Pular para o conteúdo principal

Sancionada lei que autoriza estadualização do hospital municipal de Formosa/GO e mais 3 hospitais do interior



O governador Ronaldo Caiado sancionou, nesta quinta-feira (16/04), lei que autoriza o Estado a absorver as atividades ofertadas em quatro unidades de saúde do interior: Hospital Municipal de Formosa; Hospital das Clínicas Drº Serafim de Carvalho, de Jataí; Hospital Municipal de Luziânia; e Hospital Municipal Geraldo Landó, de São Luís de Montes Belos.

Com a medida, o governo eleva para nove e, para mais de 1,5 mil, o número, respectivamente, de municípios preparados e de leitos para o atendimento adequado aos pacientes infectados pela Covid-19.

A matéria foi aprovada pela Assembleia Legislativa em sessão remota no último dia 8 de abril. Constavam na justificativa o fato de que a estadualização dos hospitais robustece o processo de regionalização e integração das ações e serviços de saúde em tempos de pandemia; e também a prerrogativa de otimização e organização da rede e dos fluxos assistenciais. Tudo com o intuito de evitar possível colapso no sistema estadual, a exemplo do que ocorreu em países como a Itália, que se furtou a estabelecer o isolamento social num primeiro momento.

Antes da deliberação dos deputados estaduais e da sanção do governador, as Câmaras Municipais de Jataí, Formosa, Luziânia e São Luís de Montes Belos já haviam aprovado legislações autorizando a estadualização das unidades de saúde. Depois de superada essa que é a maior crise sanitária mundial deste século, os hospitais continuam sob a tutela do Estado, mas voltam aos atendimentos rotineiros, de acordo com o perfil e complexidade de cada um.  

Estratégia de guerra

Goiás foi a primeira unidade federativa do País a elaborar e colocar em prática um plano de contingência para o enfrentamento do novo coronavírus. Municiado por dados científicos diariamente e, a par das experiências adotadas por outros países frente à pandemia, o governador Ronaldo Caiado tem analisado a curva de crescimento da doença antes da tomada de decisões e da adoção de medidas preventivas em Goiás.

Aliás, foi com essa diligência que o governador apresentou os primeiros casos da doença no Estado, na primeira quinzena de março, ao mesmo tempo em que informava que o Hospital do Servidor, localizado no Parque Acalanto, seria a primeira unidade de campanha a receber os pacientes com sintomas da Covid-19.

A facilidade de negociar em várias frentes e expor argumentos sólidos também foi indispensável para Caiado angariar mais apoio e oferecer maior quantidade de leitos aos goianos que possam vir a contrair o vírus. Dessa maneira, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou que disponibilizaria o Hospital das Clínicas para atendimento durante a pandemia, e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, dispôs a Maternidade Oeste para o mesmo fim.

Interiorização

Meta do governador desde o início da gestão, a regionalização dos serviços de saúde também se faz presente na estratégia de guerra montada para liquidar a propagação do novo coronavírus e evitar que o sistema público entre em colapso, com mais pacientes doentes do que leitos disponíveis.

Sendo assim, do governo federal, Caiado conseguiu a implantação do Hospital de Campanha de Águas Lindas, e que servirá de referência para as outras estruturas que ainda sairão do papel. Nesta unidade, informou o chefe do Executivo goiano, serão oferecidos 200 leitos, sendo 40 de UTIs e 160 semi-intensivos. A obra foi visitada pelo próprio governador, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta no último sábado, 11 de abril.

O Governo de Goiás ainda prepara um convênio com a Prefeitura de Porangatu, que vai gerar 50 novos leitos na região Norte. Já na região Sul, o Hospital de Itumbiara terá capacidade para absorver 200 pessoas, enquanto em Anápolis, cidade com o segundo maior número de registros da doença, o Centro de Convenções se transformará em um Hospital de Campanha com 300 leitos.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.