Pular para o conteúdo principal

Assembleia aprova calamidade pública em São João D’aliança, Monte Alegre de Goiás e mais 14 municípios



Decretos que declaram situação de calamidade pública em mais 16 municípios do Estado foram aprovados ontem pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Na mesma sessão, realizada de forma remota, também foi aprovado projeto de autoria conjunta dos deputados estaduais revogando lei que limitava a venda de produtos alimentícios e de higiene pessoal, em razão da situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus.

Os decretos de calamidade, foram aprovados em turno único de votação, com 27 votos favoráveis e um contrário. Desta vez, os pedidos atendem os municípios de Corumbá de Goiás, Monte Alegre, Abadia de Goiás, Professor Jamil, Fazenda Nova, Abadiânia, São João d’Aliança, Indiara, Hidrolina, Nerópolis, Rubiataba, Valparaíso de Goiás, Turvelândia, Doverlândia, Aragoiânia e Padre Bernardo.

Minuta de decreto legislativo prevendo reconhecimento do estado de calamidade pública para todos os municípios goianos está atualmente na Comissão Mista e a previsão do presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSB), é que possa entrar na pauta na semana que vem. Conforme antecipado pela coluna Giro, ontem, a proposta enviada ao Legislativo pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) permite a abertura de crédito extraordinário e a contratação emergencial de pessoal.

Na comissão, o relator da matéria, deputado Tião Caroço (PSDB), especificou no texto que aos municípios que já tiveram sua situação de calamidade pública reconhecida pela Assembleia, ficam confirmados os respectivos decretos legislativos, com eficácia desde a data em que foram publicados. Ainda prevê vigência do decreto até 31 de dezembro. A votação na Comissão Mista ainda não ocorreu. Primeiro a matéria deverá ser apreciada lá para depois seguir para o plenário.

Já a matéria nº 1919/20, de autoria conjunta dos parlamentares, foi aprovada ontem em plenário, por unanimidade, em primeira votação. O projeto revoga a Lei 20.768, de 15 de abril de 2020, que proíbe em Goiás a comercialização ao cliente final de quantidades superiores a cinco unidades para os produtos alimentícios básicos e a duas unidades ou dois pacotes de itens de higiene e proteção considerados emergenciais no combate ao coronavírus. Entre os produtos estão álcool em gel, máscaras descartáveis, papel higiênico e alimentos não perecíveis.

A justificativa para a revogação da lei é que a matéria havia sido deliberada pela Assembleia durante a primeira sessão extraordinária remota da Casa, em março, quando estava ocorrendo grande procura pelos produtos para os quais estipularam limites. Segundo a Assembleia, em razão de um maior entendimento da população em relação ao consumo desses itens, optaram por revogar a lei. A segunda e última votação da matéria que assegura essa revogação deve acontecer na próxima semana.

Deputados também derrubaram, por 31 votos a dois, veto da Governadoria em matéria que trata de emolumentos dos serviços notariais de registro. Votação de mais vetos da Governadoria, em bloco, estava prevista também para a pauta de ontem da Alego, porém, o presidente decidiu, em consenso com os demais deputados, transferi-la para a próxima sessão, marcada para terça-feira (28).

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.