Pular para o conteúdo principal

Agenda Goiás: Foco nos desafios do Nordeste Goiano



Os desafios e perspectivas do Nordeste goiano serão o foco das discussões na segunda edição do projeto Agenda Goiás, que será realizado quarta-feira, em Formosa, a 281 quilômetros de Goiânia.

 Desta vez, o tema-eixo é Proteção Social, sobre o qual haverá palestras pela manhã com Aldaiza de Oliveira Sposati, professora titular da PUC-SP e autora de vários livros sobre política social, e com José Pereira de Oliveira Junior, há mais de 20 anos à frente do bem-sucedido grupo carioca AfroReggae.

O grupo conta hoje com quatro núcleos de atuação, mais de 30 projetos em andamento, 9 grupos artísticos e programas de TV (Conexões Urbanas e Papo de Polícia, ambos no Multishow). Sua metodologia de trabalho social, ganhadora de prêmios internacionais, alcança outros países, como Índia, Colômbia, China, Inglaterra, França e Cabo Verde, na África, a convite da ONU.

Proteção social é um tema relevante para a região porque, apesar de avanços nos últimos anos, o Nordeste do Estado registra indicadores preocupantes, principalmente quando comparados aos índices estaduais ou do País: taxas elevadas de mortalidade infantil, analfabetismo e desemprego, rendimento médio do trabalho inferior ao do Estado e PIB per capita limitado a pouco mais que a metade do valor desse mesmo indicador no Estado, além de grande número de jovens “nem-nem-nem” (nem estuda, nem trabalha, nem procura emprego).

Esse quadro de carências socioeconômicas faz com que o Nordeste goiano lidere entre as regiões de maior pobreza no Estado (30,34%), seguido pelo Norte (15,97%) e pelo Entorno do Distrito Federal (15,16%). Isso apesar de bons indicadores colocarem Goiás no 25º lugar no ranking dos Estados com maior porcentagem de pobres: 7,59%.

Os indicadores também explicam por que, em pesquisa do portal de notícias G1 nos 20 municípios da região, áreas básicas como saúde e educação lideram como as maiores preocupações dos moradores, seguidas por segurança pública. Saúde fica em primeiro lugar em nove municípios; educação ocupa a mesma posição em oito; e segurança pública em três.

Em relação à economia, nota-se que o setor de comércio é o mais forte na região, seguido por serviços, e que apesar da urbanização, ainda é grande a população no meio rural.

Esta composição é resultado da baixa complexidade econômica, cuja alteração demanda iniciativas para atrair indústrias e investimentos, além de melhorias para superar gargalos da infraestrutura, avalia Alexandre Lins, cientista político e jornalista, assessor especial da Superintendência Executiva de Planejamento da Segplan. Mas, diz ele, já existem iniciativas neste sentido. “O Produzir (programa de incentivos fiscais), que já isentava em 92,5% o ICMS para empresas que se instalassem no Nordeste e no Entorno do Distrito Federal, desde o ano passado isenta 100%”, cita. Segundo Lins, a região contará também com repasses de R$ 200 milhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Quanto à infraestrutura, a pavimentação de rodovias na região para facilitar o escoamento da produção e, com isso, facilitar a instalação de empresas, é uma das ações em andamento mencionadas pelo assessor da Segplan. “Portanto, o caminho é atrair investimentos que possibilitam a geração de empregos diretos e indiretos. Este é o modelo que devemos buscar.”

Enquanto se busca promover o desenvolvimento, observa Lins, “os investimentos sociais estão sendo feitos, a exemplo dos cursos de capacitação para os trabalhadores das indústrias que se instalarem na região, por meio do Bolsa Futuro, e dos convênios que vêm sendo firmados com os municípios”. Ele enfatiza que, “apesar da complexidade que envolve a região, não podemos tratá-la como vulnerável e só dar assistência”.

Mesas de trabalho

À tarde, o fórum prossegue com mesas de trabalho nas quais o tema central, Proteção Social, volta a ser analisado em torno de três eixos: qualidade de vida (assuntos relacionados a saúde, segurança, educação, proteção social e desenvolvimento urbano); competitividade (meio ambiente, desenvolvimento econômico, infraestrutura e logística); e gestão para resultados (parceria público-privada, gestão pública e transparência). Participam dessas reuniões de trabalho representantes do governo, de prefeituras, entidades de classe, Ministério Público e universidades.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.