Pular para o conteúdo principal

Divinópolis de Goiás: Problemas e soluções são debatidos em conferência




A 3ª Conferência Municipal de Saúde de Divinópolis de Goiás, realizada no Clube Monjolo, na quinta-feira (9 de julho), reuniu grande número de participantes, entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da área e autoridades locais, além da presidente das conferências, Fátima Gonçalves Messias Takahashi, e da coordenadora geral da Regional de Saúde Nordeste 1, sediada em Campos Belos, Nádia de Bona Porton.

Com o tema "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro", o evento constou de quatro palestras, contemplando os oito eixos temáticos propostos pelo Ministério da Saúde; oficinas, debates, eleição do Conselho Municipal de Saúde; e, ainda, escolha dos delegados à 8ª Conferência Estadual de Saúde.

O padre Elison Gonçalves dos Santos, de Monte Alegre de Goiás; a mestra em Gerontologia e doutoranda em Saúde Pública, Fátima Takahashi, servidora estadual lotada na Regional Nordeste 1; e Nádia Porton ministraram as palestras, que ainda teve a quarta, transversal às demais, que seria abordada porValdeci Rodrigues do Nascimento.

Segundo Artênio Guimarães Ataídes, secretário de Saúde de Divinópolis, a Conferência debateu e destacou os temas estabelecidos pela Conferência Nacional e alavancou os principais problemas que o município convive na área da saúde, cujas dificuldades serão levadas às etapas estadual e nacional.

"Com base nisso tudo, virá a solução do problema, que se inicia descendente e, depois, ascende para o município. É, portanto, momento de destacar os problemas, como a questão do Rio Galheiros, que abastece Divinópolis, o problema financeiro também, e de buscarmos, assim, em conjunto com a comunidade, a solução para cada um deles", disse Artênio.

Divinópolis conta com duas equipes de Saúde da Família e três extensões dessas equipes; Hospital Municipal, um dos mais bem conceituados da região; seis profissionais médicos, que atuam 24 horas no município; e cirurgião geral.

"Somos o único município da região Nordeste cujo hospital possui Alvará de Licença Sanitária. Quando assumimos, em 2013, ele ainda estava interditado pela Vigilância Sanitária e, depois de 10 meses em reformas e ampliação, nós o colocamos em funcionamento. Hoje, atende número significativo de usuários. Em termos de índice epidemiológico, acaba que realizamos mais que o município polo, Campos Belos", disser Artênio.

Também participaram da Conferência os vereadores Mariano e Dinei Serrano (presidente); o pastor Eli de Souza, os professores Irani Sebastião e Maria de Castro; e o assistente social Isteiner Abreu.

Fonte: Diário do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.