneráveis à Covid-19



As periferias, cidades do Norte, Nordeste e do Entorno do Distrito Federal têm as populações mais vulneráveis à covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, em Goiás. O levantamento realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) aponta ainda Aparecida de Goiânia e Goianira, ambas na região metropolitana de Goiânia, com vulnerabilidade muito alta para incidência de casos provenientes da pandemia.

O levantamento mostra que bairros da região Noroeste de Goiânia e periféricos de Anápolis estão entre os mais sensíveis a terem mais casos de contaminação pelo coronavírus. Assim como Luziânia, Valparaíso de Goiás, boa parte do território de Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas e Planaltina, todos no Entorno do Distrito Federal.

No Norte e Nordeste goianos se destacam principalmente Posse e Cavalcante com índices de vulnerabilidade considerados muito altos para incidência de casos de covid-19. A periferia de Caldas Novas também aparece como ponto crítico pelo mapa elaborado pela UFG.

Índices

A pesquisa leva em conta variáveis sociais e econômicas do Censo 2010, através dos chamados setores censitários, ou seja, parcelas menores que municípios, com levantamentos de sete características da população, como faixa etária, renda, acesso a água e esgoto encanado e número de habitantes por residência.

Assim, os bairros periféricos e os municípios em que acesso a esse tipo de benfeitoria é precário são mais propensos a ter problemas com a doença causada pelo Covid-19.

O responsável pela nova funcionalidade da plataforma Covid Goiás, o engenheiro cartógrafo, Nilson Ferreira, aponta que o mapa têm a função de mostrar aos gestores públicos quais são os pontos a serem corrigidos em determinadas regiões do Estado para que se corrija a vulnerabilidade. Ele diz não se tratar de novidade o fato de as periferias e cidades do Entorno aparecerem como susceptíveis, já que são historicamente mais fragilizadas por questões infraestruturais e desigualdade social.

“Vamos tentar sofisticar esse levantamento. Temos um problema muito sério da estiagem. Apesar de Goiás ter mais de 90% de acesso a água tratada, a estiagem torna regiões mais afastadas problemáticas pela falta d’água. Isso é um temor porque uma das maneiras de se evitar a Covid-19 é justamento o acesso a água, não só para lavar as mãos, mas as roupas e os pertences. Então é possível que tempo também influencie na vulnerabilidade”, avalia o professor.

De acordo com o último boletim divulgado na quarta-feira (23) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Goiás possui 24 óbitos e 486 casos confirmados da Covid-19. Outros 7.003 estão sob investigação.

A plataforma Covid Goiás foi elaborada a partir do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG).

Fonte: Mais Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.