Pular para o conteúdo principal

Mais de 10 prefeitos do Nordeste goiano participam do Agenda Goiás, em Formosa/GO



Porta de entrada para a Região Nordeste de Goiás, a cidade de Formosa recebe nesta quarta-feira (15) o segundo fórum da Agenda Goiás 2015, projeto realizado pelo jornal O POPULAR em parceria com a Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 Com o tema "Proteção Social", o fórum reúne prefeitos de mais de dez municípios, além de lideranças e representantes comunitários, para discutir formas de alinhar o desenvolvimento econômico com o combate às desigualdades sociais.

Pela manhã, o evento contou com palestra da professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Aldaíza Sposati, uma referência em políticas públicas na área. Sobre o tema, a especialista argumentou: "Proteção social não é só ter dinheiro no bolso para comprar comida. É também reduzir a discriminação e garantir que os programas sociais não sejam passageiros."

Com um porcentual de pessoas pobres quase quatro vezes maior que a média do Estado (30,3% contra 7,5%), o Nordeste goiano concentra outros indicadores que apontam busca pelo crescimento de forma mais igualitária como um dos principais desafios a serem enfrentados em Goiás. Ao mesmo tempo, a região apresenta diversas potencialidades, como o desenvolvimento da agricultura e o ecoturismo, que podem e devem ser trabalhadas e desenvolvidas.

Na abertura do evento, o governador Marconi Perillo destacou a importância da participação das lideranças regionais. "Essa reunião será muito importante para o capítulo da transferência de renda e desenvolvimento social devido a presença de vocês. Vamos definir as diretrizes para os próximos dez anos com base no que for debatido aqui. O mais importante é trabalhar uma agenda focada na produtividade, escolaridade e desenvolvimento das pessoas", discursou.

Com origens em Posse, uma das principais cidades do Nordeste goiano, o vice-governador José Eliton participou da abertura do evento e falou sobre o potencial de desenvolvimento da região. "Nós queremos a emancipação da nossa gente. A proteção social que nós buscamos é aquela que dê perspectivas às pessoas", afirmou.

Entre os instrumentos utilizados para reduzir as desigualdades, a secretária estadual da Mulher e Desenvolvimento Social (Secretaria Cidadã), Leda Borges, defendeu o aperfeiçoamento dos programas de transferência de renda. "O ajuste fiscal é necessário, desde que se mantenha os programas de apoio às pessoas em vulnerabilidade social."

Representando o Grupo Jaime Câmara, o diretor de Assuntos Institucionais, Luís Fernando Rocha Lima, destacou a proposta do Agenda Goiás de ser uma ferramenta para conduzir ao surgimento de iniciativas produtivas, de interesse público, social e de desenvolvimento. "Vamos criar ambientes de convergência de energias para a produção de resultados positivos."

Hoje estamos aqui para tratar das questões sociais, no empenho de alinhar o desenvolvimento econômico com as questões sociais, que afligem todos no País. A região de Formosa e a região do Nordeste Goiano. Teremos a oportunidade de criar caminhos para o desenvolvimento da região e do estado de Goiás.

Para o superintendente do Sebrae, Igor Montenegro, a proteção social se dá em torno de cinco pilares: melhoria da produtividade agropecuária de pequeno porte; investimentos em saúde; fortalecimento da educação nas redes de ensino fundamental e médio; ampliação da infraestrutura, com programas de habitação, energia elétrica, saneamento básico e telecomunicações; e apoio do empreendedorismo nas camadas mais pobres. "É preciso criar condições para que as pessoas consigam obter crédito e sejam cada vez mais produtivas", destacou.

Aguardado como um dos palestrantes do evento, o coordenador da ONG carioca AfroReggae, José Pereira de Oliveira Júnior, não compareceu ao evento por motivos de saúde.

À tarde, o fórum terá mesas de trabalho com três eixos principais: qualidade de vida (saúde, segurança, educação, proteção social e desenvolvimento urbano), competitividade (meio ambiente, desenvolvimento econômico, infraestrutura e logística) e gestão para resultados (parcerias público-privadas, gestão pública e transparência).  





Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.