Pular para o conteúdo principal

Mais de 10 prefeitos do Nordeste goiano participam do Agenda Goiás, em Formosa/GO



Porta de entrada para a Região Nordeste de Goiás, a cidade de Formosa recebe nesta quarta-feira (15) o segundo fórum da Agenda Goiás 2015, projeto realizado pelo jornal O POPULAR em parceria com a Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 Com o tema "Proteção Social", o fórum reúne prefeitos de mais de dez municípios, além de lideranças e representantes comunitários, para discutir formas de alinhar o desenvolvimento econômico com o combate às desigualdades sociais.

Pela manhã, o evento contou com palestra da professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Aldaíza Sposati, uma referência em políticas públicas na área. Sobre o tema, a especialista argumentou: "Proteção social não é só ter dinheiro no bolso para comprar comida. É também reduzir a discriminação e garantir que os programas sociais não sejam passageiros."

Com um porcentual de pessoas pobres quase quatro vezes maior que a média do Estado (30,3% contra 7,5%), o Nordeste goiano concentra outros indicadores que apontam busca pelo crescimento de forma mais igualitária como um dos principais desafios a serem enfrentados em Goiás. Ao mesmo tempo, a região apresenta diversas potencialidades, como o desenvolvimento da agricultura e o ecoturismo, que podem e devem ser trabalhadas e desenvolvidas.

Na abertura do evento, o governador Marconi Perillo destacou a importância da participação das lideranças regionais. "Essa reunião será muito importante para o capítulo da transferência de renda e desenvolvimento social devido a presença de vocês. Vamos definir as diretrizes para os próximos dez anos com base no que for debatido aqui. O mais importante é trabalhar uma agenda focada na produtividade, escolaridade e desenvolvimento das pessoas", discursou.

Com origens em Posse, uma das principais cidades do Nordeste goiano, o vice-governador José Eliton participou da abertura do evento e falou sobre o potencial de desenvolvimento da região. "Nós queremos a emancipação da nossa gente. A proteção social que nós buscamos é aquela que dê perspectivas às pessoas", afirmou.

Entre os instrumentos utilizados para reduzir as desigualdades, a secretária estadual da Mulher e Desenvolvimento Social (Secretaria Cidadã), Leda Borges, defendeu o aperfeiçoamento dos programas de transferência de renda. "O ajuste fiscal é necessário, desde que se mantenha os programas de apoio às pessoas em vulnerabilidade social."

Representando o Grupo Jaime Câmara, o diretor de Assuntos Institucionais, Luís Fernando Rocha Lima, destacou a proposta do Agenda Goiás de ser uma ferramenta para conduzir ao surgimento de iniciativas produtivas, de interesse público, social e de desenvolvimento. "Vamos criar ambientes de convergência de energias para a produção de resultados positivos."

Hoje estamos aqui para tratar das questões sociais, no empenho de alinhar o desenvolvimento econômico com as questões sociais, que afligem todos no País. A região de Formosa e a região do Nordeste Goiano. Teremos a oportunidade de criar caminhos para o desenvolvimento da região e do estado de Goiás.

Para o superintendente do Sebrae, Igor Montenegro, a proteção social se dá em torno de cinco pilares: melhoria da produtividade agropecuária de pequeno porte; investimentos em saúde; fortalecimento da educação nas redes de ensino fundamental e médio; ampliação da infraestrutura, com programas de habitação, energia elétrica, saneamento básico e telecomunicações; e apoio do empreendedorismo nas camadas mais pobres. "É preciso criar condições para que as pessoas consigam obter crédito e sejam cada vez mais produtivas", destacou.

Aguardado como um dos palestrantes do evento, o coordenador da ONG carioca AfroReggae, José Pereira de Oliveira Júnior, não compareceu ao evento por motivos de saúde.

À tarde, o fórum terá mesas de trabalho com três eixos principais: qualidade de vida (saúde, segurança, educação, proteção social e desenvolvimento urbano), competitividade (meio ambiente, desenvolvimento econômico, infraestrutura e logística) e gestão para resultados (parcerias público-privadas, gestão pública e transparência).  





Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.