Pular para o conteúdo principal

Caiado diz que isolamento em Goiás caiu para 42,5% e pensa em fechar todo comércio novamente



O governador Ronaldo Caiado (DEM) declarou nesta sexta-feira (24) que avalia endurecer o isolamento social e fechar todo comércio não essencial novamente. O último decreto estadual autorizou a retomada de alguns setores da economia. No entanto, mais atividades foram liberadas por muitos prefeitos, o que preocupa o governo. Caiado afirma que o isolamento social no estado caiu para 42,5%.

O político ponderou que a decisão do Supremo Tribunal Federal permite aos municípios uma autonomia para definir sobre o isolamento social. “O que estamos assistindo agora é um prefeito disputando com o outro quem libera mais [o comércio]. Eu quero pedir a compreensão de todos nesse momento. Não brinquem. Nós podemos jogar por terra um trabalho de 40 dias”, disse.

Ao ser questionado se pensa em fechar todo o comércio, Caiado afirmou que avalia a situação. Ele destacou que o estado chegou a ser o primeiro do país no índice de isolamento social, com 66,4%, mas que agora está abaixo da metade.

“Penso [em fechar todo o comércio], sinceramente. Vou solicitar reunião com todos os poderes e avaliar”, disse.

Boa parte dos municípios liberou atividades comerciais desde o dia 20 de abril, após o decreto estadual. Porém, todos os estabelecimentos têm que garantir medidas sanitárias para combater o coronavírus. Em Aparecida de Goiânia, por exemplo, a prefeitura autorizou a retomada de 80% do comércio a partir da próxima semana.

Caiado explicou que, mesmo com a construção de hospitais de campanha e a estadualização de outras unidades, se o número de casos aumentar muito rápido devido a essas medidas de flexibilização, não haverá capacidade para atender todos os pacientes.

“Nós não temos a infraestrutura. Nem mesmo o hospital de Águas Lindas, que é uma obra federal, não será entregue a nós com monitor nem com respirador. Se o paciente sobreviver com a máscara de oxigênio, bem. Mas se ele precisar ser entubado para receber uma respiração mecanizada, ele não tem como ser atendido”, disse.

Aglomerações

Desde a flexibilização do isolamento social, houve um aumento no número de usuários do transporte coletivo e no movimento de carros em ruas de Goiânia. Como o decreto estadual estabelece que os ônibus podem circular apenas com passageiros sentados, isso tem causado uma grande aglomeração e espera entre os usuários. Alguns deles chegam a ir sentados no chão para não se atrasar mais para o trabalho.

O governador ressaltou que os setores que tiveram a autorização para reabrir não causariam tamanha aglomeração. Algumas das atividades, inclusive, se comprometeram a oferecer transporte privado aos funcionários.

“Não tem uma explicação do porquê esse movimento todo. A menos que todos os outros setores, o comércio, estejam liberados. E isso não está no decreto”, disse.

O governado acredita que haja uma subnotificação dos casos de coronavírus no estado. No entanto, não citou dados ou municípios onde o problema estaria acontecendo.

“O Lacen [Laboratório de Saúde Publica Dr. Giovanni Cysneiros] zerou todos os exames que chegaram até o final de semana. O que está ocorrendo é algo muito grave: o prefeito, não querendo saber se tem um maior percentual na cidade de casos, remete que existem suspeitos, mas não tem a coleta do material”, completou.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.